Como saber se tem fezes acumuladas no intestino?

Perguntado por: rperes . Última atualização: 8 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

O diagnóstico pode ser feito a partir da avaliação dos sintomas pelo médico, além do exame físico do paciente. Para identificar a obstrução, é realizado o exame de colonoscopia, que consiste na captura de imagens do intestino grosso e da parte final do intestino delgado.

Sinais e sintomas de obstipação

  • Fezes duras e secas;
  • Dor, inchaço abdominal e flatulência;
  • Náuseas e vómitos;
  • Sensação de que a evacuação não é feita completamente.

O acúmulo de fezes pode ativar inflamações e ulcerações na mucosa do intestino grosso e do reto. Além de causar diarreias, hemorragias e cólica, esta é uma doença crônica – o que significa que demandará tratamento para o resto da vida.

Leia este texto e confira 5 sinais que seu intestino não está fazendo uma boa digestão.

  • 1 – Prisão de ventre.
  • 3 – Diarreia.
  • 4 – Mudanças na frequência de evacuação.
  • 5 – A cor das fezes.

As fezes têm uma grande quantidade de fibras em sua composição, portanto, manter uma alimentação rica em fibras auxilia a melhorar o funcionamento intestinal e deixar as fezes mais moles. Além disso, a ingestão de água é muito importante, já que a água ajuda a amolecer as fezes.

Clisterol: Este medicamento é um agente hiperosmótico, que possui propriedades de lubrificação e umedecimento. Promove a evacuação fecal, pois atrai água para o intestino.

Antes de mais nada, é preciso saber que alimentos ricos em fibras como ameixa, abóbora, aveia, chia, laranja e mamão contribuem para a formação do bolo fecal servindo como laxante.

O reto é a seção do trato digestivo acima do ânus, onde as fezes são mantidas antes de serem expelidas... leia mais ). Em geral, o reto permanece vazio, pois, antes de chegarem ao reto, as fezes ficam armazenadas no cólon descendente.

36 horas

As fezes então são armazenadas em um local específico do intestino até serem evacuadas. Por incrível que pareça, esse processo de movimentação no intestino grosso dura cerca de 36 horas. Você deve estar pensando por que simples fezes levam tudo isso de tempo para irem embora do corpo.

Essa é uma pergunta comum, mas a resposta pode surpreender muitas pessoas. O intestino humano pode armazenar até 4,5 quilos de fezes, dependendo do tamanho e da capacidade de cada pessoa.

A constipação intestinal está entre as doenças funcionais do intestino mais comuns, onde cerca de 80% das pessoas sofrem com esse problema. Porém, o que muitas delas não sabem é que ficar mais de 3 dias sem ir ao banheiro não deve ser considerado normal, muito pelo contrário, deve ser investigado e tratado.

Beber água morna com limão logo pela manhã; Fazer massagem na barriga; Estabelecer uma rotina de horários disciplinada para se alimentar, se exercitar e evacuar; Ingestão maior de probióticos para recuperar a flora intestinal.

Os sintomas típicos das DIIs incluem dores no abdome, cólicas intestinais (que variam de intensidade de acordo com o quadro do paciente), sangramento retal e cansaço. Entre 25% e 40% dos casos também apresentam dores nas articulações, inflamação nos olhos, problemas renais, pancreáticos,hepáticos, e fraqueza.

Sinais de alerta. As alterações na cor e consistência das fezes não devem ser menosprezadas, sobretudo quando acompanhadas de outros sintomas como a perda de peso ou dores abdominais. O odor também pode indiciar a presença de tumores, sangue ou gordura.

O tratamento ideal para quando o cocô fica preso é indicado pelo médico coloproctologista. Em alguns casos, é necessário usar laxantes ou supositórios. Em situações extremas, pode ser necessário fazer lavagem intestinal ou a remoção manual das fezes!