Como saber se seu sobrenome é raro?

Perguntado por: ubonfim . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Quer traçar a origem de seu sobrenome? Uma boa fonte de pesquisa pode ser o site Forebears, que, como conta reportagem do The Independent, se tornou viral mundo afora graças a uma gigantesca base de dados com quase 11 milhões de sobrenomes e diversas estatísticas sobre eles.

Atualmente é possível realizar um exame de DNA para traçar o seu perfil genético. Dessa maneira, após coletar uma amostra do DNA (em geral, por meio da saliva) o teste oferece informações acerca da ancestralidade por meio de um relatório de etnia.

Silva

Se você perguntar a qualquer brasileiro qual o sobrenome mais comum no Brasil com certeza a resposta será Silva. O sobrenome Silva, que em latim significa selva, foi trazido pelos portugueses com a colonização.

Geoberto, Cesarini e Shakelle são alguns dos nomes mais raros encontrados no Brasil. Já os sobrenomes Viturino, Carolino e Calado estão entre os mais raros do país.

Já os sobrenomes Viturino, Carolino e Calado estão entre os mais raros do país. Nesta lista, realizamos uma seleção com os nomes próprios masculinos e femininos mais peculiares que foram registrados por menos de 10 brasileiros e os sobrenomes mais raros que foram registrados por menos de 20.000 pessoas do Brasil.

Algumas das nobres famílias listadas no Dicionário Histórico

Sobrenomes com Q:Sobrenomes com R:
Quadri. Quadro. Quintana-Duegnas.Rabatta. Radici. Rafaelli. Ramberti. Raschieri. Recanati-Zucconi. Regin. Ricci. Ripaldi. Rivera. Rocatti. Roveretta.

Com a aprovação da Lei 14.382/2022, pessoas maiores de 18 anos podem alterar seu prenome e sobrenome independentemente do motivo. A Lei vale também para bebês, com alterações feitas em até 15 dias após o registro civil.

Heritage Scanner é uma aplicação móvel que realiza uma pesquisa genealógica a partir de suas fotos salvas ou mesmo utilizando sua câmera para rastrear suas origens. Então se você tem a curiosidade de conhecer a origem de sua etnia, essa é sua chance.

Existem diversas ferramentas que auxiliam a identificar a procedência de um sobrenome italiano, como por exemplo, o site Italian Names ou o Cognomix. Assim que você começa a escrever, aparecem sugestões de sobrenomes italianos com o mesmo prefixo e você identifica as diversas variações.

Os primeiros a adquirirem sobrenomes foram os chineses. Algumas lendas sugerem que o Império Fushi decretou o uso de sobrenomes, ou nomes de famílias, por volta de 2852 a.C. Os chineses tinham normalmente 3 nomes: o sobrenome, que vinha primeiro e era uma das 438 palavras do sagrado poema chinês "Po-Chia-Hsing".

Há um limite de sobrenomes? Não. Lucas Braga destaca que, no Brasil, a criança pode ser registrada com todos os sobrenomes do pai e da mãe (e até com a adição de outros, como explicou o advogado sobre os avós).

A família Montebeller, natural de Itaguaçu, Norte do Espírito Santo, ganhou o título de Família Mais Velha do Brasil. Se somadas as idades dos 15 irmãos ainda vivos, a família atinge a incrível marca de 1.073 anos.

Site mostra onde determinado sobrenome é mais comum no mundo
Há informações e significados disponíveis para mais de 11 milhões de sobrenomes.

Sobrenome português, cuja origem é uma alcunha primitiva, “o feio”, “desprovido de beleza”, “o que não é bonito”. O adjetivo “feio” vem do latim foedus, “de aspecto horrível”, “sujo”, “repugnante”.

Pesquisa realizada no Rio Grande do Sul apontou os sobrenomes germânicos mais comuns nesse estado: Schmidt, Becker, Wagner, Müller, Schneider, Weber, Klein, Scherer, Hoffmann, Rech, Schmitz, Kuhn, Mallmann, Diehl, Ritter, Bohn, Ruschel, Stein, Braun, Ludwig, Hoff, Jung, Finkler e Sperb.

Pelo segundo ano consecutivo, Miguel e Helena são os nomes masculino e feminino mais registrados no Brasil. O levantamento foi feito pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen Brasil), que levou em conta registros em 7.658 cartórios em todo o Brasil.

Mas é claro que o sobrenome mais utilizado do mundo estaria na nação mais populosa do globo. Trata-se de Wang, sobrenome chinês que é o mais utilizado em todo o planeta. São nada menos do que 76.546.675 pessoas que têm o Wang no nome.

Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch

Outras, porém, requerem para si esse recorde. Na parte noroeste do País de Gales, no Reino Unido, encontra-se aquela que é atualmente considerada a cidade com o nome mais longo (e impronunciável) do mundo: Llanfairpwllgwyngyllgogerychwyrndrobwllllantysiliogogogoch. É isso mesmo, não se trata de um erro de digitação!