Como saber se tenho direito abono salarial 2022?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Quem tem direito ao Abono Salarial

  1. Estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos;
  2. Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
  3. Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;

O Abono Salarial é um benefício anual no valor máximo de um salário mínimo vigente na data do pagamento e está assegurado aos trabalhadores que recebem em média até dois salários mínimos de remuneração mensal de empregadores contribuintes do PIS ou do PASEP, tenham exercido atividade remunerada pelo menos durante 30 ...

Para ter mais informações sobre o PIS, o trabalhador também pode baixar o Aplicativo Caixa Trabalhador. Nele é possível saber sobre o abono salarial e o seguro-desemprego, confere o calendário de pagamentos, consulta as parcelas liberadas e pode tira dúvidas.

Uma maneira simples de consultar o PIS com o número de CPF é por meio do site Meu INSS. Integrada ao gov.br, a ferramenta centraliza diversos serviços. Além de consultar o PIS, é possível conferir o tempo de contribuição por meio do acesso ao Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS).

Em caso de dúvidas ou consulta PIS por telefone 0800, ligue para o Telefone PIS 0800 pelo número 0800 726 0207 a ligação é gratuita, pode ser realizada de qualquer telefone residencial ou móvel, o atendimento é de segunda a sexta feira das 08h às 22h, aos sábados o atendimento ao cliente funciona de 10h as 16.

No Aplicativo CAIXA Trabalhador você se informa sobre o Abono Salarial, o Seguro-Desemprego e o INSS, confere o calendário de pagamentos, consulta a situação das parcelas e emite o seu comprovante do NIS.

Logo, o indicado é aguardar o mês de janeiro acabar e fazer uma nova consulta no CTPS Digital para saber se realmente não está habilitado a receber o abono.

Tem direito ao benefício, trabalhadores que tenham: - Cadastro ativo no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos; - Renda mensal de até 2 salários mínimos em 2020 (ano-base); - Trabalhou com a carteira assinada por pelo menos 30 dias (um mês) em 2020.

Número de telefone para consultar PIS
Central Alô Trabalho, no número 158; Telefone da Caixa,no número 0800-7260207.

Através do número telefônico 158, é possibilitado ao cidadão ter acesso a informações como: seguro-desemprego, CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), legislação trabalhista, Programa de Integração Social – PIS, dentre outros.

O abono é um benefício concedido para os trabalhadores cadastrados no PIS/PASEP há 5 anos ou mais, que tenham sido declarados corretamente na Relação Anual de Informações Sociais - RAIS, recebido a média de até 2 salários-mínimos no ano de referência do pagamento e trabalhado no mínimo 30 dias no ano.

Se o trabalhador não atender a todos os critérios, ele não terá direito ao abono salarial. Caso ele se enquadre nos critérios, mas ainda assim aparecer como não habilitado para o benefício, é preciso verificar se o empregador atualizou as informações dele na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

Tem direito a receber o abono salarial do PIS/Pasep todo trabalhador com carteira assinada e servidor público que recebeu salário mensal médio de até dois salários-mínimos durante o ano-base (neste ano a referência é o ano de 2021).

Qual a diferença entre o PIS e o abono salarial? O PIS (Programa de Integração Social) é o programa do Governo Federal destinado aos trabalhadores com carteira assinada. Enquanto o Abono Salarial é um benefício concedido pelo Governo Federal a todos os trabalhadores com carteira assinada.

Continuar lendo O que é abono salarial?