Como saber se tenho Hipocloridria?

Perguntado por: ioliveira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Os principais sintomas são desconforto abdominal, arrotos excessivos, queimação, flatulência imediatamente após a refeição, indigestão, diarréia ou intestino preso, sensação de barriga cheia após comer moderadamente, língua branca e mau hálito.

Beba a substância quando estiver em jejum; Cronometre quando os arrotos começarem a ser produzidos. A partir daqui, existem duas observações: se a produção de arrotos for menor que 2 minutos, fique atento! Isso é uma indicação de excesso de acidez gástrica.

O cloridrato de betaína constitui-se em um agente nutracêutico utilizado como fonte de ácido clorídrico, administrado de forma isolada ou em associações por via oral para tratamento da hipocloridria, auxiliar a digestão, hepatoproteção e aumentar os níveis de potássio (KRINSKY et al.,2003; HENDLER; RORVIK, 2008).

Sente uma queimação no estômago? Se você sentir queimação e desconforto é hipercloridria. Agora, se você já possui estes sintomas de azia e queimação, e vier a consumir limão, e a azia e a queimação passarem, é porque você possui hipocloridria. Ou seja, se houver pouco ácido no estômago, você sentira azia e queimação.

Tratamento para Hipocloridria:
O tratamento para hipocloridria é recomendado de acordo com a causa da doença, podendo ser o uso de antibióticos (caso seja causada pela H. pylori) ou uso de suplementos de HCl juntamente com a enzima pepsina, pois dessa forma é possível aumentar a acidez do estômago.

Segundo a nutricionista, a pimenta é anti-inflamatória, ajuda a aumentar o muco que protege o estômago e até é cicatrizante. “Se consumir pequena dose diariamente, [a pimenta] vai ter todos os efeitos benéficos”, diz. Uma banana pela manhã também pode trazer benefícios, conforme explica Karin.

Invista na nutrição adequada para evitar a hipocloridria
– Espinheira-santa: auxilia na prevenção e tratamento da úlcera gástrica e duodenal e na esofagite de refluxo e hérnia de hiato.

1 – Coma maçã: a maçã ameniza a produção de ácidos no estômago e também é capaz de reduzir a sensação de queimação. Em poucos minutos ela pode neutralizar os ácidos estomacais. 2 – Beba água: o mais simples e um dos mais eficazes remédios naturais.

Café, chás com cafeína (como mate e preto), chocolate, consumo excessivo de gordura, refrigerantes, água com gás, laticínios e soja também podem agravar os sintomas.

Beber a solução de vinagre de maçã: pode-se fazer uma diluição de 1 colher de sopa do vinagre de maçã em um copo de 300ml de água e beber de manhã, em jejum.

O bicarbonato de sódio é eficaz para aliviar os sintomas da azia. Na verdade, o próprio pâncreas humano produz naturalmente a substância para proteger o intestino. Como um antiácido natural absorvível, o bicarbonato de sódio neutraliza rapidamente o ácido estomacal e alivia os sintomas do refluxo.

A secreção ácida é estimulada por impulsos nervosos no estômago, pela gastrina (um hormônio liberado pelo estômago) e pela histamina (uma substância liberada pelo estômago).

Algumas bebidas também aumentam a acidez no estômago. É o caso do café, do chocolate, do chá preto e do chá mate. Da mesma forma, condimentos como pimenta, vinagre e alho, alimentos em conserva (picles e pepino), refrigerantes e frituras (pastel, coxinha, bolinha de queijo, etc) devem ser cortados do cardápio.

Uma xícara de chá de alecrim depois do almoço diminui as cólicas, elimina os gases e ameniza a sensação de estufamento. Segundo a nutricionista, a planta pode ser preparada na forma de infusão, e as dosagens devem ser avaliadas por um profissional, de acordo com as características de cada organismo.

Alimentos gordurosos ou fritos, alimentos muito temperados, cebola e alho, tomate e produtos à base de tomate, frutas cítricas e chocolate podem causar problemas de acidez ou piorá-los. Assim como qualquer outro alimento, é importante escolher bem as bebidas, especialmente após uma refeição.

Leite e iogurte desnatado e queijos magros
O leite é levemente alcalino, por isso estimula a produção de grande quantidade de ácido clorídrico, a fim de alcançar um pH ideal para a digestão.

A ação de substâncias antiácidas, geralmente usadas no tratamento de refluxo gastroesofágico, úlceras e gastrite, diminui a produção do ácido gástrico, o que influencia diretamente no nível de vitamina B12 em nosso corpo. Outros medicamentos, como a metformina, também podem atrapalhar a absorção desse nutriente.

Você está se perguntando onde comprar ácido clorídrico ? Sugerimos – preferencialmente através do Grupo PCC, que é produtor de ácido clorídrico. Com este fornecedor pode adquirir ácido clorídrico com garantia da mais elevada qualidade.

Além disso, de modo geral recomenda-se o consumo da Betaína HCL imediatamente antes ou junto com a refeição, e em cápsulas distintas das enzimas pancreáticas.

Simulador de Frete

  1. A Betaína (HCl) é o mais comum suplemento que contém ácido hidroclórico. ...
  2. PROPRIEDADES:
  3. INDICAÇÕES:
  4. DOSE RECOMENDADA: 500mg 60 cápsulas.
  5. MODO DE USO: Tomar uma cápsula antes das refeições.
  6. EMBALAGEM: 60 cápsulas.