Como saber se tem bicho de porco na cabeça?

Perguntado por: ebittencourt . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Quais os sintomas?

  1. Neurocisticercose. Cisticercos localizados no cérebro: Dores de cabeça frequentes; Convulsões; Confusão mental.
  2. Pode se localizar na musculatura ocasionando: Inchaço; Inflamação; Dificuldade nos movimentos.
  3. Cisticercose ocular: Pode levar a cegueira.

No caso da cisticercose, o diagnóstico costuma ser feito através de exames de imagem, como a tomografia computadorizada ou a ressonância magnética do crânio, que conseguem identificar os cisticercos alojados no sistema nervoso central.

Cisticercose é a infecção causada pela forma cística da tênia do porco, Taenia solium, e a neurocisticercose é quando ocorre o acometimento do sistema nervoso central (SNC).

A verminose pode ser percebida por sintomas como dor abdominal, diarreia, perda de peso, flatulência (gases) e constipação (prisão de ventre), ou pela eliminação espontânea proglotes (segmentos) dos vermes nas fezes.

Como a carne de porco pode conter toxinas e vermes, é importante que seja muito bem cozida em alta temperatura, sendo que o recomendado é 70ºC. Isso é o suficiente para matar os possíveis vermes.

PRINCIPAIS SINTOMAS:

  • Dores de cabeça contínuas;
  • Dificuldade de locomoção;
  • Cegueira ou distúrbios da visão quando a larva se localiza no olho;
  • Demência, convulsões e até mesmo a morte, quando a doença não é tratada e a larva está localizada no sistema nervoso.

Dectomax 50ml é parasiticida injetável indicado para suínos, bovinos e ovinos. Assim uma aplicação é bastante eficaz para o controle de vermes redondos e artrópodes que comprometem a saúde de seu animal. Além de comprometer sua carne após o abatimento.

O diagnóstico da cisticercose pode ser feito com exames de imagem como radiografias, tomografias, ultrassom ou ressonância magnética, assim como com o exame do líquido cefalorraquidiano no cérebro ou exames de sangue.

Caso a tênia esteja no cérebro, o quadro pode ser de neurocisticercose e os sintomas podem incluir dores de cabeça, convulsões e confusão mental. Em outras partes do corpo, pode causar inchaço na região, dor e inflamação.

A ferida do berne costuma ser pequena, como um buraquinho na pele que elimina um pus ou mesmo uma secreção mais amarelada.
...
Entre outros sintomas do berne, podemos destacar:

  1. dor intensa;
  2. sensação de pontadas ou mesmo de picadas no local do ferimento;
  3. coceira;
  4. inchaço e mudança de cor no local do ferimento.

Diagnóstico da neurocisticercose
Além de anamnese e exame físico neurológico detalhado, recomenda-se um estudo de imagem do sistema nervoso central (SNC), tomografia computadorizada (TC) com contraste ou ressonância magnética (RMN); além disso o teste enzyme-linked imunotransfer blot (EITB) pode ajudar na confirmação.

A técnica imunoenzimática (ELISA) vem sendo descrita para a detecção de anticorpos específicos e antígenos de cisticerco circulantes em amostras de fluidos biológicos, incluindo soro, liquor ou urina.

O diagnóstico de neurocisticercose baseia-se na análise dos exames de neuroimagem (tomografia computadorizada e ressonância nuclear magnética) e no exame do líquido cefalorraquiano.

Dentre os vermes, os mais perigosos são o Shistosoma mansoni e a Wuchereria bancrofti, responsáveis respectivamente pela esquistossomose e a filariose. Os sintomas causados pela presença de parasitas podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças.