Como saber se tem corpo estranho na garganta?

Perguntado por: rcastro . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 14 votos

Os sintomas típicos incluem respiração ofegante, asfixia, dificuldade em respirar, coloração azulada da face e uma tosse persistente. Se o objeto estiver causando um bloqueio importante nas vias aéreas, estes sintomas ocorrem de repente e requerem tratamento imediato em um departamento de emergência.

De uma maneira geral, sempre se recomenda aumentar bastante a ingestão de água, independente da causa. Muitas vezes, as pessoas vêm com receitas de mel e ele não vai fazer mal, mas não se prescreve o mel para o pigarro.

Corpos estranhos esofágicos causam disfagia e, às vezes, levam à perfuração. O diagnóstico é clínico, mas podem ser necessários exames de imagem e endoscopia.

Na maioria dos casos, é decorrente de um linfonodo, também chamado de gânglio linfático, que encontra-se aumentado ou com inchaço. Essa condição é popularmente conhecida como íngua. Podem ser indolores ou causar alguma dor ou desconforto.

Corpos estranhos na garganta representam emergências comuns na prática otorrinolaringológica. Corpos estranhos comuns incluem: moedas, pedaços de ossos, espinha de peixe, unhas, botões, dentaduras, brincos, correntinhas, pregos e agulhas1-3. Há pouquíssimos casos relatados de corpos estranhos nas amígdalas.

“Tosse persistente espasmódica, chiado no peito, falta de ar súbita e rouquidão são sinais sugestivos de que pode ter ocorrido aspiração de corpo estranho.

Como proceder perante uma obstrução da via aérea?

  • Enquanto a vítima conseguir tossir, encoraje a tosse na tentativa de expelir o corpo estranho;
  • Se resolver, avalie a situação e recorra a um serviço de saúde se necessário;
  • Se a vítima não conseguir tossir, aplique cinco pancadas nas costas:

Se tiver algum sinal de dor de garganta ao engolir, febre, dores pelo corpo, prostração, inchaço dos gânglios linfáticos, rouquidão e mau hálito, procure um especialista para identificar o problema, uma vez que a dor de garganta é um sintoma de muitas causas diferentes, e cada paciente terá um tratamento mais adequado.

Faça gargarejos com água salgada em temperatura ambiente por 30 segundos após as refeições. Isso pode ajudar tanto a desalojar as pedras quanto a aliviar qualquer dor decorrente de sua presença; Use um fio dental de água (também chamado de Waterpik) para ajudar a remover suavemente a pedra da amígdala.

Segundo ela, “para pessoas adultas, costumamos fazer a manobra de Heimlich. Colocar a mão em punho sobre o estômago e com força dar um golpe de baixo para cima. A força desse movimento possibilita que o paciente consiga expelir esse corpo estranho que está em via aérea”, disse.

R$155

consulta esse exame sai pelo valor de R$155.

Relatos na literatura de complicações devidas à ingestao de corpos estranhos durante a dieta são frequentes. Os ossos de frango e peixe e palitos-de-dente estao entre os mais comuns. A maioria dos corpos estranhos ingeridos passa, em até uma semana, por todo o trato gastrointestinal (TGI) sem qualquer intercorrência.

Garganta: sensação de sufocamento
Para algumas pessoas, os sintomas físicos de ansiedade estão concentrados na região da garganta: a incapacidade de engolir, respirar ou respirar normalmente. Algo como uma sensação desagradável de sufocamento.

Geralmente, a dor na nuca e no pescoço são sintomas de problemas emocionais, como tensão, estresse e ansiedade.