Como saber se tem ácaros?

Perguntado por: ebarros9 . Última atualização: 31 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

O ácaro costuma ser imperceptível, justamente por ser um animal microscópico, mas o mofo causa manchas no colchão. Pontinhos pretos e verdes na superfície e um cheiro forte de umidade podem ser um sinal de que o colchão está mofado.

O ácaro no colchão costuma provocar coceiras, espirros, olhos lacrimejando, tosse e outras reações alérgicas.

O combate aos ácaros deve ser feito diariamente, mantendo os colchoes e travesseiros forrados com capas anti-ácaros, o calor do sol pode ajudar a diminuir a reprodução desses animais microscópicos.

Os ácaros são tão pequenos que não podemos enxergá-los a olho nu. Estima-se que se tenha, aproximadamente, 55 mil espécies de ácaros. Apesar de apresentarem cerca de 300 micrômetros, eles são os responsáveis por causar alergias e diferentes tipos de doenças respiratórias.

Mas, se você quiser eliminar o ácaro já existente, você pode primeiramente passar um aspirador de pó no colchão e depois polvilhar bicarbonato em cima e deixar agir por algumas horas e por fim retirar com aspirador. Troque as roupas de cama semanalmente. Higienize os bichos de pelúcias pelo menos a cada duas semanas.

São usados cremes corticosteroides ou anti-histamínicos tomados por via oral para controlar a coceira. São administrados antibióticos por via oral se os ácaros tiverem se enterrado sob a pele. A sarna é tratada com a aplicação de cremes contendo permetrina ou uma solução de lindano.

Ácaro – Sarcoptes scabiei
O ciclo de vida deste ácaro dura cerca de 30 dias. Após a cópula, o ácaro macho morre enquanto a fêmea penetra através das camadas superficiais da pele, criando um microscópico túnel, onde ela fica entocada, depositando os seus ovos durante toda sua vida, que dura cerca de 30 a 60 dias.

A elevação de temperatura favorece aumento da proliferação de ácaros, além de fungos e bactérias. Por isso, o ideal é sempre arejar e ventilar o travesseiro, protegido por uma fronha, sempre com luz indireta. Os raios ultravioletas do sol são capazes de eliminar os micro-organismos das superfícies a eles exposta.

O principal motivo da coceira, segundo o médico, é a falta de hidratação da pele, mas ela também pode ser desencadeada por estresse ou por uma doença crônica, hereditária e não contagiosa chamada dermatite atópica.

Alergias respiratórias: rinite e asma são os problemas respiratórios mais comuns. São causados pelos ácaros que se espalham pelo ar e os sintomas costumam ser tosse, coceira, coriza e espirros.

Um quadro de coceira no corpo é acarretado por diversas causas. Normalmente, pode estar associado à uma pele extremamente seca, e até mesmo o uso excessivo de sabonete ou de algum produto com muita fragrância ou corante que pode desencadear alergia na pele.

Higienizando colchões
De acordo com pesquisadores da Unicamp, um grama de poeira pode carregar até 40 mil ácaros. Ou seja, em dois anos de uso, um colchão pode estar recheado com 1,5 milhão de ácaros.

As fêmeas do ácaro rajado medem cerca de 0,5 mm de comprimento, possuem coloração amarelo-esverdeada com duas manchas escuras no dorso do corpo. O ácaro vermelho europeu possui cor vermelho-escuro medindo cerca de 0,7 mm de comprimento.

Os ácaros domésticos vivem bem dentro das fibras de tapetes, travesseiros, almofadas, sofás, bonecos de pelúcia e roupas de cama. Ou seja, em vários lugares da casa que geralmente as pessoas têm muito contato. Eles adoram lugares úmidos, mas gostam mesmo é dos colchões.