Como saber se tem algo de errado no pulmão?

Perguntado por: nmaia . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

Para dar uma ideia sobre os sintomas de problemas no pulmão, trago os sete mais comuns a seguir.

  1. Falta de ar. Esforços físicos costumam exigir mais dos pulmões, dificultando um pouco a respiração. ...
  2. Tosse persistente. ...
  3. Sibilo ou chiado. ...
  4. Dor no peito. ...
  5. Tosse com sangue ou catarro. ...
  6. Cianose. ...
  7. Febre alta.
  • Apneia obstrutiva do sono. É a doença respiratória mais frequente. ...
  • Asma. É mais comum na infância. ...
  • Doenças intersticiais. Os dados no Brasil são escassos. ...
  • Tuberculose. ...
  • Câncer de pulmão. ...
  • Pneumonias. ...
  • Embolia pulmonar.

Suzana Pimenta, “a dor no pulmão provocada por infecções no órgão, especialmente quando acometem também a pleura, pode ser como uma dor nas costas persistente e, normalmente, pode estar associada a sintomas como febre, tosse constante, dificuldade para respirar ou piora da dor ao puxar fundo o ar ou espirrar.

Sintomas. Os sintomas típicos da embolia pulmonar são a falta de ar e uma dor no peito que piora quando se respira profundamente. Outros sintomas são a tosse, tonturas, uma coloração azul na pele e perda de consciência. As pessoas com um coágulo de sangue na perna também podem ter vermelhidão e inchaço da perna.

Os sintomas mais comuns do câncer de pulmão são a tosse e o sangramento pelas vias respiratórias. Nos fumantes, o ritmo habitual da tosse é alterado e aparecem crises em horários incomuns para o paciente. Pneumonia de repetição pode, também, ser a manifestação inicial da doença.

Falta de apetite. Perda de peso. Sensação de fraqueza e cansaço. Dor torácica.

O que é pneumonia silenciosa? A pneumonia silenciosa é um termo popularmente utilizado para descrever os pacientes que apresentam baixa saturação de oxigênio durante o curso de uma pneumonia, o que pode dificultar o diagnóstico de piora clínica e necessidade de procurar um hospital.

O diagnóstico radiológico é eficaz para observar a inflamação dos pulmões, porém em muitos casos o médico consegue identificar a doença no consultório, ao escutar, com o auxílio de um estetoscópio, ruídos característicos da pneumonia, os estertores crepitantes, que parecem um barulho de velcro sendo aberto.

É possível ter pneumonia sem febre? Mesmo sendo atípico, pode ocorrer de um paciente não apresentar sintomas de febre e ser diagnosticado com a doença. Em idosos e crianças recém-nascidas, a ausência desse sintoma é mais comum.

Dores, dificuldades para realizar atividades comuns e ruídos são alguns desses alertas. Ao ignorá-los, podemos estar colocando nossas vidas em risco e reduzindo nossas opções de tratamento dos problemas. Assim, ao menor sinal de que algo não vai bem com seu corpo, procure um médico para avaliação!

Os sintomas mais comuns do enfisema pulmonar são:

  • Falta de ar progressiva, geralmente associada ao esforço.
  • Tosse (na maioria das vezes, com fluido ou muco nas vias aéreas)
  • Chiados no peito.
  • Dor de cabeça (no caso de pessoas com hipoxemia, que têm baixa oxigenação do sangue)
  • Infecções respiratórias de repetição.

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica – Caracteriza-se por retardar o fluxo do ar através das vias aéreas. Atinge mais de 328 milhões de pessoas em todo o mundo. De acordo com o jornal ABC, da Espanha, estima-se que, naquele país, mais de dois milhões de pessoas tenham esse problema e que 18 mil morrem anualmente.

3) Os pulmões estão atrás do peito
Essa é uma curiosidade muito interessante, pois a maioria das pessoas pensa que os pulmões estão localizados na frente do peito e das costelas. Isso é um equívoco: os pulmões ficam um pouco para trás, deixando mesmo o coração na frente.

Cada pessoa apresenta dois pulmões, que estão localizados na caixa torácica à direita e à esquerda do mediastino (espaço existente entre os dois pulmões).

A fibrose pulmonar é uma doença causada pela lesão e cicatrização dos pulmões. A doença torna o tecido que envolve os sacos aéreos dos pulmões mais grossos, impedindo a passagem do oxigênio para a corrente sanguínea.

No entanto, quando sintomáticos, os nódulos provocam dores no peito, dificuldade para respirar, sensação de falta de ar e um grande cansaço. Ou seja, pode ser facilmente confundido com outra doença respiratória.