Como saber se tenho a boca torta?

Perguntado por: ualves2 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Principais sintomas

  1. Boca torta, que é mais evidente quando se tenta sorrir;
  2. Boca seca;
  3. Falta de expressão num dos lados da face;
  4. Incapacidade de fechar completamente um dos olhos, de levantar uma das sobrancelhas ou de franzir a testa;
  5. Dor ou formigamento na cabeça ou na mandíbula;

Quais são exercícios para paralisia facial recomendados?

  1. levantar as sobrancelhas, em movimentos de vai e vem;
  2. franzir as sobrancelhas, fazendo expressão de mau cheiro;
  3. franzir o nariz;
  4. fechar os olhos com força;
  5. aproximar e comprimir os lábios;
  6. sorrir mostrando os dentes;
  7. soprar enchendo a bochecha de ar.

Se você possui o chamado “sorriso torto” saiba que com a ajuda do dentista é possível ter um sorriso harmônico, equilibrando a abertura dos lábios através da toxina botulínica, e o melhor: de forma rápida, prática e sem cirurgias!

Portanto, a assimetria da boca quase sempre é uma consequência de que há um desequilíbrio em outras estruturas faciais, como ossos, arcadas dentárias, dentes, mandíbula e maxilar, articulações e músculos. Como a má posição esquelética pode resultar em aspecto de boca torta.

O sorriso torto pode ser causado por uma série de fatores, incluindo o hábito de mastigar de um lado da boca mais do que de outro, ter dentes tortos ou encavalados, lesões traumáticas em tecidos, paralisia de Bell ou até genética. Alguns desses fatores são temporários, enquanto outros precisam de intervenção.

O tratamento com aparelhos ortodônticos corrige a má oclusão dentária, ou seja, os dentes tortos. O objetivo é alinhar a mordedura, a arcada dentária e os ossos faciais, para alcançar a simetria do sorriso e da face.

Causas de paralisia facial
Estresse; Traumatismo; Infecção viral com herpes simplex, herpes zóster, Citomegalovírus ou outros; Raramente, pode ser consequência de outras doenças.

A paralisia de Bell é um distúrbio de instalação repentina, sem causa aparente, marcado pelo enfraquecimento ou paralisia dos músculos de um dos lados do rosto. É uma doença de bom prognóstico, uma vez que a maioria dos pacientes pode recuperar-se sem tratamento.

Caracteriza-se pelo enfraquecimento ou paralisia dos músculos de um dos lados do rosto. Ocorre em razão de uma reação inflamatória envolvendo o nervo facial, que incha e fica comprimido dentro de um estreito canal ósseo localizado atrás da orelha.

Há quem chame de “sorriso torto” casos nos quais os dentes não estão bem posicionados, como por exemplo, no caso de dentes separados e “encavalados”. Sorriso assimétrico: É o caso no qual a pessoa sorri, os dentes são alinhados, mas um lado do lábio pode subir mais, ou um lado da boca pode abrir mais do que o outro.

Se você não quer ter vergonha de sorrir, tenha e mantenha bons hábitos de higiene. Entenda que as principais doenças bucais são causadas por uma escovação deficiente e falta de uso do fio dental. Escovar os dentes corretamente evita o desenvolvimento de tártaro, cárie e problemas nas gengivas.

Responda com sinceridade: você sente vergonha de sorrir? Se sim, saiba que não está sozinho nessa. Tal realidade é vivenciada por grande parte das pessoas que tem algum problema na dentição. Aliás, a ausência de dentes também é responsável por inibir o sorriso, ocasionando a baixa autoestima e até quadros de depressão.

Na maioria dos casos, a assimetria facial é uma herança familiar. Mas há alguns hábitos que contribuem para que o rosto fique em tamanho desproporcional. O hábito de comer e dormir sempre do mesmo lado contribuem para que um lado da face se desenvolve menos do que o outro.

Os preenchimentos são uma excelente maneira de corrigir lábios assimétricos. É um dos tratamentos mais populares e envolve a injeção de ácido hialurônico, uma substância já presente e produzida pelo corpo, nos lábios usando uma agulha extremamente fina.

Embora nem sempre seja suficiente, a depender do caso do paciente, o tratamento ortodôntico pode sim ser capaz de corrigir o queixo torto. A ortodontia cuida especificamente da posição dos dentes e dos ossos maxilares. O profissional dessa área pode recomendar o uso de aparelhos, sejam eles móveis ou fixos.