Como saber se tenho fungos no corpo?

Perguntado por: omodesto . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 11 votos

Geralmente, os sintomas se manifestam na forma de alterações na cor e na textura da pele, além de coceiras. Como os esporos dos fungos podem ser inalados, em alguns casos, podem surgir irritações no sistema respiratório como alergias, rinites e bronquites.

Hemoculturas são usadas para detectar a presença de bactérias ou fungos no sangue, para identificar os micro-organismos presentes e orientar o tratamento. Em geral, são pedidas duas ou mais hemoculturas e colhidas como amostras consecutivas.

A infecção no sangue corresponde à presença de microrganismos no sangue, principalmente fungos e bactérias, levando a sintomas como febre alta, diminuição da pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos e náuseas, por exemplo.
...

  • Tontura;
  • Fadiga;
  • Calafrios;
  • Vômito ou náusea.

A partir de infecção dos pulmões ou das que ultrapassam a superfície da pele, os fungos se disseminam para o sangue (septicemia) e para outras áreas do corpo, incluindo órgãos, ossos e, algumas vezes, meninges e sistema nervoso central.

Cryptococcus neoformans
Este fungo é encontrado no mundo todo e é um dos microrganismos que mais causam doenças em pessoas com HIV/Aids. Cerca de 180 mil óbitos por ano são atribuídos a este fungo, segundo a OMS.

Se for superficial, cujos fungos se localizam na parte externa da pele, ao redor dos pelos ou nas unhas, podem durar um ou dois meses; já as profundas, as subcutâneas e as que se instalam em órgãos internos, podendo infectar órgãos, como pulmões, intestinos, ossos e até mesmo o sistema nervoso, através da circulação ...

Segundo um estudo realizado nos Estados Unidos, os fungos vivem por todo o corpo humano, mas seus lugares favoritos são o calcanhar, debaixo das unhas e entre os dedos dos pés. Fungos inofensivos vivem naturalmente na nossa pele, mas podem causar infecção caso se multipliquem.

“A cultura de fungos é feita em laboratório. O exame é rápido, indolor e muito simples. Consiste na raspagem de parte da região afetada para análise. A partir do resultado é que o médico conclui o diagnóstico e define o tratamento, que pode incluir medicamentos orais e tópicos, de acordo com a gravidade da lesão.

Ao inalar o mofo, geralmente os pelos na mucosa do nariz servem como barreira, mas caso alguma partícula de fungo consiga chegar até o pulmão e região da garganta, doenças respiratórias podem surgir, como a pneumonia fúngica e a sinusite fúngica.

Os fungos seres eucariontes e uni ou pluricelulares. Esses seres podem ser macroscópicos ou microscópicos e fazem parte do Reino Fungi. As bactérias são seres procariontes e unicelulares. Por não possuírem um núcleo celular bem definido, são considerados organismos simples e fazem parte do Reino Monera.

R$37,00

Cultura de Fungos (1ª Amostra) - R$37,00 - Labi Exames.

Dentre os fungos patogênicos humanos, quatro são os gêneros mais comuns: Candida , Aspergillus , Cryptococcus e Pneumocystis . Os fungos estão por toda parte, no solo, no ar, e não há como evitá-los.

O chá de poejo combate a reprodução dos fungos que causam a candidíase oral. Para prepará-lo, utilize 1 colher de sopa de flores ou folhas de poejo picadas e 1 xícara de água fervente, deixando a infusão abafada por 15 minutos.

O fluconazol é hoje o antifúngico mais usado no Brasil, porque grande parte dos fungos continua sensível a ele, completa a infectologista Dania Abdel Rahman, coordenadora do setor de Infectologia Clínica e Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Albert Sabin (HAS).