Como saber se sou dominante ou recessiva?

Perguntado por: efurtado9 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 20 votos

O termo dominante está relacionado com a transmissão genética de característica e é representado, na biologia, por letra maiúscula (A, B ou V). Enquanto recessivo, representado por letra minúscula (a, b ou v), representam características genéticas transmitidas apenas na ausência do gene dominante.

O teste de compatibilidade genética é um importante exame que pode detectar o risco de transmissão de doenças genéticas recessivas e monogênicas hereditárias dos futuros pais para o bebê. Nesse sentido, ele acontece antes da concepção e tem a função estimar a combinação de genes do filho a partir dos genes do casal.

Características dominantes são aquelas características que são expressas mesmo na presença de uma cópia de um alelo para uma característica particular no gene. Entretanto, traços recessivos são aqueles que são expressos apenas quando duas cópias de um alelo estão presentes no gene.

Em organismos homozigotos, temos “AA” ou “aa”. Já organismos heterozigotos são “Aa”. É importante salientar que para representar o heterozigoto, deve-se usar a letra maiúscula antes da minúscula.

São as características que são passadas geneticamente e que se manifestam no indivíduo. Ex: alguém com olho castanho tem a característica dominante o gene do olho castanho, já que ela tem o olho castanho.

Os alelos dominantes podem ser definidos como aqueles que, mesmo em dose simples, conseguem manifestar-se. Isso significa que, quando um alelo dominante está presente, o organismo poderá ser homozigoto ou heterozigoto, e mesmo assim o fenótipo será expressado.

Características genéticas recessivas
São características expressas somente em seres homozigotos puros (aa). Para a manifestação dessas características é preciso a presença dos dois pares de genes alelos recessivos. Podemos citar os olhos azuis, nariz reto, polegar reto e o tipo sanguíneo negativo.

Para isso, devemos procurar, no heredograma, casais que são fenotipicamente iguais e tiveram um ou mais filhos diferentes deles. Se a característica permaneceu oculta no casal, mas se manifestou no filho, só pode ser determinada por um gene recessivo.

Resposta: Sendo heterozigotos para uma determinada característica, esse casal tem, a cada evento reprodutivo, 25% de chance (de probabilidade) de ter um filho com o fenótipo recessivo. Ou seja, eles, independentemente do número de filhos que tiverem, não terão obrigatoriamente algum deles com o fenótipo recessivo.

É necessário ter em mente que existem genes dominantes, por um lado, e genes recessivos, por outro. Os primeiros são “mais fortes”, de tal forma que eles representam maior probabilidade de determinar certas características.

Para fazer o teste de compatibilidade genética, é realizada a coleta de uma amostra de sangue dos futuros pais e levada para análise. Existem testes mais completos e modernos capazes de identificar até 600 doenças de uma vez só. Também há opções que analisam apenas as doenças mais frequentes.

Isso porque advém de um gene do pai e outro da mãe. Nos estudos genéticos os genes são classificados como genes dominantes e recessivos em razão da manifestação ou ausência dos caracteres hereditários.

Palavra latina que designa um conjunto de pessoas que usam um mesmo nome (nomen gentilicium) e que descendem de um antepassado comum, sendo os varões os principais descendentes.

Significado de recessivo
Diz-se do caráter hereditário ou gene que só se manifesta na ausência do gene contrário, dito dominante.

O genótipo de um indivíduo também pode ser representado pela sequência de bases que formam seu DNA. Assim, testes genéticos que realizam sequenciamento do DNA podem analisar o genótipo de uma pessoa.

· Comunidade (facebook): GbolNews

CruzamentoProbabilidadeAA
AA x AA0,50x0,500,25
AA x Aa(*)2x0,50x0,500,25
Aa x Aa0,50x0,500,0625
Total1,000,5625

Os indivíduos que apresentam um par de alelos idênticos para uma característica recebem a denominação de homozigotos. Os organismos que apresentam dois alelos diferentes para um gene, por sua vez, são chamados de heterozigotos.

Os alelos dominantes são aqueles que se expressam tanto em homozigose quanto em heterozigose, já os recessivos se expressam apenas em homozigose.

Pervin, citado por Griffin e Moorhead (2006), define cinco grandes traços de personalidade fundamentais e relevantes para as organizações, conhecido por Big Five. São eles: sociabilidade, consciência/meticulosidade, estabilidade emocional, extroversão e abertura.

O cruzamento teste
Se o genitor com o genótipo desconhecido é homozigoto dominante, toda a descendência resultante terá pelo menos um alelo dominante. Se o genitor com o genótipo desconhecido é heterozigoto, 50 por cento da descendência herdará um alelo recessivo de ambos os genitores e terá o fenótipo recessivo.

Formas alternativas de um gene são chamadas de alelos. O indivíduo homozigoto apresenta dois alelos iguais e produz gametas com os mesmos alelos. O indivíduo heterozigoto, também chamado de híbrido, apresenta alelos diferentes e produz gametas com alelos diferentes.