Como saber se tem fungo na bexiga?

Perguntado por: ohernandes . Última atualização: 28 de abril de 2023
3.9 / 5 2 votos

° Urina com cheiro forte; ° Mal-estar geral; ° Dificuldade para segurar o xixi. A candidíase surge quando existe um crescimento excessivo de fungos na região íntima e, normalmente, é acompanhada da sensação de ardência ao urinar.

Alteração no pH da vagina, gestação ou mesmo uso prolongado de antibióticos são fatores que contribuem para a proliferação desse fungo. Além disso, a candidíase pode estar associada à baixa imunidade, uso de anticoncepcionais, corticoides e, principalmente, com a alimentação.

Quando a candidíase causa infecções mais graves, invadindo outros órgãos ou indo para a corrente sanguínea, mais exames são necessários. A candidíase aparece no exame de urina, por exemplo, quando ela invade o trato urinário, ou, quando ela se espalha pela corrente sanguínea, a candidíase altera o exame de sangue.

Candida Albicans tem sido citada como a espécie mais freqüentemente isolada em infecções urinárias por fungo, seguida de C. glabrata. O fato deste artigo apontar C. Tropicalis como a espécie mais freqüente pode estar relacionado a algum dado epidemiológico específico, como as doenças de base destes pacientes.

O exame micológico direto serve para diagnosticar infecções por fungos. Os fungos podem ser pesquisados em lesões de pele, cabelo, couro cabeludo, unhas ou secreções.

Pode levar a problemas mais sérios como perda de peso, mal-estar, diarreia, tosse seca, falta de ar e febre, por exemplo.

Candidíase do trato urinário
A cistite por Candida pode ser assintomática, provocando apenas alterações nas análises de urina ou pode ter sintomas semelhantes aos da cistite bacteriana, com dor para urinar e micção frequente.

Para isso, dilua uma colher de sopa de vinagre em água. Aplique o liquido embebido num algodão na região afetada e deixe agir por pelo menos meia hora. Em seguida, lave e seque bem. O iogurte natural é uma das dicas caseiras mais recomendadas pelos médicos, especialmente pelos ginecologistas.

Os sintomas da infecção urinária na bexiga mais comuns são:

  • necessidade frequente de urinar;
  • queimação ao urinar;
  • perda de urina, em alguns casos;
  • febre;
  • dor na parte inferior das costas;
  • aumento da vontade de urinar a noite e.
  • urina com aparência turva.

Beba muita água. O líquido ajuda a expelir as bactérias da uretra e da bexiga; Urine com frequência. Reter a urina na bexiga por longos períodos é uma contraindicação importante.

Beba bastante água: beber água ajuda a eliminar as bactérias do trato urinário. Urine com frequência: não segure a urina por muito tempo, isso ajuda a evitar a proliferação de bactérias na bexiga.

Hemoculturas são colhidas com frequência de recém-nascidos e bebês, que podem não apresentar os sinais e sintomas típicos de sepse. Hemoculturas positivas significam que há bactérias ou fungos na corrente sanguínea, que precisam de tratamento imediato, geralmente em um hospital.

Basicamente, o que difere a cistite de uma infecção urinária é a região em que está acometida pela doença. Na prática, as cistites se caracterizam pela inflamação da bexiga. Já a infecção urinária pode acometer todo o sistema urinário, desde os rins até a uretra.

Como tratar candidíase?

  • optar por roupas íntimas de algodão;
  • higienizar a região genital com água e sabonete neutro;
  • dormir sem roupa íntima;
  • evitar relações sexuais sem proteção durante o tratamento.

Caso uma paciente esteja tendo Infecção Urinária e Candidíase, a primeira coisa que deve ser feita é tentar realizar o diagnóstico dessas infecções, para descobrir se pode ser mesmo uma candidíase, uma infecção urinária, ou será que a candidíase levou uma irritação para urinar, gerando essa suspeita de infecção.

Urina é um subproduto líquido do corpo, tipicamente estéril (na ausência de doenças), secretada pelos rins, depositada na bexiga e excretado pela uretra. O metabolismo celular gera vários subprodutos, muitos ricos em nitrogênio, que precisam ser eliminados da corrente sanguínea.

Fluconazol trata e previne a Candidíase, de origem vaginal e balanite, bem como infecções na pele e unhas causadas pelos fungos do mesmo gênero.

O médico pode suspeitar da presença de uma infecção fúngica quando visualiza uma erupção cutânea avermelhada, inflamada ou escamosa numa das zonas frequentemente afetadas. em que o fungo específico pode crescer e ser identificado.

Geralmente, os sintomas se manifestam na forma de alterações na cor e na textura da pele, além de coceiras. Como os esporos dos fungos podem ser inalados, em alguns casos, podem surgir irritações no sistema respiratório como alergias, rinites e bronquites. Saiba mais sobre os Fungos.

Entretanto, alguns exames laboratoriais podem ser úteis para confirmar a infecção, identificar o fungo causador e orientar o tratamento:

  1. Exame microscópico de raspados das lesões, preparados com hidróxido de potássio (KOH). ...
  2. Cultura e testes de sensibilidade a antifúngicos.

Cryptococcus neoformans
Este fungo é encontrado no mundo todo e é um dos microrganismos que mais causam doenças em pessoas com HIV/Aids. Cerca de 180 mil óbitos por ano são atribuídos a este fungo, segundo a OMS.