Como saber se uma pessoa tem algum tipo de transtorno?

Perguntado por: lzaganelli4 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

5 sinais de quem possui transtornos mentais

  1. Apresenta problemas de sono. Esse é um problema relacionado a diversos transtornos mentais, podendo ser desde a insônia até o excesso de sono. ...
  2. Está sempre ansioso ou tenso. ...
  3. Humor se altera com facilidade. ...
  4. Tem se afastado das pessoas. ...
  5. Esquecimento frequente.

Síndrome de Borderline ou transtorno de personalidade borderline é um transtorno mental grave caracterizado por um padrão de instabilidade contínua no humor, no comportamento, auto-imagem e funcionamento.

Como identificar o sofrimento mental? Ficar triste de vez em quando é normal. Permanecer triste não é. A permanência e progressão de emoções como tristeza e nervosismo é característica de um quadro de sofrimento mental comum.

É considerado o transtorno mental mais comum em todos os países e em todas as faixas etárias. Sabe-se que a incidência geral de transtornos de ansiedade no Brasil é de 9,3% da população e estima-se que a TAG afete 4 a 6% da população mundial.

Além dos aspectos negativos produzidos pela pandemia (como falecimentos de familiares e amigos, isolamento social e mudança brusca de rotina, etc), outros fatores são responsáveis pelo agravamento das doenças mentais como, por exemplo, a digitalização da realidade e a baixa tolerância à frustração.

Transtornos emocionais, ou mentais, são definidos comumente como alterações de tipo intelectual, emocional ou comportamental em um indivíduo. São problemas que podem surgir de diferentes origens e se não tratados da maneira devida desencadeiam uma série de problemas de convivência e de autoimagem para o paciente.

A Psicologia costuma olhar para os problemas psicológicos pela perspectiva filosófica, social e comportamental do indivíduo, buscando compreender as causas. A Psiquiatria atua pela visão médica, identificando os transtornos e prescrevendo os medicamentos adequados.

Transtorno de pensamento consiste no pensamento desorganizado, que se torna evidente quando a fala é incoerente ou muda de um tema para outro. A fala pode ser discretamente desorganizada, ou ser completamente incoerente e incompreensível.

Pessoas com um transtorno de personalidade podem ter dificuldade em entender quais são as maneiras plausíveis, seguras e aceitáveis de tratar outras pessoas e comportar-se ao redor delas. A pessoa com um transtorno de personalidade pode não ter ciência de sua própria participação em criar seus problemas.

Pessoas com distúrbios de personalidade sofrem muito ao longo da vida. Situações corriqueiras se transformam em desafios ardilosos. Como elas desconhecem a razão do seu sofrimento, elas não voltam o olhar para si mesmas e se adaptam a comportamentos disfuncionais.

O que é egocentrismo? O egocentrismo é definido como um conjunto de ações e de comportamentos expresso por indivíduos que pensam demasiadamente em si mesmos. Quando alguém sempre se coloca no centro das atenções, se diz que essa pessoa é egocêntrica.

Alguns dos sintomas iniciais de esquizofrenia incluem:

  1. Isolamento social.
  2. Irritabilidade.
  3. Paranoia.
  4. Tristeza constante ou depressão.
  5. Apatia.
  6. Perda de memória.
  7. Dificuldade de concentração.

Isso pode ocorrer tanto por falta de recursos pessoais quanto por falta de bagagem. Nesse caso, elas podem viver alienadas, tornando-se frágeis e vulneráveis à manipulação, já que não têm uma percepção adequada da realidade. Isso faz lembrar o meme fonte: vozes da cabeça, que, apesar de engraçado, pode ser preocupante.

Delírios. Fala ou comportamento desorganizado. Alucinações. Extremos de humor (por exemplo, depressão ou mania)

Delírio de Capgras
Para quem tem o delírio (ou síndrome) de Capgras, não é bem assim. Quem sofre com os episódios desta doença sabe que conhece determinada expressão, mas não acredita nela. É como se a pessoa, o objeto, ou até mesmo o animal “original” tivesse sido substituído por uma "cópia impostora".

De acordo com o Código Internacional de Doenças (CID-10), os tipos de esquizofrenia descritas são: a esquizofrenia paranóide, hebefrênica, catatônica, indiferenciada, residual, simples, não especificada e outras esquizofrenias.

Ao cruzar dados de diferentes pesquisas na área, o problema aparece em até 41% dos casos. Outros transtornos frequentemente associados ao TDAH são: Transtorno de ansiedade – 25 a 35% Transtorno de conduta – 25%

Fique de olho nos sintomas que são padrões no aparecimento dos transtornos psicológicos, estes são:

  • Desânimo e apatia. O desânimo e a apatia são sintomas significativos e que emergem o indivíduo em uma tristeza profunda. ...
  • Isolamento. ...
  • Estresse frequente. ...
  • Insônia diária. ...
  • Falta ou excesso de apetite. ...
  • Dores de barriga.