Como saber se sou calouro ou veterano?

Perguntado por: dvilela . Última atualização: 28 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Se eu vier de outra faculdade, serei calouro ou veterano? Se você vier de outra faculdade, pode ser considerado calouro por ser um recém-chegado e ainda precisar se ambientar com a nova instituição de ensino. Por outro lado, pode ser visto como um veterano por já ter a vivência do ensino superior.

Em conformidade com o dicionário, o adjetivo masculino é utilizado para descrever aquele que serviu muitos anos como militar. Por extensão, veterano é quem exerceu, durante muito tempo, uma atividade, ofício ou profissão.

Quando um calouro vira veterano? O calouro se torna veterano quando vai para o segundo ano do curso e acaba recepcionando quem entra na graduação e vai cursar o primeiro ano.

De acordo com o dicionário Michaelis, calouro pode ser definido como um “ingressante de uma instituição ou corporação, em especial aluno do primeiro ano de uma academia ou faculdade; novato, primeiranista, recruta”. Já o termo bixo nada mais é do que uma maneira informal de chamar os novos alunos de uma instituição.

O termo universitário é relacionado à universidade, portanto, se for levado ao pé da letra, quem estuda em faculdade, centro universitário ou instituto deve recorrer a outras palavras como estudante de graduação, graduando, formando ou discente.

O termo calouro, no Brasil, refere-se ao estudante novato e que nessa condição pode ser submetido ao trote estudantil, ou seja, a toda sorte de brincadeiras (que em casos mais graves podem degenerar em humilhações ou agressões) pelos estudantes mais antigos, denominados veteranos.

A calourada é um evento em instituições de ensino brasileiras, quando para ingressar nessas, é necessário ser aprovado em um processo seletivo. Esse evento consiste na comemoração, da entrada de calouros alunos novatos nas instituições.

No início da graduação o aluno é chamado de calouro, o nome pode variar de acordo com a faculdade, algumas também chamam o novato de “bixo”.

1. Estudante do primeiro ano de um curso superior.

5 dicas para ser um calouro de sucesso

  1. Participe dos eventos da faculdade.
  2. Esqueça a timidez.
  3. Converse com os veteranos.
  4. Explore o campus.
  5. Inscreva-se em diversos projetos.

Os veteranos são funcionários que, além de armazenarem um precioso conhecimento e experiência, criam uma ligação de afeto com o local de trabalho, tem pleno domínio sobre os serviços que executam e já passaram por diversas áreas.” Tortorette, 2010.

A forma veteranaé [feminino singular de veterano] .

Desde 2021, o Exército Brasileiro vem utilizando o termo “Veterano” para se referir aos militares da reserva remunerada e reformados – iniciativa regulada pela Portaria do Comandante do Exército Nº 1.521, de 10 de maio de 2021.

O termo “bixo” é a popularização de bicho, expressão usada para se referir aos calouros universitários. A palavra vem de uma derivação do latim, segundo o linguista Ari Riboldi. Na Roma Antiga, os animais passavam por uma espécie de corredor estreito chamado de vestibulum, que derivou para o termo vestibular.

Mesmo que o vestibular do final do ano seja mais tradicional, não existe nenhum tipo de diferença entre os cursos ofertados em cada semestre. Portanto, os professores, a grade curricular, o tempo de graduação e o diploma são os mesmos.

O primeiro semestre do ano engloba os meses de janeiro a junho. O segundo semestre começa a partir do mês de julho e estende-se até dezembro. Enquanto que um semestre é equivalente a seis meses, um bimestre é o mesmo que dois meses e um trimestre igual a três meses.

Os alunos que já estavam na faculdade viam o novato como um verdadeiro bicho do mato. É daí que vem a ideia de chamar calouros de 'bichos'”, conta Mattoso. “E isso não era longe da realidade. Quem chegava à universidade pela primeira vez era geralmente analfabeto e tinha longos cabelos, unhas sujas e barba comprida.

Você sabe como começar a estudar? Quando temos uma rotina apertada, ou passamos muito tempo longe dos estudos, é normal se sentir perdido na hora de voltar a estudar. Porém, isso não deve ser motivo para desânimo! Quando estamos focados, qualquer obstáculo pode ser passado com facilidade e de forma simples.

Dê espaço para apresentação de alunos e professores
É importante que os alunos veteranos se apresentem à turma nova. Eles já passaram pelo primeiro ano de curso e podem ajudar os calouros no dia a dia. Por isso, crie um espaço para que os representantes da turma se apresentem e possam bater papo com os ingressantes.