Como saber se sou ampla concorrência?

Perguntado por: uveiga . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

De maneira geral, a ampla concorrência diz respeito às vagas que não reservadas para candidatos que se enquadrem na Lei de Cotas ou com deficiência. Ou seja, são todos aqueles que não podem concorrer às oportunidades destinadas aos participantes contemplados pelas políticas de cotas ou ações afirmativas.

Para calcular a relação candidato/vaga, basta fazer um cálculo muito simples. Divida o número de inscrições válidas pela quantidade de vagas do edital e pronto!

Não é possível afirmar, generalizando, se as chances de conseguir a vaga são maiores na ampla concorrência ou pelo sistema de cotas: depende muito do curso e da universidade. O mais aconselhado é estudar caso a caso, levando em consideração a nota de corte e o número de vagas.

Pardo é uma pessoa com diferentes ascendências étnicas e que são baseadas numa mistura de cores de peles entre brancos, negros e indígenas. Essa miscigenação engloba: Descendentes de negros e brancos. Descendentes de negros com indígenas.

No que se refere a Ampla Concorrência, esta diz respeito às vagas que não são reservadas para candidatos que se enquadrem na Lei de Cotas ou com deficiência. Ou seja, destina-se as pessoas que não podem concorrer às oportunidades de ações afirmativas.

O processo de Heteroidentificação consistirá exclusivamente em análise fenotípica do candidato autodeclarado preto ou pardo, pela Comissão, a ser realizada através de vídeo e fotografia submetidos pelo candidato no momento da solicitação de matrícula online, do Processo Seletivo do SISU - 2023/2, a Comissão, verificará ...

8) Quem concorrer pelas cotas também poderá entrar pela ampla concorrência? Nos primeiros quatro anos de implementação da lei, os estudantes cotistas devem disputar vagas tanto pelo critério de cotas quanto pelo de ampla concorrência, já que as vagas serão oferecidas gradativamente.

Como consultar a classificação parcial do Sisu
Para isso, é preciso acessar a página http://www.sisu.mec.gov.br.

De acordo com José Luis Romero Baubeta, Diretor da Central de Concursos, empresa que atua no seguimento de cursos preparatórios desde 1989, apenas 8% dos candidatos a uma vaga em concurso público estão preparados.

O candidato também faz (pouco) volume numérico, afinal de contas, ele se inscreveu. Todavia, diferente do meramente inscrito, ele está concorrendo à vaga. Estima-se que, de todos os inscritos em concursos públicos, apenas 8% a 10% são candidatos reais.

Como calcular a concorrência em concursos públicos? De maneira geral, a concorrência pode ser medida com o cálculo simples de número de inscritos dividido pelo número de vagas ofertadas. Por exemplo: em um concurso com 50 vagas e 10 mil inscritos, a relação é de 200 candidatos por vaga.

O candidato deve escolher com atenção a sua modalidade de cota no ato de inscrição de cada processo seletivo, pois não será possível alterar posteriormente.

A nota de corte do Sisu pelas Cotas ficou em 744,8 pontos, na média. E, na Ampla Concorrência, subiu para 793,6 pontos.

Para a ampla concorrência, concorrem todos os candidatos inscritos no certame, enquanto, para as vagas reservadas, concorrem somente os candidatos inscritos que se enquadrem nos grupos para os quais essas vagas são destinadas.