Como saber se tem amebíase hepática?

Perguntado por: lvasques . Última atualização: 1 de março de 2023
4.1 / 5 19 votos

Entre os principais sintomas de amebíase podemos destacar:

  1. dor e cólica abdominal;
  2. abdômen sensível ao toque;
  3. forte diarreia;
  4. presença de sangue e/ou muco nas fezes;
  5. perda de peso;
  6. febre.

Doença causada pelo protozoário Entamoeba histolytica. A maioria das infecções tem curso assintomático, mas pode causar quadros disenteriformes e manifestações extraintestinais como abscesso hepático.

O diagnóstico rotineiro da amebíase é feita através da realização do exame parasitológico de fezes (EPF) com a identificação morfológica dos cistos e trofozoítos da E. histolytica.

O diagnóstico é feito através do exame parasitológico de fezes, que é capaz de detectar os ovos do Schistosoma.

O diagnóstico laboratorial da amebíase intesti- nal é feito tradicionalmente por pesquisa do parasita nas fezes. Em geral, formas císticas são encontradas em fezes consistentes e trofozoí- ticas em material fecal diarréico ou pastoso.

A amebíase também pode ter uma forma crônica, com episódios recorrentes de cólicas e fezes sanguinolentas, um quadro muito parecido com o que ocorre nas doenças inflamatórias intestinas, como a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn.

O quadro clínico varia de uma forma branda, caracterizada por desconforto abdominal leve ou moderado, com sangue e/ou muco nas dejeções, até uma diarreia aguda e fulminante, de caráter sanguinolento ou mucóide, acompanhada de febre e calafrios. Podem ou não ocorrer períodos de remissão.

O secnidazol é um medicamento parasiticida (que elimina parasitas), utilizado no tratamento de giardíase, amebíase intestinal sob todas as formas, amebíase no fígado e tricomoníase.

Ameba é um parasita intestinal que causa a doença infecciosa amebíase. A infecção pode ser assintomática ou acompanhada por dores no abdômen, diarreia, sangue nas fezes, gases, sensação de enfraquecimento, febre, perda de apetite e perda de peso.

“Dentre os alimentos que devem ser evitados durante o tratamento contra parasitoses intestinais, podemos destacar as carnes mal passadas, peixes crus e frutas, verduras e legumes que não foram higienizados adequadamente”, informa o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

A ministração de vacinas contra a amebíase além de conferir imunidade a todos aqueles indivíduos saudáveis como forma de prevenção, também auxiliaria na prevenção e melhora na qualidade de vida dos indivíduos que são mais propensos a essa parasitose ou possuem um sistema imunológico prejudicado, como os ...

A desnutrição, o alcoolismo e a imunossupressão predispõem a pessoa à doença mais grave. Uma viagem recente a uma região tropical é um fator de risco. Nos EUA, pessoas com deficiência mental internadas em instituições e homens homossexuais são considerados grupos de alto risco.

Inicialmente, os trematódeos hepáticos podem não causar sintomas ou, dependendo do tipo e da gravidade da infecção, podem causar febre, calafrios, dor abdominal, dilatação do fígado, náusea, vômito e urticária. Os trematódeos Fasciola têm mais propensão a causar esses sintomas. ), coceira, diarreia e perda de peso.

Tratamento de infecções do fígado por trematódeos

  1. Praziquantel ou albendazol para clonorquíase.
  2. Triclabendazol para fasciolíase.
  3. Possivelmente nitazoxanida para fasciolíase.

Essa parasitose leva à formação de abscesso hepático e causa febre, dor abdominal muito forte e aumento do fígado. “Também pode acometer o pulmão, cérebro, sistema urinário e genital, pele e até osso, porém isso é raramente observado”, completa Oliverio.

5. Período de incubação - variável, de poucos dias até meses ou anos; em média 2 a 4 semanas. 6. Modo de transmissão - a amebíase é transmitida pela contaminação fecal da água de consumo humano e alimentos com cistos da ameba, os quais são relativamente resistente à cloração.

A colite amebiana caracteriza-se pela presença de úlceras discretas, separadas por regiões de mucosa colônica de aparência normal (Figura 3A). O processo de invasão tecidual é iniciado pelo reconhecimento de moléculas do epitélio intestinal pelo parasito.

A ameba Naegleria fowleri infecta o cérebro através do nariz. As autoridades dizem que beber a água não é perigoso. As infecções são quase sempre fatais, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC).

Tipos de Amebas
As comensais podem viver no corpo humano sem causar prejuízos, como a Entamoeba gengivalis, que vive na boca e a Entamoeba coli, que habita o intestino grosso. Entre as parasitas, destaca-se a Entamoeba histolytica, encontrada nos intestinos de humanos e que ocasiona a Amebíase.

Teníase e cisticercose
A verminose pode ser percebida por sintomas como dor abdominal, diarreia, perda de peso, flatulência (gases) e constipação (prisão de ventre), ou pela eliminação espontânea proglotes (segmentos) dos vermes nas fezes.