Como saber se tenho cheiro de peixe?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

O melhor especialista para identificar o quadro é um médico geneticista. Caso haja suspeita de trimetilaminúria, o profissional pode pedir uma amostra de urina para analisar os níveis de trimetilamina e N-óxido de trimetilamina no corpo. Vale dizer que a síndrome é rara: costuma afetar uma a cada 200 mil pessoas.

Como tirar cheiro de peixe da cozinha com vinagre

  1. Enquanto você prepara o peixe, coloque em outro queimador do fogão uma panela com três partes de água para duas de vinagre de álcool.
  2. Acenda o queimador e deixe a mistura ferver, em fogo baixo. Assim, o cheiro de peixe vai sendo neutralizado.

A trimetilamina apresenta-se com odor de peixe podre, ovos podres ou lixo. A partir do excesso desta substancia, as pessoas com trimetilaminúria apresentam-se com forte odor no suor, urina e no hálito. A intensidade do odor varia com o tempo.

Gino-Canesten® Balance é produto para saúde e um tratamento clinicamente comprovado que trata os sintomas da Vaginose bacteriana, como o cheirinho desagradável, já nos 1ºs dias.

Sim. Ter odor na vagina é completamente normal e, inclusive, é saudável. Na região vaginal estão presentes lactobacilos que ajudam a proteger o corpo de infecções e que, durante os seus processos de renovação celular, liberam secreções e odores — o chamado cheiro normal da vagina.

Cheiro de peixe podre
O odor forte, como “peixe podre”, pode ser vaginose, uma infecção causada por bactérias, principalmente pela Gardnerella vaginalis. “Essa bactéria faz parte da vagina e cresce quando ocorre o desequilíbrio dos lactobacilos”, alerta Ambrogini.

Vaginose Bacteriana
Suas características clínicas incluem corrimento vaginal com odor fétido (semelhante a “peixe podre”), mais acentuado após a relação sexual e durante o período menstrual, corrimento vaginal branco-acinzentado, de aspecto fluido ou cremoso e algumas vezes bolhoso.

Na reação de ionização do ácido acético ocorreu a formação do íon H3O+. Logo quando se adiciona vinagre nas mãos com cheiro de peixe (contendo a substância metilamina), os íons H3O+ reagem com os íons OH, produzidos no equilíbrio da metilamina, formando moléculas de água, H2O.

Os peixes oleosos, como a anchova e o robalo podem apresentar um odor forte e suspeito, que é difícil de eliminar, exigindo técnicas especiais para suavizar o sabor. Embora grelhar seja uma das formas mais saudáveis de se preparar peixes, esse método pode fazer com que o gosto se torne ainda mais forte.

Significado de Pitiú
substantivo masculino [Regionalismo: Região Norte] Odor intenso a peixe; cheiro próprio de peixe de mares salgados, de maresia. [Por Extensão] Qualquer cheiro que lembre esse odor; mau cheiro.

O primeiro passo é fazer o teste da mão, ou seja, levar as mãos próxima à boca e respirar para sentir o cheiro do hálito. As mãos devem estar limpas, mas sem ter passado pelo sabão. Outro teste simples é lamber o próprio braço e cheirar a região após 10 segundos. Se o odor é ruim, sinal de que você está com mau hálito.

A principal causa da trimetilaminuria é a deficiência na atividade de uma enzima, do grupo das Flavinas Monooxigenases, catalisadora da conversão da trimetilamina em trimetilamina N-óxido, chamada de trimetilamina primária. A causa desta deficiência na atividade enzimática está ligada a mutações no gene FMO3.

A vaginose provoca sintomas como corrimento vaginal de odor fétido, semelhante ao de um peixe podre, o qual pode apresentar um aspecto cremoso, fluido ou bolhoso e cor branco-acinzentado. Vale salientar que, na metade das mulheres que apresentam a bactéria Gardnerella vaginalsi, os sintomas não estão presentes.

É caracterizado pela presença de uma secreção vaginal que pode ser branca, amarela, purulenta, esverdeada, com ou sem odor desagradável. Geralmente acompanhado de coceira genital e disuria (vontade de urinar a todo o momento em pequena quantidade acompanhado de ardor uretral).

É difícil determinar exatamente o cheiro de uma vagina saudável, porque cada mulher tem um cheiro diferente, diz a médica. Mas algumas mulheres usam palavras como terroso, maduro, ou mesmo pungente ou ligeiramente azedo para descrever seu odor vaginal normal.