Como saber se sou notívago?

Perguntado por: inovais . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 3 votos

Na maioria, o pico de alerta acontece ao redor das 10h, nos notívagos, ocorre mais tarde. Neles, a menor temperatura corpórea, característica das horas de sono, só é atingida de madrugada, e a liberação matinal de cortisol (o hormônio do estresse) também é retardada.

À noite, os noctívagos atingem elevados picos de energia
Pessoas ativas durante o período noturno não se sentem cansadas para dormir após um longo dia. Os noctívagos atingem um pico de energia extraordinário durante a noite. Neste momento, sentem-se revigorados e prontos para trabalhar.

A melatonina, hormônio que também induz o sono, é responsável por administrar essa energia. Ela é liberada no escuro e determina em que momento do dia estamos mais despertos e, portanto, somos mais produtivos.

Algumas pessoas vão dizer, entre 8 e 10 da manhã. E, no outro extremo, algumas pessoas vão dizer: entre 20:00 a 22:00 (ou até mais, entre meia noite e duas). Para classificar estes dois tipos de ritmos biológicos, chamamos a pessoa produtiva pela manhã de diurna e a pessoa produtiva no período da noite de noturna.

Então, não é possível mudar o cronotipo, mas é possível realizar tarefas que não se adaptam ao seu cronotipo. Isso é bem comum em adolescentes, por exemplo: eles tendem a ser vespertinos, mas ainda assim, acordam cedo para ir para o colégio ou para a faculdade.

Para os distúrbios de ritmo circadiano, a falta de rotina ou higiene do sono, agentes externos como exposição frequente à luz, falta de uma rotina de exercícios físicos estão entre os fatores que corroboram negativamente para o problema.

Pesquisa sugere que melhor horário para ir dormir é entre 22h e 23h - 15/06/2022 - UOL VivaBem.

Por isso, separamos algumas dicas para ajudá-lo a dormir bem durante a quarentena:

  1. Crie e siga novas rotinas.
  2. Procure dormir e acordar no mesmo horário.
  3. Evite o consumo de bebidas estimulantes à noite.
  4. Não coma logo antes de deitar.
  5. Evite aparelhos eletrônicos antes de dormir.
  6. Faça exercícios físicos durante o dia.

Indivíduo que admira a vida noturna; que prefere conviver à noite.

Nessa fase, há intensa atividade cerebral e movimentos oculares rápidos. É quando acontecem os sonhos e também a consolidação da memória. Em nossa rotina, realizamos diversas atividades, e a temperatura corporal é mais alta porque estamos queimando calorias.

O sono nos revigora, nos dá ânimo novo e nos desliga dos problemas, por isso dormir é tão bom! Além disso, o sono também desempenha funções essenciais no nosso corpo. Dormir relaxa corpo e mente. Uma noite de 6 a 8 horas bem dormidas nos alivia e nos protege da depressão.

“Biologicamente, somos programados para dormir à noite. Existem fatores que predispõem o corpo a descansar neste período, como a ausência da luz, a queda da temperatura do corpo e a produção da melatonina – hormônio capaz de contribuir na indução do sono”, alerta.

Sim, há pessoas que executam a maior parte de suas atividades no período noturno. Também chamadas de “corujas”, as pessoas noturnas são aquelas que preferem dormir até tarde, mas ficam acordadas a noite inteira – momento em que geralmente são mais ativas e concentradas.

A ansiedade noturna é um termo usado para descrever um tipo de ansiedade que afeta especificamente o sono. Ela se manifesta como uma sensação intensa de preocupação e inquietação que ocorre principalmente durante a noite, tornando difícil adormecer e mantendo um sono tranquilo.

A epilepsia noturna é um tipo de epilepsia que acontece exclusivamente quando o paciente está dormindo ou sonolento (no processo de adormecer e pegar no sono). A pessoa pode ter um crise parcial ou até mesmo uma crise generalizada durante este período.

Continuar lendo Sou teu Ou sou seu?