Como saber se tem spam no celular?

Perguntado por: ojordao . Última atualização: 3 de abril de 2023
4.8 / 5 15 votos

O Google, de olho nisso, anunciou uma nova ferramenta para seu aplicativo Google Messages que vai verificar o SMS e destacará se é uma mensagem autêntica ou se pode ser um spam suspeito. Agora, quando o usuário recebe um SMS de um número desconhecido, o aplicativo verifica se veio de uma empresa legítima.

O perigo do spam
Frequentemente, os e-mails de spam incluem links para sites (muitas vezes maliciosos) ou arquivos anexados para download. Em geral, afirmam melhorar a vida financeira ou profissional do leitor, mas o anexo ou link expõem o computador a um malware.

Como evitar que a sua mensagem chegue na caixa de spam

  1. Obtenha a permissão de seus leads e clientes. ...
  2. Mantenha o link de descadastro em seu email marketing. ...
  3. Envie conteúdos relevantes. ...
  4. Crie mensagens personalizadas. ...
  5. Segmente seus leads por interesses e comportamentos. ...
  6. Faça manutenção de sua lista de contatos frequentemente.

Excluir e-mails em "Spam"

  1. Abra o Gmail no computador.
  2. À esquerda, clique em Mais.
  3. Clique em Spam.
  4. Na parte superior, clique em Excluir todas as mensagens de spam agora. Você também pode selecionar e-mails específicos e clicar em Excluir definitivamente.

Os spams são mensagens com propagandas e ofertas de serviços que nem sempre o destinatário está interessado em adquirir. O Brasil é líder mundial de spam por ligação telefônica e a quantidade de conteúdo assim não para de crescer, inclusive em forma de SMS.

Pode remover um email da pasta Spam caso o tenha marcado incorretamente como spam:

  1. Num computador, abra o Gmail.
  2. Na parte esquerda, clique em Mais.
  3. Clique em Spam.
  4. Abra o email.
  5. Na parte superior, clique em Não é spam.

Frequência de eliminação de spam — O spam é excluído após 30 dias.

Isso provavelmente é um sinal das chamadas robocalls. Trata-se de ligações realizadas por robôs de centrais de telemarketing que estão tentando entrar em contato com você.

O Gmail identifica e-mails suspeitos automaticamente e os marca como spam. Quando você abrir a pasta "Spam", verá todos os e-mails que foram marcados como spam por você ou pelo Gmail. Cada e-mail terá um rótulo na parte superior que explica por que ele foi enviado para a pasta "Spam".

SPAM é a prática que consiste em utilizar meios eletrônicos para enviar mensagens que não foram solicitadas. Em geral, o objetivo do SPAM é fazer propaganda de produtos e serviços, mas também aplicar golpes, disseminar boatos e espalhar softwares maliciosos.

Sendo assim, a partir dos endereços sugeridos, envia spams para a sua caixa de entrada. Isso é comum de ser detectado quando o usuário recebe uma mensagem que não consta seu endereço nos campos 'Para:' ou 'Cc:'. Ou ainda, a mensagem é endereçada em seu nome, porém com diferentes pontos no endereço de e-mail.

A caixa de spam é "Pasta Lixo Eletrônico" onde são direcionados todas as mensagens que sua conta não tem na lista de remetentes.

Isso acontece devido a uma prática protetiva dos servidores de email, que utilizam filtros de spam para evitar que conteúdos indesejados cheguem com frequência para seus usuários.

Por enquanto, o único meio oficial para consultar a titularidade de um número é através do site Qual Empresa Me Ligou. No entanto, esse tipo de informação poderá chegar direto na tela dos celulares, permitindo que o consumidor identifique com maior precisão antes de atender a chamada.

A prática de realizar chamadas e depois desligar faz parte de um sistema das empresas de telemarketing que prende vários clientes ao mesmo tempo, mas em ligações centralizadas em um único operador. Por isso, nem sempre quando toca seu telefone você ouve um “alô” do outro lado.

Entre os aplicativos com essa finalidade, estão:

  1. Truecaller, disponível para Android e iOS;
  2. Whoscall, disponível para Android e iOS.

Esses spams podem ter diversas finalidades, como oferecer produtos, espalhar boatos ou listas indesejadas e, até mesmo, conter códigos maliciosos — nesse caso, são classificadas como phishing. Além disso, o que classifica uma mensagem como spam é o fato de ela não ter sido autorizada pelo receptor.

O spam geralmente é enviado por e-mail e distribuído por meio de mensagens de texto (SMS), redes sociais ou telefonemas. As mensagens de spam geralmente são e-mails promocionais inofensivos (embora irritantes). Mas, às vezes, o spam é um esquema fraudulento ou malicioso.

Todo o tipo de mensagem enviada em massa e sem a solicitação prévia dos destinatários é considerada SPAM.

Entre os mais populares, destacam-se o Truecaller e o Whoscall, disponíveis para iOS (iPhone), Android e com consulta Web (se não quiser baixar).