Como saber se tem íon?

Perguntado por: gmenezes . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

O íon é um átomo ou grupo atômico eletricamente carregado, ou seja, com uma rede de carga positiva ou negativa, com mais elétrons que prótons (carga negativa) ou com menos elétrons que prótons (carga positiva). Íons podem ser identificados com os sinais +, -, 2-, 2+...

Os cátions são íons positivos derivados da perda de elétrons por átomos neutros. Já os ânions são íons negativos formados pelo recebimento de elétrons por átomos neutros.

Íons são partículas, derivadas de átomos ou de moléculas, que possuem carga elétrica. Íons negativos apresentam excesso de elétrons. Já íons positivos apresentam deficiência de elétrons.

Átomos que ganham ou perdem elétrons são chamados de íons; Na maioria dos casos, o íon é formado a partir da perda ou ganho de elétrons em um átomo, há casos em que o número de prótons é modificado, mas isso é extremamente raro. Sendo assim, podemos estabelecer as seguintes relações entre o átomo e sua carga.

A ionização ocorre quando colocamos uma substância molecular (que não possui íons) na água e há uma reação com resultante formação de íons que conduzem eletricidade. A ionização é um fenômeno que ocorre quando uma substância molecular entra em contato com a água, reagindo e formando íons.

O íon é definido como um átomo eletrizado que ganhou ou perdeu elétrons; assim, o cátion e o ânion são considerados íons, nos quais os cátions, normalmente formados por metais alcalinos (família IA) e metais alcalinos terrosos (família IIA) da tabela periódica, apresentam carga positiva, na medida em que perdem um ou ...

Os íons são espécies químicas carregadas eletricamente, sendo formados quando um átomo ou um grupo de átomos perde ou ganha elétrons na sua eletrosfera. Se o átomo ganhar elétrons, ele torna-se um ânion, ficando com carga negativa.

Íons são um componente químico que resultam do processo de perda ou ganho de elétrons por meio de reações eletricamente carregadas. Este componente químico aparece nas reações a partir da necessidade do átomo de ter a mesma quantidade de prótons e elétrons.

O íon. Como visto acima, o átomo não estável sente necessidade de se ligar para alcançar a estabilidade elétrica entre positivos (prótons) e negativos (elétrons). Porém, certas vezes essas ligações não são possíveis e obtemos um átomo instável, com elétrons sobrando ou faltando. Isso é um íon.

Se tivesse ganhado três elétrons, sua carga seria -3, como acontece no caso do nitrogênio: N-3. Os íons negativos são chamados de ânions. Observe que ele possui um elétron na camada de valência (última camada eletrônica), assim, para ficar mais estável, esse elemento pode perder esse elétron.

– A solução para saber quais substâncias perdem ou ganham elétrons está na determinação do numero de oxidação (Nox) dos átomos dos elementos envolvidos no processo. Número de Oxidação (Nox) – É o número que indica o número de elétrons que um átomo ou íon perde ou ganha para adquirir estabilidade química.

Cátion e ânion
Dessa forma, todo cátion é representado pelo sinal +, o qual denota o seu maior número de prótons em relação ao número de elétrons.

Para determinar o número de prótons e elétrons, basta lembrar que o número atômico é igual ao número de prótons e ao número de elétrons. Logo, o átomo de ferro apresenta 26 prótons e 26 elétrons. Obs.: Como o número de elétrons é igual ao número de prótons, esse átomo apresenta 18 elétrons.

Compostos iônicos são aqueles que apresentam pelo menos uma ligação iônica entre seus componentes. Entre estes compostos temos, por exemplo, o cloreto de sódio (NaCl - sal de cozinha), o nitrato de sódio (NaNO3), o sulfato de sódio (Na2SO4), carbonato de cálcio (CaCO3), etc.

Cátion, Íon e Ânion entenda a diferença
Quando um átomo eletricamente neutro, perde ou ganha elétron, ele sai do seu estado neutro e passa a se tornar um íon, ou seja, passa a apresentar uma carga negativa (caso tenha ganhado elétrons) ou uma carga positiva (no caso de o átomo ter perdido elétrons).

Para descobrir o total de elétrons presentes no íon, adicione a carga ao número atômico. O N3-, por exemplo, possui uma carga -3, o que significa que ele tem três elétrons a mais do que um átomo neutro de nitrogênio. O número atômico do nitrogênio é sete, logo, o íon positivo possui dez elétrons.

Já os íons são formados quando átomos (ou até mesmo moléculas) perdem ou ganham elétrons. Isso porque os elétrons estão na região periférica do átomo, a eletrosfera, sendo facilmente retirados ou inseridos na estrutura.

Canais iônicos são proteínas presentes na membrana celular, responsáveis pelo transporte de nutrientes entre os meios extracelular e intracelular, procurando manter o funcionamento perfeito da vida celular e consequentemente da homeostasia no corpo humano.