Como saber se tem vírus pelo gerenciador de Tarefas?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

No Gerenciador de Tarefas padrão (anterior ao Windows 8), você pode clicar com o botão direito do mouse sobre um item da lista e selecionar a opção “Propriedades” para identificar dados como sua data de criação, por exemplo, o que pode ajudar a indicar se aquele processo é algo legítimo ou um malware em potencial.

  1. Abra o prompt de comando, digite cleanmgr e pressione Enter.
  2. Na janela Seleção de unidade, selecione a unidade que deseja limpar e clique em OK.
  3. Em seguida, na janela Limpeza de disco, selecione todos os arquivos que deseja excluir e clique em OK.
  4. Por fim, clique em Excluir arquivos para confirmar a ação.

A maneira mais ágil para identificar é escaneando seu computador a procura de arquivos maliciosos. Isso pode ser feito através do programa antivírus padrão do Windows, Windows Defender, ou um aplicativo externo dedicado a proteger seu computador contra vírus, tal como Kaspersky, Eset Nod, Notron etc.

CCleaner não é confiável pois ele foi infectado por malwares
Com isso, durante 40 dias mais de 2 milhões de internautas foram infectados – inclusive computadores de funcionários de empresas de tecnologia como Google, Microsoft, Cisco, Intel, Samsung, Sony, HTC, Linksys, D-Link, Akamai e VMware.

Para que o regedit é usado? Regedit, o editor do registro do Windows, é uma ferramenta gráfica que permite ver e monitorar o registro do sistema operacional Windows e editá-lo se necessário.

Como iniciar a limpeza de disco pela linha de comando

  1. Clique em Iniciar e em Executar.
  2. Na caixa Abrir, digite o comando a seguir e pressione Enter. c:\windows\SYSTEM32\cleanmgr.exe /dUnidade Observação Neste comando, o espaço reservado Unidade representa a letra da unidade do disco rígido a limpar.

Na janela do prompt de comando, digite SFC /scannow e pressione Enter . O utilitário Verificador de arquivos do sistema averigua a integridade dos arquivos do sistema do Windows e, se necessário, faz o reparo.

Método 1. Remover vírus de atalho pelo CMD

  1. Passo 1. Clique com o botão direito do mouse em Iniciar e selecione Prompt de comando (Admin).
  2. Passo 2. Entre com sua conta de administrador e senha se o sistema perguntar.
  3. Passo 3. Digite attrib -h -r -s /s /d D:\*. ...
  4. Passo 4. Digite del autorun.

Abra o software Segurança do Windows; Clique em “Proteção contra vírus e ameaças”; Pressione “Verificação rápida”; Se o antivírus encontrar uma ameaça, siga as instruções para colocá-la em quarentena e removê-la.

Como saber se o PC está com trojan
Dispositivos que repentinamente começam a apresentar travamentos, crashes ou tela azul, podem estar infectados com o malware, isso ocorre pois, uma vez no dispositivo, os trojans podem facilitar a entrada de outros malwares no computador, o que afeta seu desempenho.

Portanto, para remover o Trojan do seu computador, basta isolar o programa, interromper sua execução e deletá-lo. Para isso, você precisa de um antimalware adequado, o qual pode reconhecer a estrutura do Trojan, ou ao menos o seu comportamento.

A melhor forma de detectar um malware no seu smartphone é com um aplicativo de segurança móvel, como o AVG Antivirus para Android (é grátis!). Execute um escaneamento. Depois de instalar o AVG Antivirus, abra o aplicativo e execute o escaneamento antivírus para encontrar malwares ocultos no sistema do seu dispositivo.

Entre os sintomas comuns de infecção por malware no site estão: redirecionamentos de URL indesejados, anúncios pop-up, alteração nos resultados de pesquisa, adição de barras de pesquisa laterais ou barras de ferramentas indesejadas em navegadores e baixa velocidade do computador.

O Bitdefender Mobile Security é um dos aplicativos antivírus mais poderosos para Android. Ele protege seu smartphone e tablet contra vírus, malwares e ameaças online e mantém suas informações privadas protegidas contra hackers. O app também foi vencedor por 5 vezes do "Melhor Produto de Segurança Android" do AV-Test.

O fato é que nenhum antivírus é 100% confiável e a instalação de dois rastreadores não vai duplicar sua proteção. Sempre existe uma brecha para as pragas virtuais invadirem computadores alheios.

Microsoft Defender Antivírus

Se você estiver executando uma versão com suporte do Windows, já tem Microsoft Defender Antivírus integrado, ajudando a protegê-lo contra vírus, spyware e outros malwares.