Como saber se tenho cromossomo Y?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 20 votos

São pedidos dois exames, feitos pelo sangue. O de cariótipo analisa todos os 23 pares de cromossomos. O de microdeleção analisa apenas o cromossomo Y. "Isso não significa que o cariótipo seja mais completo.

Os estudos que indicam isso são baseados nos espermatozoides que carregam os cromossomos X ou Y. O espermatozoide com o cromossomo X, que é o feminino, é maior, mais pesado e mais resistente, mas também mais lento.

O exame Microdeleções Cromossomo Y (GEN AZFa, AZFb, AZFc) é realizado é feito a partir da análise de amostra de sangue e o resultado é liberado em 29 dias úteis.

A carência do cromossomo sexual Y ou de outro cromossomo sexual X, provoca a síndrome de Turner, na qual o indivíduo só poderá ser atribuído como do sexo feminino ao nascer, suas consequências são: estatura pequena, ovários não-funcionais, anomalias renais, pescoço curto e largo também chamado de "pescoço alado".

Alguns podem sobreviver até 4 dias.

Os danos nos espermatozoides que carregam o gameta X para dar origem a uma menina podem ser causados por uma síndrome de herança ligada ao sexo. Isso significa que os embriões vindos desses espermatozoides são frágeis e não conseguem sobreviver.

As células somáticas do corpo humano apresentam 46 cromossomos, incluindo 22 cromossomos autossômicos e 2 cromossomos sexuais. No caso dos homens, um X e um Y, (XY) e nas mulheres dois X's (XX). A diferença desses cromossomos é responsável pelas características que definem o sexo masculino e feminino.

O cromossomo Y é herdado de forma patrilínea, ou seja, entre pai e filho ao longo das gerações. Por exemplo, pai e filho, ou neto e avô pelo lado paterno, ou ainda irmãos de mesmo pai ou primos cujos pais são irmãos de um mesmo pai, apresentam o mesmo cromossomo Y.

Os testes permitem detectar a possível presença de microdeleção em uma, ou mais, das 3 (três) regiões críticas da espermatogênese (regiões AZFa, AZFb e AZFc).

Herança ligada ao cromossomo Y e herança influenciada pelo sexo. Os genes holândricos, que se localizam nas regiões do cromossomo Y sem homologia no X, são herdados apenas pelos homens, sendo transmitidos diretamente de pais para filhos.

Os genes ligados ao Y têm padrão de herança holândrica, ou restrita ao sexo, e descrevem características produzidas por genes localizados na porção não homóloga do cromossomo Y. O cromossomo Y humano desempenha um papel fundamental na determinação do sexo de um embrião em desenvolvimento.

Cromossomos são estruturas compostas de DNA que, por sua vez, carregam os genes de um ser vivo, responsáveis por definir as características físicas particulares de cada indivíduo. Os cromossomos estão localizados no núcleo das células que compõem o ser vivo.

A criança que possui a Síndrome de Down, tem um cromossomo 21 a mais, ou seja, ela tem três cromossomos 21 em todas as suas células, ao invés de ter dois. É a trissomia 21. Portanto a causa da Síndrome de Down é a trissomia do cromossomo 21. Podemos dizer que é um acidente genético.

A síndrome XYY (também chamada síndrome do super-macho ou síndrome do duplo Y) é uma anomalia genética que afeta somente os homens. Não é hereditária e tão pouco está relacionada com o fator de idade dos progenitores. Por sua escassa frequência (1 de cada 1.000 casos) é considerada uma doença rara.

A síndrome de Down é causada por um excesso de material cromossômico. Indivíduos acometidos por essa condição possuem 47 cromossomos, sendo o cromossomo extra ligado ao par 21.