Como saber se tem amianto no corpo?

Perguntado por: tduarte . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 14 votos

Os sintomas são falta de ar, emagrecimento, dores nas costas e pernas, entre outros. Com a evolução da doença, mesmo atividades triviais, como pegar um copo d'água na cozinha, podem se tornar difíceis.

Respirar o ar contendo suas fibras pode causar câncer e outras doenças. No Brasil, desde 1995, a Lei nº 9.055, que regulamenta a extração, industrialização, utilização e transporte do amianto, vetou o uso de todos os tipos pertencentes ao grupo dos anfibólios, deixando uma lacuna em relação ao amianto branco.

Entre os principais materiais encontrados em edificações mais antigas que são feitos de amianto, podemos citar:

  • fitas de isolamento térmico;
  • chapas de revestimento;
  • vedações hidráulicas;
  • tecidos isolantes;
  • caixas d'água;
  • telhas;
  • tubos.

O amianto não possui propriedades visíveis, i.e., sabor ou cheiro, e as respostas (a nível da saúde) à sua exposição não são imediatas, sendo que o período de latência é cerca de 30 anos, em média.

“O amianto foi usado em mais de três mil tipos de produtos. Telhas, tubulações, divisórias, foros, pisos, revestimentos, caixas de água e outros materiais da construção civil.

Tratamento da asbestose
Não existe tratamento para curar asbestose. A fibrose que ocorre nos pulmões é irreversível e o tratamento se limita a descontinuar a exposição ao amianto, evitar o tabagismo – que acelera a destruição dos pulmões – e administração de oxigênio naqueles com falta de ar importante.

As carnes processadas estão classificadas no GRUPO 1 de carcinogênicos. Significa que já há evidência suficiente de sua ligação com o aumento do risco de câncer, e as coloca no mesmo patamar de carcinógenos conhecidos, como tabaco, amianto e fumaça de óleo diesel.

O talco é extraído da terra e é encontrado em camadas próximas às do amianto, que é um material conhecido por causar câncer. Uma investigação de 2018 da agência de notícias Reuters afirmou que a J&J sabia há décadas que o amianto estava presente em seus produtos de talco.

As fibras de amianto são apontadas por serem responsáveis pelo aumento do risco de câncer de pulmão, principalmente em colaboradores que são expostos diariamente a essa substância como mineiros, trabalhadores da construção civil.

A telha de amianto apresenta um grande risco para a saúde, com alto potencial cancerígeno. Exatamente por isso, o uso do material já foi proibido em mais de 50 países.

Para fazer o descarte de telhas de amianto corretamente, uma boa solução é consultar a administração regional ou a prefeitura de sua cidade. Atenção, na hora de retirar a telha ou a caixa d'água é preciso tomar todo o cuidado e evitar a quebra do material e eventual contaminação pelas fibras do amianto.

Como o amianto causa câncer
Essas fibras ficam presas nas delicadas membranas que circundam os pulmões e o abdômen. Ao longo dos anos, essas fibras causam irritação e inflamação que danificam as células e seu DNA.

Segundo a entidade, 125 milhões de pessoas estão expostas à substância em todo o mundo e pelo menos 107 mil morrem anualmente de doenças associadas a ela. Exatamente por esse motivo, o amianto já foi banido em mais de 60 países, sendo substituído por fibras menos nocivas à saúde.

Banido em mais de 60 países e proibido no Brasil pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por conta dos riscos à saúde humana, o amianto continua sendo explorado em Minaçu, no norte do estado de Goiás, onde há uma das maiores jazidas do minério no mundo.

Mas, os usuários dos produtos feitos do amianto também podem se contaminar, quando, por exemplo, alguma telha cai e quebra, ou ainda, ingerindo a água das caixas d'água desse material, pois há um constante atrito dela com a caixa-d'água.

Além disso, informam que o estudo não abordou a questão da durabilidade dos produtos fabricados com a utilização do amianto, com ampla vantagem sobre os demais, como o caso da telha, que possui uma vida útil de setenta anos, enquanto a de polipropileno dura dez anos.