Como saber se sou filha de Ibeji?

Perguntado por: rreal . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Os filhos e filhas de Ibejis tem características bem infantis. São muito alegres e exibem um ar muito jovial. De fato, não pensam muito para realizar algo, sendo um tanto inconsequentes. Por outro lado, dificilmente um(a) filho(a) de Ibejis ficará sentado esperando algo acontecer.

Protetor das crianças, esse orixá duplo tem seu nome muitas vezes mencionado no plural, como sinônimo de “gêmeos”, aos quais protege especialmente. Tem temperamento travesso e brincalhão, já que seu domínio é a infância, e sua simbologia, a da inocência.

Ibeji são divindades gêmeas, sendo costumeiramente sincretizadas aos santos gêmeos católicos Cosme e Damião. Por serem gêmeos, são associados ao princípio da dualidade; por serem crianças, são ligados a tudo que se inicia e brota: a nascente de um rio, o nascimento dos seres humanos, o germinar das plantas etc.

Os filhos e filhas de Ibejis tem características bem infantis. São muito alegres e exibem um ar muito jovial. De fato, não pensam muito para realizar algo, sendo um tanto inconsequentes. Por outro lado, dificilmente um(a) filho(a) de Ibejis ficará sentado esperando algo acontecer.

Por simbolizarem o novo, a promessa que está nascendo, se associam Ibeji às crianças. Se usam velas azul claro e cor-de-rosa, as cores dos bebês.

Junho de Ibejis, Iansã & Obaluaê – Imaginário simbólico afrobrasileiro.

Na tradição religiosa, Ibejis são os orixás gêmeos no Candomblé, cujo ritual está ligado especialmente à proteção das crianças; Erês são as entidades-crianças na Umbanda; e Cosme e Damião são santos-gêmeos que teriam sido médicos em suas vidas e cuidado especialmente de crianças.

Ibéjì é representado pelo Àwòrán igi méjì (duas estatuetas de madeira). Dia: domingo, ótimo para família. Oferenda: Ilá omo adie: quiabo cortado em miúdos com pedaços de frango.

Caso você queira saber realmente qual é o seu Orixá, é preciso conversar com um Pai ou Mãe de Santo. Através do jogo de Búzios eles irão encontrar o seu Orixá de cabeça. Procure um terreiro de sua confiança, participe da comunidade e desenvolva seu caminho espiritual.

"Cada orixá tem predileção por um alimento." No dia de Ibêji, o caruru (prato à base de quiabo, camarão seco e dendê) é oferecido ao orixá e depois a sete crianças, que o recebem em uma grande tigela.

Nesta história, Iansã Oyá é a mãe dos Ibejis, e é a protagonista da história.

No yoruba, Ibeji é uma junção dos termos ibi, nascimento, e eji, dois. Os Ibejis são divindades gêmeas e, por isso, estão relacionados à dualidade da vida. E por serem crianças, estão relacionados com tudo que se inicia e brota: o nascimento dos seres humanos, a nascente de um rio, o germinar das plantas.

A Umbanda denomina de Beijada as entidades infantis ligadas aos Orixás com as características de seus domínios. Mariazinha da Praia, por exemplo, é uma criança ligada a Yemanjá. Joãozinho da Mata é ligado a Oxóssi e assim sucessivamente. A Falange de Beijada gosta de bolos, doces, balas, frutas e refrigerantes.

– Sincretismo: Cosme e Damião. – Quizilas: assovio e morte. – Lenda: os Ibejis adoravam brincar, bater o tambor mágico, um presente de Iemanjá, a mãe adotiva deles.

Como descobrir meu Orixá de cabeça? Para descobrir o seu Orixá de cabeça através da Numerologia dos Orixás, é preciso somar a data completa do seu aniversário. Se a sua data de nascimento é o dia 12/09/1991, esse número precisa ser somado por completo: 1+2+0+9+1+9+9+1=31.

Como oferenda ao Ibeji, podemos incluir todos os tipos de diversão, alimentos infantis, doces ou coisas servidas em pares. Também se pode incluir pequenas bananas, frutas de todos os tipos, bolos, doces e seu prato favorito de arroz com frango. Os sacrifícios de animais como oferta ao Ibeji incluem galinhas e pombos.

Se a vela queimar por inteiro indica que o pedido foi aceito e será realizado. Quando a cera da vela forma uma escada, conforme queima, indica que o pedido está fluindo, mas existem etapas a serem concluídas. Se sobrar cera no fim da vela, representa algum tipo de obstáculo.

Para fazer a sua guia de proteção, você vai usar um cordão de náilon ou barbante no qual possa colocar contas da cor pedida pelo seu Orixá (podem ser compradas em lojas de artigos místicos). Dê um nó na ponta, deixando um pedaço a mais sem contas e vá colocando-as até ficar de um tamanho que você goste.

A tão temida chama da vela alta e tremida, apesar de parecer assustadora, é algo bom. Quando a chama da vela está alta, quer dizer que o seu pedido será atendido. Da mesma forma, a chama da vela tremendo significa que, apesar de algumas dificuldades encontradas, seu pedido ainda será atendido.

Um abiaxé é aquele que recebeu ainda na barriga da mãe os sacrifícios de uma iniciação ou obrigação. Por conta disso, o abiaxé não precisa se iniciar no candomblé; ele já nasce feito.

Como fazer oferendas ao Erê

  • Balas;
  • Bombons;
  • Pipocas;
  • Cocadas;
  • Pirulitos;
  • Refrigerantes;
  • Chocalhos;
  • Apitos, entre outros brinquedos de crianças.
Continuar lendo Quem é Oxum Ibeji?