Como saber se sou não binário e gênero fluido?

Perguntado por: osalazar . Última atualização: 2 de maio de 2023
3.9 / 5 2 votos

explica que “uma pessoa não binária não é, necessariamente, gênero-fluido. Não binário é aquele que foge do 0 e 1 (masculino e feminino padrão)”. Entretanto, o gênero-fluido é um gênero não binário, pois existe na fluidez entre o feminino, o masculino e outras identidades de gênero.

O termo não-binário refere-se às pessoas que não se percebem como pertencentes a um gênero exclusivamente. Isso significa que sua identidade de gênero e expressão de gênero não são limitadas ao masculino e feminino.

A identidade de género é a forma como a pessoa se identifica, como se sente, independentemente do corpo com que nasceu. Pode considerar-se, na essência, como homem, mulher, um pouco de ambos ou mesmo nenhum dos dois.

Uma pessoa gender fluid pode, a qualquer momento, identificar-se como homem, mulher, neutra ou qualquer outra identidade não binária, ou alguma combinação de identidades. Seu gênero também pode variar de forma aleatória ou em resposta a diferentes circunstâncias.

Existem diversas identidades de gênero diferentes, incluindo masculino, feminino, transgênero, gênero neutro, não-binário, agênero, pangênero, genderqueer, two-spirit, terceiro gênero e todos, nenhum ou uma combinação destes.

Pessoas de gênero queer, ou genderqueer, podem ser: Pessoas que não são nem 100% homens, nem 100% mulheres. Ou seja, desde pessoas sem gênero, pangênero e maveriques até andrógines, proxvirs e demimulheres podem se chamar de genderqueer, caso queiram.

Demigirl (ou demimenina se for preferível) é uma identidade de gênero que descreve alguém que parcialmente, mas não totalmente, se identifica como uma mulher, garota ou outra forma feminina, independente do gênero que foi atribuído no nascimento.

E quando uma pessoa não se identifica com os padrões de gênero, ou seja, é não-binária, podemos usar os pronomes “elu” ou “delu”. Além dos pronomes, os substantivos e os adjetivos também podem ter a vogal temática substituída.

Transgênero e não binário são termos usados para se referir à identidade de gênero. Por outro lado, queer descreve identidades sexuais e de gênero que não são heterossexuais e cisgênero. Assim, pessoas lésbicas, gays, bissexuais e transexuais podem se identificar com a palavra queer.

Porém, um novo estudo mostra que a Europa pré-histórica não era tão binária quanto se pode imaginar. Uma dupla de pesquisadores que investigou a representação de gênero em sepulturas neolíticas e da Idade do Bronze (de 5.500 a.C. a 1.200 a.C.) descobriu que já existiam pessoas não binárias naquela época.

Demimenino ou demihomem (por vezes grafado como demi-homem; em inglês: demiboy ou demiman) é um demigênero para alguém que vivencia parcialmente uma hombridade ou está conectade de forma parcial com o gênero homenil. A outra metade do gênero nem sempre é conhecida, não sendo necessariamente demiagênera ou demineutra.

Queer é uma palavra em inglês que significa “estranho”. O termo é usado para representar as pessoas que não se identificam com padrões impostos pela sociedade e transitam entre os gêneros, sem concordar com tais rótulos, ou que não saibam definir seu gênero/orientação sexual.

Pessoas agêneros podem identificar-se com o termo guarda-chuva não-binário, que abarca outras identidades que não são cisgêneras, ou como transgêneros, por não se identificar com o gênero que lhes foi designado ao nascimento.

"Intersexo" refere-se a uma pessoa que não é homem nem mulher, que apresenta características anatômicas, cromossômicas ou hormonais que não estão estritamente relacionadas a qualquer um dos dois sexos. As associações rejeitam o termo hermafrodita que não corresponde à realidade.

Bandeira. A bandeira gênero-fluido foi criada em agosto de 2012 por JJ Poole, que conta que a bandeira representa a flutuação e flexibilidade do gênero.

Ela pode rolar entre gêneros não-binários também, tipo de “agênero”, quando a pessoa não se identifica com gênero nenhum, para “bigênero”, quando ela entende que um gênero só não contempla quem ela é, mas dois sim.

Segundo a Comissão de Direitos Humanos de Nova York, existem 31 identidades de gênero, entre elas estão: Agênero, andrógino, gênero de fronteira, gênero fluido, gênero neutro, gender-queer, gênero em dúvida, gênero variante, hijra, gênero não conformista, butch, bigênero, não-binário, male to female (MTF), female to ...