Como saber se sou arromântico?

Perguntado por: oaguiar6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Os arromânticos são pessoas que não sentem interesse romântico por outras pessoas. Podem gostar de sexo (ou não), podem ter relacionamentos sérios ou superficiais, podem ser héteros, gays, bi, trans...

Arromântico ou arromântico estrito: pessoas que não sentem atração romântica. Demiarromântico: alguém que não sente atração romântica, porém, ao estabelecer um vínculo, pode sentir. Gray-arromântico: alguém que sente atração romântica raramente, apenas em situações específicas.

Pessoas arromânticas não necessariamente possuem bloqueios emocionais e, quando possuem, não tem qualquer vínculo com a sua arromanticidade; e pessoas com bloqueios emocionais não são pessoas frias, mas passaram por um trauma e precisam de ajuda.

A assexualidade não é muito comum, mas é uma opção de vários homens e mulheres ao redor do mundo. No Reino Unido, estima-se que 1% da população seja assexual – como é o caso de Robin Dibben, de 24 anos.

A assexualidade é a falta de atração sexual. Ou seja, a pessoa não se sente atraída por ninguém, nem age por um desejo erótico. Essa definição é apenas um espectro sobre o tema, que é amplo e diverso dentro da comunidade. Portanto, a assexualidade não é determinada por aquilo que a pessoa faz ou deixa de fazer.

Uma pessoa arromântica pode ter qualquer orientação sexual, ou seja, ser hétero, gay, bi, pan, etc. Além disso, não necessariamente é solteira e se relaciona apenas de forma superficial, podendo ter relacionamentos sérios como namoro ou casamento; Assexualidade e arromanticidade não são a mesma coisa!

Arromanticidade é a orientação romântica na qual as pessoas sentem pouca ou nenhuma atração romântica. Pessoas arromânticas podem ter qualquer orientação sexual, e também desejar relações próximas com outras pessoas.

O que é ser birromântico
Neste caso, o indivíduo que se identifica como birromântico não sente necessariamente atração sexual por outros gêneros, mas se envolve romanticamente com mais de um gênero. Isso porque a atração romântica e sexual não estão diretamente ligadas.

As estratégias mais eficazes de como se livrar dos bloqueios mentais se concentram na raiz do que mantém as pessoas presas.

  1. ASSUMA O CONTROLE DE SEU ESTADO. ...
  2. CONCENTRE-SE NO PRESENTE. ...
  3. RECONHEÇA OS SINAIS DE UM AVANÇO. ...
  4. REPROGRAME SUA MENTE. ...
  5. ACALME SEU AMBIENTE.

O teste de trauma de infância viralizou no TikTok após usuários compartilharem o quão ruim foi essa etapa de suas vidas. Gratuito, o quiz pode ser feito no site BetterMe, uma plataforma de saúde mental que também oferece planos de assinatura de meditação e ioga.

Sim, é totalmente comum sentirmos atração por outras pessoas, mesmo estando namorando.

Uma pessoa demissexual pode ser gay, heterossexual, bissexual ou pansexual e pode não ter preferência de gênero quando se trata de atração sexual.

Reconstruir e curar os corações feridos. O coração de cada um de nós passa por traumas e decepções. Carregamos, dentro do nosso coração, sentimentos de culpa, não fazemos o que deveríamos fazer, falhamos nisso e naquilo.

A intervenção psicoterapêutica através de EMDR (Eye Movement Dessensitization Reprocessing) é das técnicas mais rápidas e eficazes para desbloquear o sistema nervoso, de forma a permitir que o cérebro processe as experiências traumáticas e as armazene de um modo mais adaptativo.

Os acontecimentos que podem gerar o bloqueio mental são: violência física e/ou psicológica de todo gênero (que envolve a violência sexual e doméstica), perdas de pessoas próximas, situações adversas como desastres naturais, acidentes, assaltos, sequestros e outros.

Para tratar um bloqueio emocional, é aconselhável consultar um psicólogo. Esse profissional trabalhará regulando nossa expressão emocional de modo a desbloquear o problema. O tratamento costuma ser uma Terapia Cognitivo-Comportamental focada no nível cognitivo e emocional no início.

Um bloqueio emocional se trata de um mecanismo de defesa inconsciente para que se evite o sofrimento. Através desse escudo, uma experiência difícil passa a ser vivenciada de um modo mais inconsciente e menos direto. Contudo, isso não significa que essa situação deixe de existir e incomodar o indivíduo.

Como superar o trauma

  1. Aprenda a respirar. Voltar ao normal após um evento traumático pode parecer impossível. ...
  2. Pratique exercícios físicos. O exercício físico é uma forma de ajudar o corpo a liberar endorfina. ...
  3. Crie uma rotina saudável. ...
  4. Cultive hobbies. ...
  5. Faça terapia para superar o trauma.

Esses eventos podem ser físicos, como um abuso ou um acidente, ou emocionais, como o trauma de assistir a um parente ser agredido ou violências psicológicas direcionadas à criança no contexto escolar e até mesmo familiar.

Mas já adianta: se você fica fantasiando seu futuro ao lado daquela pessoa, é um sinal sólido de paixão. Agora, se não faz planos e fica em dúvida se deve apresentá-la aos seus amigos, mostra que é só atração mesmo.