Como saber se sou baixa visão?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 11 votos

Quando uma pessoa apresenta acuidade visual de 0,05 a 0,3 no melhor olho, considera-se que ela tem baixa visão. Assim, de acordo com a OMS a baixa visão é classificada da seguinte forma: 20/30 a 20/60: leve perda de visão ou próximo da visão normal.

A baixa visão ou visão subnormal, corresponde quando o valor da acuidade visual corrigida no melhor olho é menor do que 0,3 e maior ou igual a 0,05 ou seu campo visual é menor do que 20º no melhor olho com a melhor correção óptica.

Os tipos mais comuns de baixa visão são: Perda de visão central (não ser capaz de ver as coisas no centro de sua visão) Perda de visão periférica (não ser capaz de ver as coisas com o canto dos olhos) Cegueira noturna (não ser capaz de ver com pouca luz)

Dioptrias a partir de 0,25 já podem ser corrigidas com óculos de grau, melhorando a qualidade da visão e evitando a piora dos sintomas listados acima. Até 3 graus são consideradas dioptrias baixas, entre 3 e 6 moderadas e acima de 6 graus já temos dioptrias altas.

Para saber qual grau do seu óculos, você precisa olhar todos os números da sua receita de óculos e os sinais que os acompanham.

Qual é o grau de um óculos para descanso? Esses óculos não tem graduação, óculos com graus, tem como objetivo corrigir uma disfunção na visão e para isso é preciso consultar um oftalmologista e identificar qual é o problema da visão do paciente e a graduação (dioptria) necessária para corrigir este problema.

O Projeto de Lei 2902/21 assegura a pessoas com deficiência visual a possibilidade de utilizar tecnologias assistivas, como óculos biópticos com lentes telescópicas, no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Ser míope não significa ter baixa visão, porém o problema pode evoluir e, quando alcança visão abaixo de 20% nos dois olhos, já é considerada baixa visão. "Esse diagnóstico impacta na vida do indivíduo como um todo.

A visão normal é 20/20. Exemplo: se em toda a tabela o paciente só consegue ler a fileira do topo, ele tem uma acuidade visual de 20/200, o que significa dizer que ele precisa estar a 20 metros de distância para conseguir ler algo que alguém com visão normal consegue ler a 200 metros.

§ 1º Considera-se pessoa com deficiência visual aquela que apresenta baixa visão ou cegueira.

Cegueira: É a perda total da visão ou a baixa visibilidade em enxergar que possua a necessidade da pessoa usar o Sistema de Braille como uma forma de ler ou escrever. Já a Baixa Visão ou “ Visão subnormal” são caracterizadas assim pela visão comprometida, sendo feita ou não correções oculares.

Nos países em desenvolvimento, as principais causas são infecciosas, nutricionais, traumáticas e doenças como a catarata. Já em naqueles desenvolvidos, causas genéticas e degenerativas ganham destaque. Causas congênitas: amaurose congênita de Leber, malformações oculares, glaucoma congênito, catarata congênita.

Essa é a classificação que determina quando um grau de óculos é alto ou não, para isso temos a seguinte determinação: baixo grau: 0 a 3 graus; grau moderado: de 3 a 6 graus; e alto grau: mais de 6 graus.

Os graus podem ser classificados como baixo, moderado ou alto. Consideramos baixo o grau que está entre 0 e 3, moderado quando varia entre 3 e 6 e alto quando o grau é maior que 6.

Em geral, nos casos mais discretos (miopia leve), até cerca de 1 grau, as opções mais escolhidas são os óculos e as lentes de contato, ou mesmo não usar qualquer recurso, caso a alteração não cause tanto impacto na vida cotidiana.

Nesse caso, é mais parecido com uma bola de futebol americano, com algumas áreas mais “rasas” e outras mais “fundas” que as outras. Então, a luz se propaga de maneira mais difusa, causando diversos pontos de foco de luz, quando o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho.

Visão 20/20 é um termo usado para classificar a acuidade visual considerada normal. O número 20 refere-se à medida de 20 pés. Ou seja, quem tem visão 20/20 consegue enxergar claramente a essa distância.

Quais os sintomas?

  • fadiga ocular;
  • dor de cabeça;
  • dificuldade em enxergar em ambientes com pouca luz;
  • visão borrada para ler em distância normal;
  • dificuldade para enxergar letras pequenas;
  • olhos vermelhos e/ou secos ou lacrimejantes;
  • e fotofobia (aumento da sensibilidade à luz).

Quem tem grau de óculos 0,25 precisa usar óculos para ter mais conforto visual e evitar sentir a visão embaçada, dor de cabeça e fadiga ocular. Muito médicos recomendam o uso óculos com grau de 0,25 em momentos de descanso como assistir TV, usar computador e celular ou fazer uma leitura.