Como saber se tem dinheiro a ser resgatado?

Perguntado por: axavier . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.3 / 5 5 votos

A consulta para saber se tem 'valores a receber' e o resgate do dinheiro podem ser feitos pelo site valoresareceber.bcb.gov.br do Banco Central (BC) a partir de hoje.

Faça login com sua Conta gov.br. Para valores de pessoa física, por causa do sigilo bancário, sua Conta gov.br precisa ser de nível prata ou ouro. Para valores de pessoa jurídica, precisa ter Conta gov.br com o CNPJ vinculado (qualquer tipo de vínculo, exceto Colaborador).

Desde o dia 28/2 é possível consultar se há valores a receber no sistema financeiro. Para acessar o Sistema Valores a Receber (SVR), saber qual o valor disponível e solicitar sua transferência você vai precisar da Conta gov.br nível prata ou ouro. Todos os serviços do Valores a Receber são totalmente gratuitos.

Para fazer a consulta e solicitar o saque, basta acessar "valoresareceber.bcb.gov.br/publico" e informar o número do seu CPF ou CNPJ da sua empresa. Após visualizar o valor exato a receber, o cidadão deve fazer login com sua conta gov.br e escolher uma chave Pix, meio pelo qual será feita a devolução.

O Banco Central ressalta que o único site no qual é possível fazer a consulta e saber como solicitar a devolução dos valores para pessoas jurídicas ou físicas, incluindo falecidas, é o https://valoresareceber.bcb.gov.br.

Brasileiros com contas bancárias antigas, que fizeram algum consórcio ou tiveram tarifas cobradas indevidamente em algum momento poderão receber de volta esse dinheiro "esquecido" em bancos e financeiras por meio do Banco Central.

Como saber se eu tenho dinheiro no Caixa Tem?

  1. Acesse sua conta Caixa Tem;
  2. Na página inicial clique em “Mostrar Saldo”, no topo da tela;
  3. Confira os valores. Se quiser mais detalhes, vá em “Extrato” para ver a movimentação da conta.

O saque do 'dinheiro esquecido' em bancos pode ser feito a partir desta terça-feira (7) no Sistema de Valores a Receber (SVR), do Banco Central (BC), pelo site valoresareceber.bcb.gov.br.

Como verificar as informações no Registrato?

  1. Faça login em no site Registrato;
  2. Irá aparecer uma série de relatórios que podem ser consultados, escolha o que você deseja e clique em “Consultar”;
  3. Aceite os Termos de ciência e responsabilidade;
  4. Vá em “Gerar Relatório”;
  5. Irá aparecer todos os dados do relatório.

Caso você apenas queira saber se a sua conta aberta ainda está ativa, é possível consultar a conta pelo seu cartão e senha em um caixa eletrônico. E, com a senha, também pode-se consultar esta mesma questão pelo Internet Banking Caixa.

O Sistema de Valores a Receber (SVR) será reaberto em 7 de março, às 10h, e trará novidades importantes, como impressão de telas, sala de espera virtual e consulta de valores de pessoa falecida.

Pessoas que utilizaram o cartão de crédito por um tempo têm direito de resgatar uma parte dos valores gastos; O governo cobrou uma tarifa maior do que devia pelo uso do cartão, e agora existe a chance de recuperar esse valor.

Pelo site oficial valoresareceber.bcb.gov.br, é possível consultar se existem valores parados em seu nome em alguma instituição financeira e, a partir daí, resgatar.

Acesse o Registrato com Conta gov.br, nível prata ou ouro. O Registrato é um sistema em que você consulta, de graça, empréstimos em seu nome, bancos onde tem conta, chaves Pix cadastradas, dívidas com órgãos públicos federais, cheques sem fundos e dados de compra ou venda de moeda estrangeira.

A consulta do valor a receber e a transferência do dinheiro através do GOV.BR pode ser feita de qualquer lugar, até mesmo do sofá de casa, de forma prática, rápida, segura e cômoda”, destaca o secretário de Governo Digital do MGI, Rogério Mascarenhas.

Para você verificar se o valor foi depositado, basta acessar a opção Extrato ou Mostrar Saldo. Após confirmado o depósito, o valor fica disponível em sua conta. Você também pode receber dinheiro no seu CAIXA Tem de outra conta CAIXA.

A partir de hoje (28), às 10h (horário de Brasília) volta a funcionar o serviço do Banco Central que permite consultar se você tem dinheiro esquecido em bancos e instituições financeiras. Essa consulta, que estava suspensa desde de maio de 2022, pode ser feita no site valoresareceber.bcb.gov.br.