Como saber se tem anemia pelos dedos?

Perguntado por: iagostinho2 . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.7 / 5 16 votos

A anemia causa baixos níveis de hemoglobina, e é isso o que o aplicativo busca nas fotos de unhas: ele analisa a cor e alguns dados da ponta dos dedos e consegue identificar os níveis de hemoglobina, e, consequentemente, a presença ou não de anemia.

O paciente com anemia pode se queixar de fraqueza, indisposição, falta de ar, tontura, palpitação, cefaleia, palidez de pele e mucosas, enfraquecimento dos cabelos e unhas. Caso a anemia seja discreta, os sintomas terão intensidade correspondente, sendo mais frequentes e intensos nos casos das anemias mais graves.

Como saber se estou com anemia pelos olhos? Os olhos também dão sinais de que você está com anemia. Mucosas na parte interna do olho, olho amarelado ou conjuntiva (abaixo do olho) pálida, podem indicar hemoglobinas baixas e um diagnóstico positivo de anemia.

Sinais e sintomas da anemia

  • Palidez na pele e mucosas (parte interna do olho e gengivas);
  • Apatia;
  • Cansaço generalizado;
  • Falta de apetite;
  • Sonolência;
  • Tontura;
  • Falta de ar;
  • Taquicardia ou palpitações.

No geral, manifesta-se dor forte pelo corpo, provocada pelo bloqueio do fluxo sanguíneo e pela falta de oxigenação nos tecidos, icterícia (olhos amarelos), palidez, fadiga intensa, infecções, inchaço nos pés, feridas nas pernas, falta de ar e alterações neurológicas e no funcionamento dos rins.

Um Teste Laboratorial Remoto, conhecido pela sigla de TLR é, segundo a RDC 302/2005 da Anvisa, um teste realizado por meio de um equipamento laboratorial situado fisicamente fora da área de um laboratório clínico.

Anemia aplástica
Esse tipo é uma doença autoimune, em que a medula óssea diminui a produção de células sanguíneas. Alguns dos principais sintomas são hematomas frequentes, manchas roxas na pele e sangramentos que demoram a parar.

As pessoas com anemia podem se sentir mais cansadas do que o normal, pois o seu coração deve trabalhar mais para suprir o oxigênio ao seu corpo. A fadiga, a falta de ar, a pele pálida, a perda de peso, podem ser os sintomas da anemia, mas não são muito específicos.

Portanto, na anemia, a pele e as mucosas recebem menos sangue, e o sangue que chega está diluído por haver falta de hemácias. Além da palidez, a pele também pode ficar mais fria.

No caso das anemias carenciais, a deficiência de ferro e de ácido fólico deve ter na sua reposição uma dieta mais rica em carnes vermelhas, vegetais – folhas verdes, beterraba, alimentos de milho, feijão, cereais e frutas ricas em vitamina C, que ajudam na absorção do ferro.

Os sintomas da enfermidade incluem cansaço, sonolência, fraqueza, unhas fracas, queda de cabelos, falta de apetite, palidez da pele e das mucosas. O diagnóstico pode ser obtido por avaliação clínica e exames como o hemograma e perfil de ferro.

Não podemos nos esquecer que ferro é o componente da hemoglobina que retém o oxigênio do sangue. Portanto se o ferro está baixo, a oxigenação dos órgãos e tecidos (inclusive o cérebro) diminui. Uma menor oxigenação pode estar por trás dos sintomas de dor de cabeça e enxaqueca.

As pessoas que sofrem de anemia por deficiência de vitamina B12 podem ter que tomar suplementos vitamínicos que contenham vitamina B12 durante toda a vida. O ácido fólico pode ser tomado em forma de comprimido, uma vez por dia.

Atenção: evite alimentos ricos em fosfatos, polifenóis, taninos e cálcio, elementos que podem inibir a absorção do ferro. Ao consumir alimentos ricos no mineral, deixe de lado café, chás, mate, leite e derivados.

A anemia ferropriva é um quadro grave, podendo colocar o paciente em risco se a hemoglobina estiver abaixo de 11 g/dL para mulheres e de 12 g/dL para homens, o que impede a realização de cirurgias. A doença é mais frequente em mulheres e crianças, vegetarianos ou pessoas que realizam doações de sangue com frequência.

A adesão ao tratamento deve ser mantida durante aproximadamente 6 meses depois de o exame de sangue acusar níveis normais de ferro no organismo.