Como saber se o celular está infectado com vírus?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

Com o uso diário do celular, as pessoas não percebem alguns sinais comuns associados aos vírus, como a presença de ícones estranhos, erros em aplicativos e recursos do próprio aparelho, além de arquivos corrompidos.

Entre os sintomas comuns de infecção por malware no site estão: redirecionamentos de URL indesejados, anúncios pop-up, alteração nos resultados de pesquisa, adição de barras de pesquisa laterais ou barras de ferramentas indesejadas em navegadores e baixa velocidade do computador.

A maneira mais eficaz de remover um malware do seu dispositivo Android é usar um aplicativo confiável de antivírus. Bons scanners antivírus podem detectar arquivos de malware específicos do Android, como ransomware, spyware, rootkits e removê-los do seu sistema.

Verifique as configurações do iPhone Uma maneira rápida de verificar se o seu iPhone tem vírus é ir em “Ajustes” e verificar se há algo incomum nas configurações. Verifique se há aplicativos desconhecidos ou suspeitos instalados, e desative a opção “Instalar Apps Desconhecidos” nas configurações do navegador.

O Google Chrome já vem instalado por padrão nos celulares com o sistema Android e é a opção de muitas pessoas para acessar a internet. Assim como outros browsers, ao navegar na internet, o Chrome acaba salvando alguns arquivos no dispositivo para facilitar o acesso a sites e outras tarefas ou ações relacionadas a eles.

ESET Mobile Security Antivirus

O ESET Mobile Security Antivirus é um dos aplicativos de segurança mais completos disponível para Android. Ele obteve taxa de proteção de 100% e não encontrou nenhum falso positivo nos testes da AV Comparatives. O ESET possui uma versão gratuita e uma paga.

Avast

Avast. O Avast foi um dos programas testados com melhor resposta contra os ataques e possui uma versão gratuita. Nos testes feitos pela AV-Comparatives, o antivírus bloqueou 100% dos malwares usados pela companhia. No caso de falsos positivos, o Avast registrou 7 códigos seguros como maliciosos.

Você pode detectar e facilmente saber se tem algum vírus no seu celular simplesmente ao usar um antivírus eficiente no aparelho. Há excelentes aplicativos de segurança deste tipo que você pode usar no Android e iOS, sendo que um escaneamento rápido já te mostra se há algo de errado ou de suspeito no seu celular.

Utilize a Navegação Segura do Google
Pesquise seu domínio para ver se o Google encontra algum conteúdo não seguro em seu site. Você também pode usar o Google Search Console para verificar se seu site é seguro para visitar. Você encontrará as informações no menu Ações de segurança e Manuais -> Problemas de segurança.

Os sinais mais comuns de que você pode estar infectado é quando o seu computador passa a ficar lento de forma inexplicável ou apresentar comportamento fora do padrão esperado. Pop-ups repentinos, spams e panes recorrentes também são um sinal de alerta.

  1. Desinstalar aplicativos de lojas de terceiros. ...
  2. Desativar permissões de aplicativos suspeitos. ...
  3. Usar um antivírus no celular. ...
  4. Conferir aplicativos com atividade recente. ...
  5. Verificar notificações de sites. ...
  6. 6 recursos do iPhone 15 que a Apple 'roubou' de celulares com Android.

Álcool isopropílico 70% é excelente opção
Na hora de limpar o eletrônico, vale a pena umidificar um pano de microfibra com o álcool isopropílico antes de iniciar a higienização. Caso não tenha o pano, um papel higiênico bem macio pode ajudá-lo nessa tarefa. Evite despejar o composto químico diretamente no celular.

O álcool isopropílico — também conhecido como isopropanol — é o produto de limpeza mais indicado para aparelhos com componentes eletrônicos. Ele não deixa nenhum tipo de resíduo para trás, também servindo para a limpeza de peças internas dos dispositivos. É possível encontrar diversos “limpadores de tela” no mercado.

Acesse as configurações, deslize a tela até a opção “Dispositivo” e clique em “Aplicativos”; Aperte no aplicativo que gostaria de apagar o cache e, em seguida, clique na opção “Limpar cache”. Você também pode clicar em “Limpar dados” para liberar mais espaço.

Como remover um vírus do iPhone

  1. Exclua os aplicativos que parecem suspeitos. ...
  2. Limpe seus dados e históricos. ...
  3. Desligue e reinicie o aparelho. ...
  4. Restaure o telefone a partir de um backup anterior. ...
  5. Restaure as configurações de fábrica.

iPhones são imunes a vírus? Mito. Apesar de serem teoricamente mais seguros do que outros sistemas operacionais, ainda existem brechas para infecções no iPhone. Por isso, é muito importante seguir as práticas de cibersegurança para prevenir ataques.

Para limpar o iPhone, desconecte todos os cabos e desligue-o (mantenha pressionado o botão Repousar/Despertar e, em seguida, arraste o controle deslizante na tela). Depois, use um pano macio, levemente umedecido e que não solte fiapos. Não deixe entrar umidade nas aberturas.

Embora o Chrome possa ser muito seguro dependendo de suas configurações, ele não é o melhor navegador quando se trata de privacidade. Você tem que acessar sua conta Google para usá-la, e a empresa rastreia muitas informações pessoais sobre você, mesmo que não compartilhe esses dados com outros sites.

O Chrome é o navegador padrão do Android. Isso significa que ele já vem instalado na maioria dos celulares e, infelizmente, não pode ser removido. A única opção é desativá-lo para não ser exibido na lista de apps e não consumir recursos do aparelho.

Todo aparelho celular ou tablet tem o risco de ser alvo de um crime virtual, ou de instalar um malware. Por isso é importante tomar certos cuidados, como o uso de um antivírus para Android.

Abra o Google Play Store em seu dispositivo Android. Pesquise “AVG AntiVirus para Android”. Toque em “Instalar”.