Como saber se tem descendência cigana?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Para saber se a pessoa tem mesmo sangue cigano, existe um ritual onde deve-se caminhar descalço por uma ardente passarela de brasa. Aqueles que verdadeiramente possuírem sangue cigano e tiverem o dom de levar essa vida cheia de magia, geralmente não se queima.

  1. FORMULÁRIO M.
  2. DECLARAÇÃO COMPROBATÓRIA DE PERTENCIMENTO ÉTNICO E RESIDÊNCIA EM COMUNIDADE CIGANA.
  3. Carimbo e Assinatura da Associação Estadual Cultural de Direitos e Defesas dos Povos Ciganos.

Estima-se que aqui vivam aproximadamente 500 mil pessoas integrantes de povos ciganos distribuídos em pelo menos três etnias: Calon, Roma e Sinti. Dados do IBGE apontam que em 2014, 337 cidades abrigavam acampamentos ciganos, em 21 Estados. A maior concentração de acampamentos situa-se em Goiás, Bahia e Minas Gerais.

A alma cigana é alegre por natureza, guerreira e forte por nobreza… A alma cigana carrega sua bagagem por através dos séculos, trazendo inúmeras histórias de vida… A alma cigana adora mudar, inovar, inventar, fazer as coisas com as próprias mãos, tudo fruto de sua imensa criatividade…

Uma das principais características dos ciganos é o nomadismo. Situados em acampamentos em diversos países, este povo tem a capacidade de adaptação em muitas culturas e sistemas econômicos.

Optchá é uma das saudações ciganas mais populares, principalmente na Umbanda. Em Romani a palavra significa “salve!”.

Perseguição. O fato de não terem registros históricos, o que impedia a organização de uma árvore genealógica, associado aos hábitos nômades, abriu precedentes para que os ciganos fossem considerados “impuros” por muitos séculos.

Art. 2º Considera-se cigano o indivíduo que se autodeclara e é reconhecido por outros indivíduos e/ou coletivos ciganos como ciganos, considerando sua consanguinidade e genealogia, podendo ou não apresentar uma cultura distinta da sociedade nacional.

Não há uma religião cigana. Ciganos são uma etnia e adotam as religiões dos países onde vivem. No Brasil, há ciganos católicos, espíritas, umbandistas e evangélicos. cntudo, há uma religiosidade intriínseca à vida dos ciganos.

É pertencer a uma etnia milenar surgida em solo hindu, onde é hoje o Paquistão. Por isso, ninguém pode se “converter” e virar cigano. Só nascer cigano. Esse povo começou a migrar para outros países em 1.000 a.C. e se espalhou pelo mundo.

No Brasil, cerca de 800 mil a um milhão de pessoas se identificam como ciganos, de acordo com IBGE. A comunidade em Minas Gerais está representada, em sua maioria, pela etnia Calon. É a mais numerosa e a primeira a chegar ao país, no século XVI, como degredados de Portugal.

O chai romanô é o chá cigano, bebida sagrada do povo cigano. É feito de vinho suave, com suco de laranja acompanhado por especiarias como cravo, canela, aniz estrelado, alecrim, sálvia, hortelã, mais açúcar melado.

Deliciosas e nutritivas, as frutas são poderosos meios de atrair energia positiva para sua vida. As frutas estão presentes nas festas e rituais ciganos, também são usadas em chás, banhos e em encantamentos para atrair positividade, sorte, prosperidade, sucesso nos negócios, amor, boa saúde e muito mais.

A falta de estudo e a vida à margem os empurram cada vez mais para a criminalidade, o que alimenta as visões deturpadas e generalizadas que sobrevivem desde os primeiros contatos entre ciganos e europeus. Enquanto não forem compreendidos, eles se mudarão e começarão tudo de novo.

A saudação usada para o Povo Cigano é “Optchá” e “Alê Arriba”.

Eles também atendem pelos nomes das etnias às quais pertencem, que, no País, são três grandes grupos: Rom (com diversos subgrupos), Calon e Sinti. O indicado é chamar cada um(a) pelo nome com que ele(a) próprio(a) se identifica.

As festas ciganas costumam durar um dia inteiro, e um casamento cigano segue o mesmo ritmo de eventos que podem durar dias. É uma festa bonita e tradicional onde predominam as cores e a alegria. É uma questão de honra, para qualquer família cigana, casar os filhos de acordo com a tradição do seu povo.