Como saber se tem vaga na escola municipal?

Perguntado por: exisco . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Como acessar o Resultado

  1. Acessar o Portal de educação de seu estado (o mesmo site onde você realizou a pré-matrícula do aluno);
  2. Na página inicial do site, selecionar a opção para consultar o resultado da pré-matrícula escolar;
  3. Informar os dados do estudante que foram usados para a realização da pré-matrícula.

Começou em 05/12/2022 a inscrição para candidatos a uma vaga nas escolas públicas estaduais, para tanto estes, podem efetuar a inscrição por meio do seguinte link: https://sed.educacao.sp.gov.br/nca/preinscricaoonline , ou ainda, em qualquer unidade escolar da rede pública ou postos do Poupatempo.

Os pais devem procurar a Defensoria Pública para garantir o direito dos filhos. O atendimento na secretaria pode ser buscado diretamente pelos responsáveis ou com o intermédio do Conselho Tutelar da região onde a família mora.

Dirija-se a qualquer unidade de Educação Infantil municipal para fazer o cadastro, levando comprovante de residência com CEP, um documento do responsável, um documento da criança e telefones para contato.

As transferências podem ser solicitadas por mudança de residência, quando a família faz o cadastro em qualquer escola da rede estadual ou municipal. No entanto, pais que buscam vaga em escolas preferenciais precisam comparecer à unidade desejada para verificar a disponibilidade e solicitar a transferência.

Para consultar a matrícula ou o resultado pré matrícula 2022, basta seguir os passos abaixo:

  1. Acessar o portal da pré matrícula de sua região;
  2. Realizar um cadastro;
  3. Preencher o questionário;
  4. Clicar em enviar.

Brasília - A partir de janeiro de 2009, todas as crianças com mais de 4 anos de idade terão o direito de estudar na escola mais próxima de casa. A Lei nº 11.700 , publicada hoje (16) no Diário Oficial da União, acrescenta a norma ao texto da lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional , no capítulo quatro.

Não matricular os filhos na escola acarreta prejuízos sociais, emocionais e de aprendizagem. Como se não batasse, os responsáveis ainda correm o risco de serem denunciados ao Conselho Tutelar. Numa medida extrema, podem responder por crime de abandono intelectual, previsto no código penal.

O acesso não pode ser impedido a qualquer criança ou adolescente. Todos possuem o direito à matrícula em escola pública ou particular. Existindo a recusa em razão de preconceito de raça, caracteriza-se, neste caso, uma infração penal. O artigo 6º.

Pais e responsáveis que se encaixam nesse grupo de alunos com documentação incompleta poderão ligar para o número 0800 434-4040, entre os dias 8 e 12 de fevereiro, das 7h até as 19h, para matricular os filhos em escolas das redes estadual e municipal.

Geralmente, o site disponibilizado é o Matrícula Fácil 2022 de cada localidade. Contudo, as escolas municipais oferecem um portal junto ao site oficial da prefeitura para que sejam feitas as inscrições dos alunos da rede. Além disso, as datas para os alunos veteranos e os novatos são diferentes.

Desde 20 de junho de 2020, é possível fazer a solicitação online (clique aqui para solicitar a vaga). O Portal da Secretaria Municipal de Educação explica o passo a passo sobre a matrícula nas creches municipais, que são os Centros de Educação Infantil (CEIs) (ir para Solicitação de Vaga e Matrícula).

MATRÍCULAS ESCOLARES PARA O ANO LETIVO DE 2023 COMEÇAM NESTA TERÇA-FEIRA (16) Matrículas para creche, educação infantil e 1º ano do Ensino Fundamental. Prazo termina no dia 31 de agosto.

O primeiro acesso é online, então, acesse o portal sed.educacao.sp.gov.br. O segundo passo será a revisão dos dados de inscrição. Nessa etapa o estudante deve levar até a escola os seus documentos. Ao ser revisado todos os dados e aprovados, você passará pela etapa da efetivação da matrícula e ocupará a vaga.

Pré-Matrícula 2023 Online – Passo a Passo
Acesse o site Matrícula Fácil de seu estado; Faça um login com seu número de CPF ou R.A. e senha pré cadastrada (caso seja seu primeiro acesso, será obrigatório cadastrar uma senha válida);

Efetivando-se a inscrição de Transferência, o responsável deverá acompanhar a disponibilidade da vaga na rede pública pelo site de Consulta Pública: https://sed.educacao.sp.gov.br/ConsultaPublica/Consulta (Inserir RA e Data de Nascimento). Se houver vaga, o aluno será alocado.

MUDANÇA DE TURNO ESCOLAR DE ALUNO AMPARADA EM LAUDO MÉDICO – DIREITO À EDUCAÇÃO. A recusa de alteração do turno escolar de aluno, mesmo demonstrado por laudo médico o comprometimento de seu aprendizado, afeta o exercício do direito à educação, assegurado pela Constituição Federal.

Para prestar suas informações, é necessário acessar o sistema Educacenso, clicar na opção situação do aluno e preencher os dados solicitados. A senha para informar a situação do aluno é a mesma utilizada na coleta da matrícula inicial.

Alunos de 0 a 14 anos, do berçário ao 9 º ano, precisam fazer o cadastro com o CPF deles e dos pais, através do https://pdl.mt.mn.omegaeducacional.com. Também será possível fazer a pré-matrícula pelo site da prefeitura.

Creches públicas: 01 a 06 de dezembro de 2022 (alunos novos e transferências internas); Educação especial: 08 a 13 de dezembro de 2022 (alunos novos e transferências internas); Pré-escola: 04 a 08 de janeiro de 2023 (transferência interna); Ensino fundamental e EJA: 12 a 15 de janeiro de 2023 (transferência interna);