Como saber se sua PPK tá saudável?

Perguntado por: oferreira . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 19 votos

Naturalmente ela possui bactérias e fungos que não causam danos. Eles produzem ácido lático que reduz o valor do pH. Uma vagina saudável deve ter um pH de valor entre 3,8 a 4,5. Ou seja, por conta desses habitantes, ele é ácido.

A coloração costuma ser mais clara, variando de acordo com o tom da pele, e muitas vezes rosada. Mas assim como os padrões de beleza estabelecidos para o corpo, os atribuídos à vulva passam longe da realidade. A verdade é que existem muitos tipos de ppks, com tamanhos diferentes de lábios maiores e menores.

Mas qual o cheiro normal da vagina? Esse odor costuma ser leve e é um sinal de que está tudo bem com seu organismo. Além disso, durante o ciclo menstrual, é comum que a intensidade do cheiro da vagina sofra modificações, se tornando mais forte durante a ovulação.

É indicado usar sabonete neutro no banho. E nada de fazer duchas vaginas: “elas alteram o pH e a flora bacteriana”, diz a profissional. Além disso, opte por calcinhas de algodão e evite os protetores íntimos diários.

A higienização da vulva (região externa) deve ser feita uma vez ao dia durante o banho, sem fricções intensas, com água e sabonete neutro, durante um a três minutos. Dê preferência a sabonetes sem muita atividade detergente, sem perfume exagerado e que não tenham pH muito ácido.

Como saber se o pH da minha vagina está normal? O pH vaginal considerado ideal é aquele entre 3.8 a 4.51,2,3, acima disso pode ser considerado pH alto ou básico. Dentro dessa escala de acidez, o organismo consegue se proteger do crescimento de bactérias “ruins” e de infecções.

Fatores como a menstruação, a frequência de relações sexuais e até mesmo os hábitos de higiene podem favorecer o crescimento de bactérias nocivas ao ecossistema vaginal, levando ao aumento de pH (>4,5) e, consequentemente, ao desencadeamento de uma grande produção de substâncias voláteis responsáveis pelo mau cheiro.

A vagina, por natureza, tem um cheiro característico, mas um odor forte pode ser sinal de infecção. Por exemplo, secreção vaginal acinzentada e mal odor são alguns dos sintomas da vaginose bacteriana1.

A ginecologista complementa e reforça as dicas de higiene pessoal feminina: — O ideal é a lavagem diária na região externa, da vulva, de preferência apenas com água. Mas é bom lembrar sempre: dentro da vagina, nem água!

Esse sintoma comum tem por característica um cheiro semelhante ao de peixe.

Cheiro do corrimento vaginal
O corrimento típico pode ser inodoro ou ter algum cheiro, mas normalmente esse cheiro é suave e não incômodo.

Corrimento branco:
Se o seu corrimento é fino, sem odor forte e entre uma cor clara até uma cor branco leitoso ou creme, não há necessidade de se estressar: são sinais positivos de que tudo está saudável e normal.

As mulheres podem usar sabonete íntimo todos os dias
Por isso ele pode e deve ser usado diariamente no banho, na região vaginal, sendo totalmente retirado com água, sem deixar resíduos.

Primeiro, é importante explicar que o canal da vagina (parte interna) é autolimpante, por isso, não há necessidade de limpá-lo. Já a parte externa (vulva) deve ser higienizada diariamente com água e sabão, mas não há necessidade de fazer a higiene mais de uma vez por dia.

A falta de higiene íntima pode causar dois tipos de infecções vaginais, a candidíase –muito comum nas mulheres, tem como sinal a irritação vaginal, coceira intensa e corrimento branco, e a vaginose bacteriana – tem como sintomas o corrimento branco-acinzentado que pode ou não ter cheiro e a coceira vaginal.

Qual a cor do corrimento do HPV? A infecção pelo HPV não causa corrimento vaginal.

Você sabia? Fatores como envelhecimento, gravidez, obesidade, alimentação e até mesmo o atrito de roupas íntimas ou muito justas levam ao escurecimento das partes íntimas.

Ciclo menstrual
Antes da menstruação é comum que a mulher tenha corrimento branco e grosso. Ele faz parte do ciclo menstrual e acontece devido às alterações hormonais desse período. Sua função é proteger o organismo da mulher e promover a lubrificação. Por isso, vale ressaltar que ele não tem nenhum cheiro.

Pode ter um aspecto de pasta branca e translúcida, e até ser mais rala e aquosa. Independentemente da aparência, a secreção branca é uma parte totalmente normal da relação sexual. Na verdade, esta é a resposta natural do corpo à estimulação ou ao excitamento para ajudar na lubrificação.

Veja 4 resultados aproximados.

  • -5% Sabonete Íntimo Dermacyd pro-bio Delicata Jasmin 200ml + R$ 1,99 Leve mais 100ml. ...
  • -5% ...
  • Sabonete Íntimo Topz Suave Leve Mais Pague Menos 200Ml - Cremer. ...
  • Sabonete Íntimo Topz Suave Leve Mais Pague Menos 200Ml - Cremer.

Não. Nunca, nunquinha utilize produtos que não foram feitos para a região íntima, em sua ppk. Sabonete em barra (esses que usamos no corpo mesmo!) é o lugar ideal para crescer bactérias e fungos nocivos à saúde íntima.