Como saber se tem larva no estômago?

Perguntado por: epaz . Última atualização: 18 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 3 votos

11 sintomas de vermes

  1. Dor abdominal frequente;
  2. Inchaço na barriga;
  3. Gases em excesso;
  4. Cansaço sem razão aparente;
  5. Coceira no ânus;
  6. Episódios de diarreia que intercalam com prisão de ventre;
  7. Fezes com pontos brancos;
  8. Perda de peso repentina;

Vários fármacos podem ser usados no tratamento da ascaridíase, as opções mais comuns são:

  1. Albendazol 400 mg em dose única.
  2. Mebendazol 100 mg, 2 vezes ao dia, durante 3 dias consecutivos.
  3. Levamisol 150 mg, em dose única.

O exame parasitológico de fezes, feito a partir da análise de uma amostra do material orgânico, detecta a presença de vermes no intestino e aponta sua respectiva classificação. Os resultados são essenciais para que o médico consiga prescrever o tratamento correto em cada caso.

Os sintomas de vermes intestinais surgem devido à ingestão dos ovos e cistos desses microrganismos que estão presentes na terra, carnes cruas ou superfícies sujas, e que se desenvolvem no intestino, provocando sintomas como barriga inchada, dor abdominal ou comichão no ânus.

Bicho Geográfico é o nome popular da Larva Migrans Cutânea, espécies que habita o intestino de cães e gatos contaminados.
...
Quais são os sintomas do Bicho Geográfico?

  • Coceira, que piora durante a noite;
  • Linhas vermelhas;
  • Inchaço;
  • Sensação de movimento debaixo da pele.

Dentre os vermes, os mais perigosos são o Shistosoma mansoni e a Wuchereria bancrofti, responsáveis respectivamente pela esquistossomose e a filariose. Os sintomas causados pela presença de parasitas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças.

Annita® age contra vermes por meio da inibição de uma enzima indispensável à vida do parasita. O mesmo parece ocorrer em relação aos protozoários, embora outros mecanismos ainda não totalmente esclarecidos possam estar envolvidos.

As fêmeas fecundadas no aparelho digestivo podem produzir cerca de 200 mil ovos por dia e os vermes adultos podem viver cerca de um ano.

Os vermes, parasitas e fungos se alimentam de açúcar; Evitar alimentos que sejam fermentados por leveduras (cerveja, vinho, pão, bolos…) e levedo de cerveja; SEGUIR AS RECOMENDAÇÕES POR 30 DIAS. Tomar a medicação indicada pelo médico – tratamento prolongado (não dose única).

Os sintomas das verminoses variam de acordo com o tipo do verme, no entanto, os sintomas mais comuns são: dor no abdômen, náuseas, vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso, anemia e problemas respiratórios.

As larvas permanecem sob a pele, valendo-se do tecido subcutâneo como fonte de alimentação. Caso não sejam extraídas, depois de aproximadamente 50 dias elas atingem a maturidade e caem no solo, onde dão andamento ao ciclo evolutivo até se tornarem insetos adultos.

Tratamento contras parasitoses intestinais promove melhora em poucos dias. “Em poucas horas, já começa a haver morte de parasitas, que podem até ser eliminados nas fezes a olho nu, dependendo do grau de infestação. Em alguns dias, já pode ser observada uma melhora dos sintomas”, afirma a infectologista Diana Ventura.

Isso é feito geralmente no hospital, com o médico sufocando as larvas (fechando o ferimento por completo) e, em seguida, utilizando uma pinça para puxar as larvas mortas uma a uma.

E quanto tempo leva para o albendazol fazer efeito? “O início da ação ocorre logo após a ingestão”, esclarece a farmacêutica. Como o medicamento também é indicado para crianças com mais de 2 anos, há a opção de suspensão oral, ou seja, em forma de líquido.

Medicamentos mais indicados: albendazol, mebendazol, tiabendazol, cambendazol, pamoato de pirantel e nitazoxanida.

“Os sintomas das verminoses e protozooses são parecidos e incluem desconforto abdominal, cólica, diarreia. Alguns protozoários, como a ameba, podem provocar uma diarreia com pus e sangue. Já a giardíase causa dor de estômago e diarreia”, afirma o médico.

Os principais sintomas associados as parasitoses intestinais são a diarreia, fraqueza, dor abdominal, náuseas e vômitos, anemia, perda de apetite, excesso de produção de gases e anorexia¹,². Sua contaminação se dá pela água ou pelo consumo de alimentos contaminados.

De acordo com especialistas, a maioria das larvas provenientes de insetos é comestível, portanto, esses animais geralmente não provocam nenhuma doença.