Como saber se sou hipocondríaco?

Perguntado por: odias . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Como posso saber se tenho hipocondria?

  1. Buscar por si só exames de grande complexidade.
  2. Checar frequentemente os sinais vitais.
  3. Não confiar nos resultados dos exames ou nos diagnósticos.
  4. Ansiedade permanente sobre seu estado de saúde.
  5. Necessidade de pesquisar ou falar sobre a doença que acredita ter.
  6. Se automedicar.

A pessoa com Hipocondria é aquela que, em algum momento da vida, começa a desenvolver uma preocupação excessiva com a saúde. Geralmente, ela acredita que qualquer coisa que esteja acontecendo no corpo dela — desde dores musculares até a coloração um pouco mais amarela da urina — é, na verdade, uma doença muito grave.

Procure um psicólogo. Olá! A hipocondria pode ser um sintoma de ansiedade ou uma das formas de aparecimento do transtorno obsessivo compulsivo.

Segundo Freud, na hipocondria há a retirada do investimento libidinal dos objetos, concentrando-se no corpo a atenção quanto às sensações aflitivas e penosas. No narcisismo, da mesma forma, a libido é afastada do mundo externo e direcionada para o eu.

Neuroses representam uma forma da nossa mente de se auto regular perante traumas e sentimentos recalcados quando crianças em nossas fases de desenvolvimento. Desta forma, essas emoções há tempos reprimidas tendem a voltar quando passamos por situações de estresse que relembram ao nosso inconsciente todo esse evento.

A preocupação gera prejuízos à vida do paciente; A preocupação dura mais de 6 meses; A preocupação não pode ser melhor explicada por outros distúrbios.

Dependendo do quadro, o médico pode prescrever medicamentos que podem ajudar no tratamento, como antidepressivos da classe dos inibidores seletivos de recaptação de serotonina ou antidepressivos tricíclicos. Muitas vezes, tratar comorbidades, como ansiedade e depressão, também ajuda no quadro da doença.

O tratamento da hipocondria geralmente é feito por um psiquiatra ou psicólogo, por meio de terapia com técnicas como a cognitivo comportamental.

A primeira é deixar claro ao paciente que ele não tem nehuma doença física, mesmo que ele alegue ao contrário. Isso tem que ser feito com orientação e informação sobre o caso do forma bem didática. Outra forma de tratamento é o uso de medicamentos antidepressivos, que deve ser controlado e orientado por um médico.

Germofobia é um termo usado por leigos para descrever o medo exagerado de germes.

Você se considera hipocondríaco? Segundo o Manual de Transtornos Mentais, publicado pela Associação de Psiquiatria dos EUA, trata-se de uma condição que leva as pessoas a acreditarem que estão com uma doença grave.

A hipocondria é um transtorno psiquiátrico caracterizado pelo medo constante e irracional de ter ou vir a ter uma doença grave. Os pacientes que desenvolvem o transtorno tendem a interpretar sintomas comuns como sinais de que algo grave, degenerativo ou potencialmente fatal os acomete.

Uma pessoa hipocondríaca apresenta medos e preocupações fortes com a idéia de ter uma doença grave. As idéias surgem normalmente por alguma sensação que a pessoa sente no organismo insignificativas.

Dentro do campo das neuroses há basicamente três grupos de categorias pelas quais os processos de defesa se desenvolvem: a histeria, a obsessão e a fobia.

Continuar lendo Como saber se sou XY?