Como saber se tem alguma conta em atraso no meu nome?

Perguntado por: rarruda . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Como verificar se tenho dívidas negativadas?

  1. Acesse o site ou aplicativo da Serasa e clique em “Consultar CPF grátis”.
  2. Digite seu login e senha. Se não tiver, faça um cadastro gratuito na hora.
  3. Clique em “Meu CPF” e faça a consulta. Na mesma plataforma, é possível também verificar o Serasa Score.

Para realizar a consulta de uma dívida ativa é necessário entrar em contato com o Ministério ou Secretaria da Fazenda da sua região. A consulta é simples e pode ser feita pela internet. Geralmente, o órgão responsável entra em contato com o devedor para informar sobre os débitos e enviar uma intimação de pagamento.

Acesse o site do Registrato
O Registrato é um recurso disponibilizado pelo Banco Central do Brasil (BACEN) que fornece dados e informações sobre a vida financeira. Com ele, você poderá consultar seus empréstimos, bancos onde possui conta, chaves Pix, operações de câmbio realizadas e mais.

O Banco Central (Bacen) possui uma ferramenta chamada Registrato, que permite que qualquer um realize essa consulta on-line. Para isso, basta apenas acessar o site e fazer um cadastro (ou logar com sua conta gov.br).

Assim como no Boa Vista, no Serasa também é possível consultar CPF grátis através do site Serasa Consumidor. Para realizar a consulta online do CPF, o consumidor precisará realizar um cadastro no site e validar suas informações por e-mail.

Como acessar o SPC Score? Você pode acessar o seu SPC Score no portal do consumidor, ou através do aplicativo aplicativo SPC Consumidor. A consulta ao SPC Score é grátis, e você pode acessar quantas vezes quiser!.

Acesse o Registrato com Conta gov.br, nível prata ou ouro. O Registrato é um sistema em que você consulta, de graça, empréstimos em seu nome, bancos onde tem conta, chaves Pix cadastradas, dívidas com órgãos públicos federais, cheques sem fundos e dados de compra ou venda de moeda estrangeira.

Porém, não é preciso se preocupar, pois pode-se descobrir se sua conta está ativa entrando em contato com o banco ou utilizando o Registrato, um sistema que irá lhe mostrar as contas abertas que tem.

Entre em contato com o Banco
O contato pode ser ser pelo telefone, por e-mail, presencialmente ou no site, sendo que você precisa notificar o ocorrido, buscar esclarecimentos sobre o fato e solicitar que a conta seja encerrada.

Ligue para o número 0800 104 0104 e, então, informe o seu CPF. Peça para o atendente lhe informar o seu número de conta.

Basicamente, isso pode ser feito das seguintes formas:

  1. Comprovando que as dívidas já prescreveram há mais de 5 anos;
  2. Apresentando documentos que comprovem o pagamento total da dívida;
  3. Mostrando acordo e o desconto concedido pelo banco para o pagamento da dívida;
  4. Entrando com uma ação judicial contra a empresa credora.

Pelo seu celular
Ao abrir o aplicativo do seu banco, basta procurar a opção “Registrato” para abrir o credenciamento na página do Banco Central. Essa opção está disponível apenas para algumas instituições financeiras. São elas: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica, Itaú, Santander, Sicoob e Sicredi.

Como bloquear o seu CPF
Em seguida, entre com sua conta do Gov.BR; Na sua página de perfil, role para baixo até encontrar a opção “Proteção de CPF”; Confira se o número de seu CPF e nome completo estão corretos. Por fim, clique em “Bloquear CPF”.

As principais diferenças entre SPC e Serasa é que a primeira recebe a maior parte das informações sobre consumidores que devem no comércio e a segunda tem mais acesso para consultas sobre dívidas em instituições bancárias.

Consultar CPF grátis: como fazer?

  1. Acesse o site da Serasa;
  2. Clique em “Consultar CPF”;
  3. Cadastre-se, caso ainda não tenha cadastro;
  4. Confirme o seu e-mail;
  5. Insira o CPF e a senha;
  6. Clique em “Meu CPF” e faça a consulta.

De acordo com a lei consumerista, o prazo máximo para cobrança de dívida na justiça com inclusão do nome do devedor no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) é de até 5 (cinco) anos a contar da data do primeiro pagamento vencido.

Dá para saber quantas contas bancárias tem em seu nome. Basta acessar o site https://credenciamento.bcb.gov.br/soupf, seguir os passos solicitados, se cadastrar e pesquisar todas as instituições bancárias que abriram conta em seu nome.

A prática de emprestar o nome e os dados pessoais de outra pessoa para ações burocráticas como a abertura de uma empresa é desaconselhada e pode resultar em multas e ser considerado crime penal.