Como saber se tem estelionato no meu nome?

Perguntado por: iguterres . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 4 votos

Caso esse tipo de situação aconteça com você, a principal orientação é conectar-se ao site Registrato do Banco Central. Nessa plataforma, o cidadão consegue monitorar a utilização de seu CPF para saber se foram realizadas aberturas de contas, empréstimos ou solicitados demais serviços.

Como bloquear o seu CPF
Em seguida, entre com sua conta do Gov.BR; Na sua página de perfil, role para baixo até encontrar a opção “Proteção de CPF”; Confira se o número de seu CPF e nome completo estão corretos. Por fim, clique em “Bloquear CPF”.

Saiba o que alguém pode fazer com seu CPF
É possível que o CPF esteja sendo utilizado indevidamente por terceiros quando a vítima recebe cobranças de dívidas desconhecidas, compras e empréstimos não realizados pelo titular. A situação pode agravar e até acarretar ter o nome negativado por endividamento.

Acesse o site do Registrato
O Registrato é um recurso disponibilizado pelo Banco Central do Brasil (BACEN) que fornece dados e informações sobre a vida financeira. Com ele, você poderá consultar seus empréstimos, bancos onde possui conta, chaves Pix, operações de câmbio realizadas e mais.

Desse modo, caso a negativação do seu nome seja indevida, você deve comprovar essa negativação diretamente com a empresa, depois de apresentar para a empresa o print da página que mostra a dívida junto do seu CPF, nos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa.

Crimes de falsidade ideológica e contratação de serviços
Caso você não possua histórico de crédito negativo ou pendências financeiras, a partir daí é possível abrir uma conta de telefonia, por exemplo, o que geraria um comprovante de residência falso, e assim dando abertura para mais oportunidades de golpes.

Acesse o Registrato com Conta gov.br, nível prata ou ouro. O Registrato é um sistema em que você consulta, de graça, empréstimos em seu nome, bancos onde tem conta, chaves Pix cadastradas, dívidas com órgãos públicos federais, cheques sem fundos e dados de compra ou venda de moeda estrangeira.

Em resumo, os dados pessoais só podem ser coletados com o consentimento do titular, que precisa ser informado da finalidade da coleta. É do titular o direito de acesso aos dados coletados, assim como a solicitação de correção de informações, de exclusão, de portabilidade ou de revogação do consentimento.

A forma mais comum é realizar a consulta do CPF regularmente, e isso pode ser feito por meio do site do Serasa, empresa brasileira de análises e informações para decisões de crédito e apoio a negócios.

Se a preocupação for financeira, o melhor a se fazer é monitorar regularmente seu CPF nos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC Brasil. Na Serasa, os consumidores e as empresas podem solicitar de graça uma lista de quem consultou o seu CPF ou CNPJ nos últimos 24 meses.

Colocar o CPF na nota fiscal ao realizar suas compras em nada irá repercutir no seu SCORE, ou seja, sua pontuação não irá aumentar e tampouco diminuir. Algumas pessoas colocam o CPF na nota apenas em compras grandes, dizendo que valores muito baixos irão diminuir o SCORE.

Não. Não é possível consultar a chave Pix de outra pessoa.

Perigos em informar o CPF
Com esse tipo de dados em mãos, pessoas mal-intencionadas podem gerar grandes prejuízos financeiros fazendo compras de produtos, solicitações de cartão de crédito, entradas em financiamentos, entre diversas outras ações em nome das vítimas – que nem sonham que podem estar levando um golpe.

Um caminho para contornar a situação é o Registrato, sistema do BC que fornece um extrato das informações de uma pessoa com instituições financeiras. A ferramenta permite a consulta online do histórico de pessoa física ou jurídica em bancos e financeiras.

Não. A prisão civil por dívidas, de acordo com a Constituição Federal, somente é possível nos casos que envolvem a falta de pagamento voluntária e inescusável de alimentos e de depositários infiéis. Portanto, dever no cartão de crédito, cheque especial, financiamento, empréstimos etc., não é crime e não leva à prisão.

Por mais que uma dívida possua 5 anos e fique caduca, o nome do inadimplente só pode sair da lista de negativados caso não possua outras dívidas pendentes. No entanto, caso você possua apenas uma dívida e ela já tenha caducado, mas ainda assim seu nome esteja na lista dos birôs de crédito, é possível recorrer.

cinco anos

O prazo máximo que o nome deve ficar “sujo” é de cinco anos, sendo que a partir desse período, ainda que a dívida não tenha sido paga, o nome do devedor tem que ser retirado do cadastro. Para saber se seu nome está negativado no SPC basta consultar a situação do CPF pela internet ou se dirigir aos órgãos competentes.

Ao consultar seu CPF, é possível verificar informações das mais variadas. Negativação de crédito, empresas abertas em seu nome, ações judiciais e uma série de outros dados são disponibilizados.

Quando alguém tem acesso ao seu CPF, pode utilizar suas informações pessoais sensíveis para realizar a abertura de contas bancárias fraudulentas, obter empréstimos e financiamentos em seu nome, evadir impostos e realizar transações comerciais indevidas.