Como saber se tenho Fundo de Reserva para receber?

Perguntado por: ajaques . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Após 60 dias do encerramento do grupo, é calculado o fundo de reserva. Caso exista saldo remanescente, é dividido entre os participantes. Esse valor apurado é dividido proporcionalmente e creditado aos consorciados que têm direito ao recebimento.

FUNDO DE RESERVA. LEGALIDADE. A administradora de consórcio é obrigada a devolver ao consorciado adimplente, ao término do plano, o valor pago a título de fundo de reserva, a menos que demonstre o uso de tais recursos em despesas legais e contratuais plenamente justificadas.

O Fundo de Reserva é um valor que garante o funcionamento do grupo de consorciados em determinadas situações já previstas em contrato, como insuficiência de receita nas assembleias de contemplação ou permitir o sorteio de, no mínimo, um crédito por assembleia.

Basta acessar a página da CVM e informar o CPF.
Caso o CPF informado tenha aplicações disponíveis, a pessoa deverá procurar a instituição administradora do fundo (citada na consulta) para obter informações sobre o saldo do fundo e, caso tenha interesse, informações de como sacá-lo.

É possível fazer essa consulta de saldo acessando o extrato por meio do site da Caixa Econômica Federal, aplicativo, pelo extrato impresso que chega via Correios ou pessoalmente nas agências da CEF.

Isso porque a Lei 8245/91, a Lei do Inquilinato, determina que cabe ao locatário o pagamento apenas das despesas ordinárias do condomínio, já as extraordinárias são de responsabilidade do proprietário. Logo, é o dono do imóvel quem deve arcar com o fundo de reserva, pois seu foco são as despesas extraordinárias.

Saiba como usar! O fundo de reserva é a mais tradicional forma de arrecadação extra de dinheiro de um condomínio entre condôminos. Esse fundo é destinado para o pagamento de contas, manutenção de investimentos e execução de melhorias no condomínio.

Como faço para receber o meu fundo de reserva? O fundo de reserva estará disponível (descontados os valores que tiverem sido utilizados durante a vigência do seu plano de consórcio) após 60 dias contados a partir da data da última assembleia do grupo.

Quando você paga aproximadamente um terço daquele consórcio, vai pegar entre 40% e 50% do seu dinheiro de volta. Quando um consorciado pagou um maior número de parcelas, o seu fundo comum será maior, dessa forma, você irá receber mais.

De acordo com a Circular nº 3.432, o consorciado pode receber o valor em dinheiro se tiver quitado suas obrigações financeiras e após 180 dias da contemplação.

Como saber se tenho FGTS para receber? Para consultar seu saldo do FGTS, você pode verificar pelo aplicativo do FGTS ou da Caixa, ou por ligação para o número 0800 726 0207.

As consultas podem ser feitas no endereço valoresareceber.bcb.gov.br, é possível consultar recursos que estavam parados, seja em contas-corrente que foram encerradas ou na poupança. E vale para contas de pessoas físicas e jurídicas.

Há uma bolada de R$ 1,493 bilhão aplicada nos antigos fundos 157 à espera de milhares de contribuintes. Esse dinheiro, porém, pertence a um grupo específico de brasileiros. São aquelas pessoas que entregaram a declaração do Imposto de Renda nos exercícios de 1967 a 1983 e tiveram imposto devido em algum daqueles anos.

Ligue para o número 0800 104 0104 e, então, informe o seu CPF. Peça para o atendente lhe informar o seu número de conta.

Você pode ver o saldo do Caixa Tem entrando no aplicativo com o CPF do responsável pela conta e a senha. Em seguida, no topo da tela, basta clicar em “mostrar saldo”. Como ver o saldo do caixa tem pelo site? Basta acessar o Internet Banking da Caixa e entrar na sua conta.

Tem direito a correção do saldo do FGTS entre os anos de 1999 a 2013 todo o trabalhador que possuía saldo na conta seja ele aposentado ou não. Para ter direito a revisão é necessário entrar com uma ação judicial.