Como saber se tenho fezes acumuladas?

Perguntado por: avieira . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Um dos primeiros sinais da obstrução intestinal é a parada na eliminação de fezes e gases. A prisão de ventre pode vir acompanhada de dor abdominal, inchaço, náuseas, vômito e diminuição do apetite.

A causa mais comum de constipação é a baixa ingesta de alimentos com fibras e o grande consumo de gorduras. As fibras, tanto solúveis como insolúveis, fazem parte das frutas, vegetais e cereais. Elas não são digeridas e também não são absorvidas pelo intestino delgado (órgão especializado na absorção dos nutrientes).

As causas mais comuns em adultos são a formação de tecido cicatricial resultante de cirurgia abdominal prévia, hérnias e tumores. Dor, inchaço e perda de apetite são comuns. O diagnóstico baseia-se nos resultados de um exame físico e de radiografias.

Hora de ir ao banheiro
Todos os dias, produzimos cerca de 150 gramas de fezes. Elas ficam no reto, que tem 15 centímetros de comprimento, em média. Quando 30 gramas de cocô se acumulam no local, o esfíncter interno se abre para liberar as fezes, enviando um alerta para o cérebro de que é hora de visitar o banheiro.

A obstipação intestinal pode causar a doença hemorroidária devido ao esforço excessivo na hora de evacuar.

O intestino humano pode armazenar até 4,5 quilos de fezes, dependendo do tamanho e da capacidade de cada pessoa. Isso pode parecer bastante, mas é importante lembrar que o intestino é um órgão que tem uma grande capacidade de adaptação e pode se expandir para acomodar o conteúdo fecal.

36 horas

As fezes então são armazenadas em um local específico do intestino até serem evacuadas. Por incrível que pareça, esse processo de movimentação no intestino grosso dura cerca de 36 horas. Você deve estar pensando por que simples fezes levam tudo isso de tempo para irem embora do corpo.

A obstrução do intestino delgado causa sintomas logo após seu início: cólicas abdominais, centradas ao redor do umbigo ou no epigástrio, vômitos e — em pacientes com obstrução completa — obstipação. Os pacientes com obstrução parcial podem desenvolver diarreia. Dor intensa e contínua sugere estrangulamento.

Pode ser devido a infecções intestinais (a causa mais freqüente), ou a processos inflamatórios diversos (colite ulcerativa, colite isquêmica, colite por radiação, etc.).

O tempo médio de permanência no intestino delgado é de sete a nove horas, no intestino grosso de 25 a 30 horas. No entanto, às vezes pode levar muito mais tempo para que os restos indigeríveis sejam excretados como fezes: permanecem no reto entre 30 e 120 horas.

bisacodilo

O bisacodilo tem uma ação dupla: estimula os músculos das paredes intestinais e aumenta o teor de água, que ajuda a amolecer as fezes, favorecendo a evacuação. Graças a uma formulação que só possibilita a dissolução do revestimento do comprimido ao nível do cólon, a ação é localizada onde é necessário.

A consistência ideal das fezes é de firme a pastosa, hidratada, com bolo fecal mais longo (em forma de salsicha), sem sair despedaçada ou em pequenos pedaços (cíbalos). A consistência se deve a alguns fatores, como a quantidade de fibras e líquidos ingeridos.

Fezes finas e longas podem ser sinais da doença. Esse sintoma é mais comum em casos já avançados e acontece porque o câncer pode bloquear a passagem das fezes no intestino e, assim, alterar o seu formato. Além disso, um dos sintomas mais comuns é sangue nas fezes, também conhecida como hematoquezia.

Um cocô saudável é marrom graças à estercobilina, um pigmento escuro formado na digestão da bile – fluido produzido pelo fígado que facilita a ação das enzimas que digerem as gorduras. Sua textura deve ser sólida, mas não de forma exagerada, com uma forma ligeiramente alongada.

A frequência depende do organismo de cada pessoa. Não existe padrão certo, mas o ideal é que não demore mais que 3 dias. Se você tem o comportamento de evacuar a cada 3 dias e não apresenta esses sintomas que relatamos, está tudo bem!

Como fazer cocô todos os dias?

  1. Comer mais fibras. Uma alimentação saudável, principalmente com alimentos ricos em fibras no cardápio, pode acelerar o funcionamento do seu intestino. ...
  2. Beber mais água. ...
  3. Reeducar o intestino. ...
  4. Suplementar probióticos.