Como saber se tem BPA?

Perguntado por: abaptista . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Para saber se o item tem BPA, basta verificar o rótulo. Caso o material seja policarbonato, ou tenha o números 3 ou 7 junto ao símbolo da reciclagem, é melhor evitar. Plásticos transparentes e mais duros, quando não contam com nenhuma identificação no símbolo da reciclagem, também costumam levar o BPA.

As aplicações a base de bisfenol A, pelas propriedades conferidas ao material por essa substância, são muitas. Entre elas estão DVDs, computadores, eletrodomésticos, revestimentos para latas de comida e bebida, mamadeiras, brinquedos, talheres descartáveis, entre outros.

policarbonatos

A substância conhecida popularmente por bisfenol A (BPA) é utilizada principalmente na fabricação de plásticos policarbonatos e vernizes epóxi.

A presença do BPA pode ser identificada a partir dos símbolos de reciclagem do plástico. Procure pelos números 3 (PVC) e 7 (outros) nas embalagens, por exemplo.

Como saber se a embalagem plástica contém BPA, ftalatos ou estireno? Se na embalagem plástica, na parte em que é possível encontrar aquele símbolo de reciclagem, houver os números 3 ou 7, é porque contém o bisfenol A, ftalatos ou estireno. Portanto, observe atentamente antes de comprar ou utilizar estas embalagens.

Quando aparece o número 7, significa que o plástico em questão não pode ser caracterizado por nenhum dos outros 6 tipos citados anteriormente. Nessa categoria, estão todos os outros polímeros, daí a dificuldade de se apontar exatamente de qual material é feita aquela embalagem de plástico.

O polipropileno é um dos plásticos que não faz mal à saúde.
Isso ocorre por ele ser o único composto que é livre de BPA, um composto usado na fabricação de policarbonato. A ausência do BPA faz com que o polipropileno seja mais seguro para o ato de acondicionar alimentos.

Portanto, todos os produtos comercializados pela empresa são BPA Free, o que significa que são feitos de maneira 100% livre do Bisfenol A e que ainda que aquecidos não vão liberar de forma alguma este componente químico.

policarbonato

O Bisfenol A (BPA) é um composto utilizado na fabricação de policarbonato, um tipo de resina usada na produção da maioria dos plásticos.

O Policarbonato (PC) mais utilizado é o Bisfenol A (BPA), é empregado em embalagens de alimentos em geral, óculos de sol, cd's, etc. Já está comprovado que a presença de BPA no organismo está associada a doenças cardiovasculares e diabetes, portanto este plástico pode trazer danos à nossa saúde.

Se você está se perguntando qual plástico pode ir ao microondas, a resposta é: polipropileno. O plástico polipropileno é o tipo de plástico que é seguro para usar no microondas, desde que você verifique se o recipiente tem o símbolo de “microwave safe” nele, ou o número 5 dentro de um triângulo.

4: polietileno de baixa densidade : PEBD ou LDPE
Os sacos de plástico, como os utilizados para a limpeza, armazenamento de alimentos, algumas sacolas de supermercado, são frequentemente feitas de polietileno de baixa densidade (LDPE). O número 4 indica que o produto é feito a partir de LDPE.

Os sete símbolos de reciclagem de plástico

  • Número 2 – PEAD – Polietileno de Alta Densidade. ...
  • Número 3 – PVC – Policloreto de Vinila. ...
  • Número 4 – PEBD – Polietileno de Baixa Densidade. ...
  • Número 5 – PP – Polipropileno. ...
  • Número 6 – PS – Poliestireno. ...
  • Número 7 – Outros.

Na prática, uma das formas de identificar os tipos de plásticos é pela aplicação. Por exemplo, um tubo de água ou esgoto geralmente é feito de polímero PVC, copos descartáveis normalmente são feitos em PS ou PP. Então, dependendo da aplicação já é possível ter noção de qual tipo de plástico é feito o produto.