Como saber se sou filho de Exu Caveira?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 13 votos

Os filhos de Exu são muito energéticos, brincalhões, é impossível estar perto deles sem dar uma risada de uma brincadeira ou comentário que faz. Muito carismáticos e de coração bom, estão sempre com um sorriso no rosto.

Para que você responda de uma vez por todas a pergunta como saber meu Exu guardião, pesquise pelos terreiros mais próximos de você. Se na sua cidade existir algum, faça uma visita, converse com as pessoas que participam e procure saber o procedimento para descobrir o Exu guardião. Confie sempre na sua intuição.

Conta-se que Exu Caveira viveu na Terra há pouco mais de trinta mil anos e tendo encontrado tudo desolado, precisou se alimentar de um óleo que brotava no chão para sobreviver, fato esse que pode explicar a utilização do azeite de dendê como um dos elementos de seus fundamentos.

Omolu

João Caveira pertence à falange do Exu Caveira, que por sua vez é regida pelo orixá Omolu.

Para o cristão, Exu é o demônio pela crença de que há um bem e um mal.

Saudação a Exu
Deste modo, antes de entrar no Reino, deve-se bater 3 palmas para “avisar” que estão entrando e saudá-los com a expressão “Larouiê Exu!” que significa “Salve Exu ou Acorde Exu”. E com os dedos das mãos entrelaçados para baixo respondemos: “Exu é Mojubá” que significa respeito, “eu te respeito Exu”.

A expressão “Laroyê, Exú”, por exemplo, que significa “Salve, mensageiro!”, foi muito utilizada em comentários nas redes sociais após notícias da vitória da Escola de Samba Acadêmicos da Grande Rio no carnaval deste ano.

Se a sua data de nascimento é o dia 12/09/1991, esse número precisa ser somado por completo: 1+2+0+9+1+9+9+1=31. Como o número é maior do que 16, o número total de Orixás existentes, é preciso que ele seja reduzido. Assim, você terá que somar o número 3+1 = 4. Então, o Odu de Nascimento dessa pessoa será o de número 4.

Como se conectar a Exu e Pomba Gira
Coloque uma música (dica: relax afrobeat). Feche os olhos, dance, movimente todo o seu corpo, iniciando pelos pés até a cabeça. Imagine que você está circulando, e aos poucos veja mais pessoas ao seu redor, e mais, até que todas as pessoas do planeta estejam circulando.

Os exus mais evoluídos são chamados de "exus cabeças de legião", e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu - serventia direta de Oxalá. Exu Tiriri - serventia direta de Ogum.

Atualmente mora em Sorocaba, no interior paulista, onde faz graduação em pedagogia pela Unicid e frequenta a Sociedade Espírita de Umbanda Bom Pastor..

dia 14 de novembro

Pelo exposto, propõe-se o dia 14 de novembro como o Dia do Exu João da Cruz, da linha de Exu Caveira.

Segundo os ensinamentos do candomblé, todas as pessoas são filhas de orixás. Para que seja possível determinar a quais orixás um indivíduo pertence, ele precisa recorrer aos saberes oferecidos pelo jogo de búzios.

Os filhos de Exu são pessoas muito ligados ao sexo. São sensuais, amantes intensos, que exercem grande atração sexual por onde passam. Apesar de normalmente não serem tão belos como os filhos de Oxum, eles possuem um magnetismo natural e uma boa lábia, capaz de conquistar muitos corações.

Maria Caveira é uma Pomba Gira que faz parte da falange dos Caveiras, logo trabalha no cemitério na linha de Obaluaê/Omulu.

Segunda-feira: Exu e Omolu.

Orixá Exu tem sua imagem desmistificada como ser do mal e assustador. Considerado por muitos como um ser “assustador”, o orixá Exu, cultuado nas religiões de matrizes africanas, está fortemente ligado ao negro brasileiro e a sua história.

O Orixá de Frente - também conhecido como Orixá de Cabeça - é aquele que rege a atual encarnação do ser e o conduz em uma direção na qual absorverá sua qualidade e a incorporará às suas faculdades. É ele que nos dá a energia necessária para as dificuldades que vamos passar nesta vida atual.

A guia é composta por seções de 7 contas vermelhas e 7 pretas intercaladas, entre cada seção há uma caveira de pedra branca esculpida. O conjunto possui no total 7 caveiras. A guia é finalizada por uma caveira de metal cromado armada com tridente de Exu e caixão.

A expressão MOJUBÁ ou EXÚ MOJUBA é uma “saudação de encontro” ou a própria saudação,proveniente do Candomblé convida à compreensão, ao diálogo e a permanência dos encontros.

Exu Olónan deve ser invocado nas situações de: abertura de caminho, emprego, causas de justiça e para ajudar no desejo sexual. Para abrir caminhos, passe um molho de abre-caminho pelo corpo e despache numa encruzilhada.