Como saber se tenho direito ao saque emergencial do FGTS 2022?

Perguntado por: dvargas . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Para fazer a consulta sobre a disponibilidade do saque FGTS 2022, o beneficiário pode verificar sua situação acessando o aplicativo do FGTS, a página do fundo no site da Caixa (www.fgts.caixa.gov.br) ou em qualquer agência da instituição financeira.

Para saber se tem direito ao saque, o trabalhador precisa fazer uma consulta no aplicativo FGTS, disponível para iOS e Android, em agência da Caixa ou pelo site oficial.

Quem tiver dúvidas pode acessar o App FGTS, no menu Saque Extraordinário, ou ligar para o 4004-0104, para capitais e regiões metropolitanas, e o 0800 104 0104 para demais regiões. O calendário do saque extraordinário do FGTS começou em 20 de abril e foi estabelecido de acordo com o mês de nascimento do trabalhador.

Um dos critérios para efetuar o saque do FGTS Emergencial 2022 é possuir saldo no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. A melhor maneira de identificar se tem direito ou não é por meio do aplicativo disponibilizado pela Caixa Econômica Federal chamado “Meu FGTS” ou pelo próprio app “Caixa Tem”.

Como sacar? O dinheiro fica disponível no aplicativo Caixa Tem (disponível no Google Play ou App Store). É possível usar o valor para pagar boletos e contas, utilizar o cartão de débito virtual para pagamento em lojas, sites ou aplicativos e fazer compras estabelecimentos pagando com o QR code nas maquininhas.

É possível consultar o saldo do FGTS no site da Caixa ou pelo aplicativo disponível para iPhone e Android. É preciso se cadastrar no sistema do banco antes de realizar a conferência. Veja como: Em uma das ferramentas de consulta, insira o Número de Identificação Social (NIS) ou CPF.

Tem direito ao saque-aniversário todo contribuinte que tenha saldo no FGTS, seja em contas ativas ou inativas. Para ter direito ao saque-aniversário basta que seja alterada a modalidade de saque pelo aplicativo do FGTS.

Para você verificar se o valor foi depositado, basta acessar a opção Extrato ou Mostrar Saldo. Você também pode receber dinheiro no seu CAIXA Tem de outra conta CAIXA. Também neste caso, basta informar a quem vai transferir o dinheiro para você o número da conta e a agência.

São casos determinados pelo governo federal.
O dinheiro foi liberado para amenizar os impactos da crise financeira causada pela pandemia de coronavírus. Não há previsão de liberação do saque extraordinário em 2023.

Quem tem direito aos saques extraordinário e emergencial? Em 2022, o saque extraordinário foi liberado para todos os brasileiros com saldo na conta do FGTS.

Em caso de dúvida, segundo o banco, os trabalhadores devem acessar o app FGTS, no menu “saque extraordinário”, ou ainda, os canais oficiais, como o telefone 4004-0104, para capitais e regiões metropolitanas, e o 0800 104 0104 para demais regiões.

A Caixa diz que o saque está disponível para os trabalhadores que não receberam os valores automaticamente pelo aplicativo Caixa Tem ou que tiveram os valores creditados no aplicativo, mas não realizaram movimentações no prazo de 90 dias. Neste caso, o dinheiro volta para a conta do FGTS depois do prazo.

Todo trabalhador que tiver saldo em sua conta ativa ou inativa do FGTS, terá direito ao saque emergencial em 2022. Saiba mais: Quem tem direito ao saque emergencial do FGTS? Porém, o trabalhador que fez a antecipação do saque-aniversário, mesmo com saldo em conta, não poderá realizar o saque emergencial.

Para consultar o saldo disponível, os cidadãos devem acessar o aplicativo do FGTS, disponível para download em celulares Android e iPhone (iOS). O crédito do benefício será efetuado uma única vez, em conta poupança social digital do aplicativo Caixa Tem.

15 dias

Segundo a Caixa Econômica, responsável pelos pagamentos do FGTS, o saque extraordinário demora até 15 dias para ficar disponível na conta poupança social da Caixa (Caixa Tem). Enquanto isso, a mensagem “saque em processamento” fica aparecendo, como você pode ver abaixo.

Para solicitar o saque, basta acessar o aplicativo FGTS, no menu “Saque Extraordinário”, confirmar os dados cadastrais e clicar em “Solicitar Saque” para liberação do valor.