Como saber se sou uma pessoa introvertida ou extrovertida?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 11 votos

Introversão e extroversão são conceitos que, basicamente, se referem à forma como o indivíduo canaliza suas energias. Pode-se dizer que o sujeito introvertido é mais orientado para o seu interior, enquanto a pessoa extrovertida fica mais energizada quando se volta em direção ao mundo exterior.

Quando a gente fala de introversão, a gente tá falando de uma preferência. A introversão te faz preferir fazer coisas mais calmas, que envolvem mais olhar pra dentro. A timidez tem a ver com a dificuldade de socializar, uma dificuldade em enfrentar certos problemas, ter medo.

Segundo a especialista, uma pessoa introvertida é alguém que tem uma preferência por ficar sozinha. “O indivíduo acaba tendo uma disposição maior para atividades solitárias, como ler livros, por exemplo. E isso não é porque ele tem algum problema em estar com outras pessoas ou tenha medo de socializar.

Dicas de networking para introvertidos

  1. #1 Socializar de forma casual com uma pessoa. Nem todo networking precisa acontecer em um grande evento. ...
  2. #2 Estar preparado para sair da zona de conforto. ...
  3. #3 Evitar parecer desconfortável. ...
  4. #4 Ser verdadeiro à personalidade. ...
  5. #5 Recarregar as energias. ...
  6. #6 Fazer networking online.

“Não há apenas um jeito de ser introvertido”, diz Cheek. Segundo ele existem quatro tipos de introversão: social, reflexivo, ansioso e contido.

Eles gostam de refletir e esvaziar seus pensamentos.
Quando os introvertidos, especialmente os ansiosos, finalmente têm tempo para relaxar no final do dia, geralmente gostam de refletir sobre seus eventos diários, seja escrevendo um blog, diário ou expressando seus pensamentos de outra forma criativa.

INTP – Introvertido, Intuitivo, Pensador, Perceptivo
As pessoas com o tipo de personalidade INTP tendem a ser quietas e contidas. Gostam de ideias abstratas e pensamentos profundos sobre teorias e a interação com os outros.

Pessoas tímidas são comumente introvertidas, mas elas também podem ser extrovertidos cuja ansiedade atrapalhou a sociabilidade. E os introvertidos não-tímidos podem ser socialmente hábeis, mas que preferem a própria companhia.

Provavelmente não. Além da existência de um grupo de tímidos que não é necessariamente introvertido, é bem possível que, dentro do grupo dos que se intitulam tímidos, haja muitos extrovertidos (pelo menos aparentemente).

Alguns de nós são naturalmente extrovertidos; é parte de nossa personalidade, e é como funcionamos melhor. Para outras, tornar-se extrovertido é um comportamento que pode ser aprendido pela prática e que envolve aprender como se apresentar para os outros, como começar conversas e como ter confiança em si mesmo.

Tanto introvertidos como extrovertidos podem ser tímidos, muito embora a segunda hipótese seja menos comum. Embora uma pessoa tímida possa preferir não estar sozinha, o desconforto ou receio gerado em torno da interação social leva-a a evitar ou minimizar a socialização.

Eu creio que os MBTIs mais introvertidos são os IXTX porque além de terem introversão como uma das características principais, também possuem o T de pensamento lógico.

A timidez pode estar relacionada com o medo de não ser aceito, insegurança, ausência de algumas habilidades sociais, às vezes necessidade de fazer tudo de forma perfeita, o que desencadeia preocupação excessiva com erros, enfim.

As pessoas tímidas geralmente têm maiores dificuldades para dar opiniões e dizer o que pensam. Sobretudo se precisam discordar do outro ou fazer isso na frente de outras pessoas. São aquelas pessoas que ficam pensando sobre os assuntos, mas não conseguem expressar os pensamentos.

Sim, é possível uma pessoa ficar mais introvertida após um trauma e vai depender também de como ela e as pessoas que estão à sua falta vão lidar com a situação.

Características da pessoa tímida
Cada tímido pode ter suas características próprias, mas de forma geral podemos encontrar: Dificuldade em expressar seus sentimentos e necessidades, medo de ser julgada, pavor em ser observada.