Como saber se sou uma pessoa reservada?

Perguntado por: amelo . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 12 votos

Veja se algum destes 23 sinais reveladores da introversão se aplica a você.

  1. Você acha conversas sobre assuntos fúteis incrivelmente cansativas. ...
  2. Você vai a festas - mas não para conhecer pessoas. ...
  3. Você muitas vezes se sente sozinho numa multidão. ...
  4. Fazer networking faz você sentir-se falso.

São elas: o introvertido social, introvertido contemplativo, introvertido ansioso e o introvertido contido ou inibido.

A introversão te faz preferir fazer coisas mais calmas, que envolvem mais olhar pra dentro. A timidez tem a ver com a dificuldade de socializar, uma dificuldade em enfrentar certos problemas, ter medo.

“Ser uma pessoa tímida ou reservada não é necessariamente ruim. O prejudicial é quando esta característica influencia na interação com os outros ou quando a pessoa passa uma imagem de desmotivação ou desinteresse”.

Uma pessoa discreta dificilmente se envolverá em discussões e está mais disposta a guardar crenças ou opiniões polêmicas acerca de determinados assuntos para si mesma (como questões relacionadas à religião, política, etc.).

Características da pessoa tímida
Cada tímido pode ter suas características próprias, mas de forma geral podemos encontrar: Dificuldade em expressar seus sentimentos e necessidades, medo de ser julgada, pavor em ser observada.

De acordo com especialistas, a timidez é uma construção. As principais situações que podem levar a isso são o tipo de educação recebida, bullying na infância, pais repressores e falta de estímulo a exposição. O medo de errar é um dos grandes receios de quem sofre com a timidez.

Pessoas introvertidas costumam ficar exaustas com interações sociais e preferem passar noites relaxantes com um bom livro a ir para festas e afins.
...
Busque hobbies mais solitários.

  1. Jardinagem.
  2. Leitura e escrita criativa.
  3. Pintura.
  4. Determinados esportes.
  5. Tocar um instrumento.
  6. Caminhar.

O cérebro das pessoas introvertidas funciona de outra forma. Por isso seus relacionamentos amorosos costumam ser mais delicados: com muito menos palavras, mas com alguns “amo você” mais sinceros e profundos. São personalidades capazes de se conectar com o ser amado de uma forma muito mais intensa, quase mágica.

O ISTJ pode ser visto(a) com freqüência como uma pessoa que parece ser fria, pois os outros não conseguem ver sua sensibilidade, que normalmente é introvertida.

ISFP: Introversão + Sensação + Sentimento + Percepção
Com tendência a serem reservados, podem se tornar pessoas difíceis de se conhecer bem. Costumam manter para si mesmos suas ideias e opiniões, apenas expondo para as pessoas mais próximas.

Ser introvertido possui suas vantagens, como: Facilidade de ter foco e concentração. Atenção nos detalhes, fazem um trabalho minucioso e preciso. Capacidade de observar e ouvir com atenção.

A timidez é um traço de personalidade ligado a introversão, ou seja, ao retraimento em situações sociais, enquanto que a vergonha é mais um comportamento ligado a dificuldade em se expressar em determinadas situações.

Fique atento à linguagem corporal. A pessoa mais tímida pode, até sem perceber, demonstrar interesse se, ao conversar com você, fica passando as mãos nos cabelos, forçando contato visual ou, no caso dos homens, manter os pés levemente afastados e as mãos na cintura ou nos bolsos.

Além de impedir a aproximação dos colegas, pessoas assim não conseguem se manter em intimidade emocional com o outro. E então, barreiras como o isolamento, a crítica excessiva e até a falta de compaixão são usados como escudos sociais, tudo para não permitir que ninguém tenha contato com o seu emocional.

Confira algumas dicas de como lidar com pessoas “sem sentimentos”:

  1. Não absorva. Não leve para o lado pessoal quando o indivíduo se comportar de maneira distante ou sem empatia e compaixão. ...
  2. Perdoe. ...
  3. Tenha empatia. ...
  4. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

Seja sincero. Algumas pessoas se fecham por conta das mentiras. O hábito de dizer aos outros exatamente o que imagina que querem ouvir é muito comum e acaba por isolá-lo, pois ninguém saberá quem você realmente é. Para ser uma pessoa aberta, seja sincero sobre quem é e quais são suas opiniões.

Incapazes de sentir empatia pelos outros, pessoas com essa característica tendem a ser manipuladoras, pouco confiáveis e desprezar os sentimentos e interesses dos demais. Por fim, há o maquiavelismo, que implica em atitudes cínicas e criação de estratégias para beneficiar os próprios interesses.

O caráter pode ser medido pelo grau de confiança que a pessoa inspira a partir de seu comportamento, da retidão de suas ações e pela honestidade em suas relações. O comportamento de uma pessoa, seu modo de agir conforme os valores sociais e humanos, é a representação do caráter.

Ao adotar uma postura discreta e educada estará fazendo um bem a si mesmo e ao mundo, pois suas atitudes certamente irão influenciar positivamente as pessoas ao seu redor.