Como saber se tem algo errado no cérebro?

Perguntado por: isantana . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.3 / 5 3 votos

Dor de cabeça intensa, como uma pressão no crânio, acompanhada de náuseas, vômitos (especialmente ao acordar) e visão embaçada, sonolência. Convulsões. Perda da audição ou visão ou dormência de alguma parte do corpo. Dificuldades motoras, ou para caminhar, ou executar tarefas simples.

“A dor de cabeça provocada pelo tumor cerebral é causada pelo aumento da pressão intracraniana. Então, é uma dor de cabeça forte, constante, que acompanha alteração visual, náuseas e vômitos. Muitas vezes, ela não vai melhorar com um analgésico ou o simples repouso.”

Entre as opções de qual exame detecta um tumor cerebral existem:

  • 1- Ressonância magnética (RM)
  • 2- Espectroscopia de ressonância magnética.
  • 3- Tomografia por emissão de pósitrons (PET)
  • 4- Ressonância magnética funcional (RMF)
  • 5- Imagem tensorial de difusão (DTI)
  • 6- Angiografia cerebral.
  • 7- Tomografia computadorizada (TC)

Perda de funções neurológicas
As alterações da fala ou da capacidade intelectual também devem ser investigados o mais rapidamente possível. Alguns exemplos são: dificuldade de compreensão, raciocínio, escrita, cálculo e/ou reconhecimento de pessoas; alterações de comportamento (apatia, agitação ou agressividade).

Como dito acima, o tumor cerebral se dá devido ao crescimento de células anormais nos tecidos cerebrais. Este crescimento anormal, com o passar do tempo, dependendo da região em que está localizado, causa a perda de funções neurológicas. Entre as perdas, as mais frequentes são: Perda de força.

Em quanto tempo um câncer se desenvolve? O tempo varia de acordo com a agressividade do tumor. No caso das doenças mais agressivas, pode levar poucas semanas, nas mais indolentes pode demorar muitos meses. Isso vale para os cânceres sólidos, bem como para os hematológicos.

Dor de cabeça
Apesar da crença popular, o tumor cerebral raramente provoca fortes dores de cabeça. Cefaleia intensa só ocorre quando o tumor causa grande aumento da pressão intracraniana ou quando há irritação das meninges (meningite tumoral).

A sensação de cabeça pesada é um desconforto relativamente comum, que normalmente surge devido a episódios de sinusite, pressão baixa, hipoglicemia ou após ingestão de grandes quantidades de bebidas alcoólicas, por exemplo.

Dependendo do local que ele se encontra, pode comprimir estruturas próximas ao cérebro e causar alguns sintomas, como visão dupla, perda da visão, dor de cabeça, nos olhos, no pescoço, náuseas e vômitos, perda da consciência, confusão, fotofobia ou convulsões.

Cefaleia em salvas
Esse tipo de dor de cabeça é mais perigosa que as demais, pois pode se irradiar para diferentes áreas da cabeça, como a região temporal, testa, bochechas e até o nariz, podendo se tornar crônica. As crises são regulares e não há uma duração pré-definida, podendo se estender por minutos ou horas.

Os linfomas cerebrais, um tipo de linfoma primário do sistema nervoso central, originam-se do tecido neural e geralmente são tumores de células B. O diagnóstico requer exames de imagem neurológica e, às vezes, análise de líquido cerebrospinal (inclusive títulos de Epstein-Barr) ou biópsia cerebral.

Dependendo do caso, um tumor no cérebro tem cura sim. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) existe a estimativa de que cerca de 11 mil novos casos de tumor no cérebro ou no sistema nervoso central foram diagnosticados entre os anos de 2020 e 2022.

Meningeoma: tem origem nas meninges, camadas de tecido que recobrem o cérebro e a medula espinhal, e representam cerca de 25% dos tumores que atingem esses dois órgãos. É o tipo mais comum de tumor cerebral em adultos e sua incidência aumenta com a idade, sendo maior em pessoas na faixa dos 70 aos 80 anos.

O médico neurologista realiza o exame clínico e neurológico através dos exames laboratoriais e de imagens, como: hemograma, ultrassom transcraniano, tomografia e ressonância magnética. No entanto, existem outros exames os quais são complementares para a prevenção e diagnóstico de patologias.

O neurologista pode fazer uso de vários exames neurológicos para diagnosticar uma doença, como a tomografia, ressonância magnética, eletroencefalograma, exames laboratoriais, doppler transcraniano e eletromiografia.

Entre eles, os mais indicados são: ressonância magnética ou tomografia computadorizada e exames laboratoriais, como a análise de Líquor por punção lombar.

7 sintomas que podem indicar um câncer de cabeça e pescoço

  1. 1 - Inchaço ou ferida que não cicatriza. ...
  2. 2 - Nódulo na boca, pescoço ou na mandíbula. ...
  3. 3 - Manchas vermelhas ou esbranquiçadas na boca. ...
  4. 4 - Dificuldades durante a alimentação. ...
  5. 5 - Problemas na fala. ...
  6. 6 - Dificuldades e dores ao mexer a boca. ...
  7. 7 - Problemas respiratórios.

Equipe Oncoguia
Mas diferente da exposição às radiações, não existem causas relacionadas ou fatores de risco conhecidos para os tumores cerebrais/sistema nervoso central. Dessa forma, atualmente, a maioria desses tumores não pode ser evitada.