Como saber se tenho deficiência mitocondrial?

Perguntado por: ecardoso . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Principais sintomas

  1. Fraqueza muscular e perda de coordenação muscular, uma vez que os músculos necessitam de grande quantidade de energia;
  2. Alterações cognitivas e degeneração do cérebro;
  3. Alterações gastrointestinais, quando há mutações relacionadas com o sistema digestivo;

Os sintomas das doenças mitocondriais variam de acordo com a mutação, quantidade de células comprometidas e o tecido acometido. Entre os mais comuns estão fraqueza e perda de coordenação muscular; alterações cognitivas e degeneração do cérebro, além de problemas renais e até cardíacos.

Mutações genéticas são as principais causas de disfunção mitocondriais.

Para proteger as mitocôndrias, opte por alimentos ricos em carnitina, complexo Becoenzima Q10 como salmão, brócolis, castanhas, maçã, frutas cítricas, quinoa e cereais. A própria atividade física pode ser inimiga das mitocôndrias, já que o alto consumo de oxigênio durante os exercícios promove a oxidação das células.

Esta fadiga é muitas vezes descrita pelos pacientes como uma falta de energia, cansaço mental ou físico, resistência diminuída e recuperação prolongada após a atividade física, coisa bem comum de se ouvir de pessoas doentes e mais velhas.

O QUE SÃO DOENÇAS DE DISFUNÇÃO MITOCONDRIAL?

  • POR QUE AS MITOCÔNDRIAS SÃO TÃO IMPORTANTES? ...
  • Doenças neurodegenerativas. ...
  • Diabetes. ...
  • Insuficiência Cardíaca. ...
  • Síndrome de Fadiga Crônica. ...
  • Possíveis sinais e sintomas de disfunção mitocondrial.

Alimentos que impulsionam a atividade mitocondrial

  1. Folhas, como espinafre, alface, rúcula;
  2. Vegetais, como cogumelo, alho, cebola, couve-flor, repolho roxo e pimentão;
  3. Frutas, como laranja e morango;
  4. Carnes, como bovina, salmão e atum;
  5. Algas marinhas.

O tratamento para a doença mitocondrial tem como objetivo promover o bem-estar da pessoa e retardar a progressão da doença, podendo ser recomendado pelo médico o uso de vitaminas, hidratação e alimentação equilibrada.

4 maneiras de estimular naturalmente suas mitocôndrias

  1. Exponha-se ao sol e harmonize-se com o ciclo circadiano. O sol é um dos mais potentes estimuladores mitocondriais em nosso arsenal para saúde e bem-estar. ...
  2. Jejum intermitente. ...
  3. Movimente-se mais. ...
  4. Utilize boas gorduras como combustível.

De acordo com a especialista, é possível prevenir o desgaste precoce dessas organelas por meio da alimentação. “É importante que a dieta seja o mais natural possível, com baixa ingestão de açúcar e rica em gorduras boas, que ajudam a potencializar a função mitocondrial.

Um fato curioso é que nós herdamos as mitocôndrias somente de nossa mãe (herança materna). Porque durante a fecundação, somente o núcleo do espermatozóide consegue penetrar no gameta materno, enquanto a mitocôndria paterna fica de fora.

A presença de distúrbios mitocondriais faz com que as mitocôndrias parem de funcionar corretamente e, com isso, uma quantidade cada vez menor de energia é gerada dentro das células. Isso pode dar origem a danos celulares ou até mesmo morte celular e os sistemas orgânicos não funcionarão corretamente.

As mitocôndrias são encontradas em células eucariontes. Mitocôndrias estão relacionadas com o processo de respiração celular e são encontradas em maior número em células que apresentam grande atividade metabólica. Mitocôndrias são organelas que apresentam dupla membrana.

É indicado como hepatoprotetor e como coadjuvante no tratamento de cirrose hepática em alcóolatras, tem efeito anti inflamatório, atua no tratamento e prevenção de doenças neurodegenerativas como Alzheimer e outras demências.

Muitos suplementos apoiam a saúde das mitocôndrias, incluindo o magnésio, glutationa, ácido alfa-lipoico, L-carnitina e óleo de peixe.