Como saber se seu nome está na justiça?

Perguntado por: nxavier . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.4 / 5 13 votos

Em Certidões Eletrônicas, é possível pesquisar se é réu em algum processo na Justiça Federal. Basta digitar o nome completo e o CPF.

Ao consultar o relatório de pendências no site do Serasa Consumidor, você consegue saber se existe alguma ação judicial no seu nome.

  1. Acesse o site do Serasa Consumidor;
  2. Escolha a opção “consultar dívidas”;
  3. Preencha seu CPF e coloque sua senha;
  4. Se não for cadastrado, faça o cadastro;

Na aba logo acima, clique em Parte (ao lado de Processo) Digite o CPF ou nome, preencha o código captcha e clique em Consultar. Clique no número do processo. Na guia Movimentações, clique em “Exibir todas“

Para realizar a busca, insira o número do processo ou o nome desejado e nosso sistema exibirá todas as publicações presentes no site, por ordem de relevância. Este botão tem a função de atualizar e acompanhar automaticamente o processo. Dessa forma você será sempre avisado quando houver novas movimentações!

Para isso, basta recorrer ao site JusBrasil. A plataforma auxilia na coleta, organização e divulgação da informação jurídica pública e disponibiliza online movimentações de processos e decisões judiciais. Para ver os documentos envolvidos no processo, é preciso fazer login na plataforma.

O prazo médio de tramitação de um processo judicial no Brasil é de 2 anos e 3 meses do seu ajuizamento até a sua baixa. Em análise por espécie de justiça, verifica-se que na justiça estadual esse prazo médio é de 2 anos e 7 meses; na federal é de 1 ano e 8 meses; na justiça do trabalho é de 1 ano e 2 meses.

Tempo de tramitação dos processos no Brasil
Estadual: 5 anos e 4 meses; – Tribunais Superiores: 1 ano e 11 meses; – Trabalho: 3 anos e 4 mês; – Federal: 5 anos e 8 meses.

Segundo o Relatório, os processos de conhecimento (em que o juiz julga a existência do direito) nas varas estaduais demoram, em média, 2 anos e 5 meses até uma sentença. Já os processos de execução (fase em que, já tendo sido reconhecido o direito, o devedor é obrigado a pagar) costumam demorar 5 anos e 2 meses.

Quando você não paga uma dívida judicial, o credor poderá pedir ao juiz diversas medidas contra você: bloqueio de conta bancária, inscrição do nome no SPC e Serasa, penhora de carro, penhora de imóveis, penhora de bens de valor e outros que possui em seu nome.

5 anos

A partir da data de vencimento, as dívidas têm um prazo de 5 anos para serem cobradas judicialmente. Mas, se dentro desse prazo ela foi cobrada, começa a valer o período de tramitação do processo judicial para a prescrição.

A regra geral prevista no Código Civil uma dívida de natureza cível pode ser perseguida e cobrada na Justiça por até 10 (dez) anos contados de seu vencimento. A esse lapso temporal a lei dá o nome de prescrição, ou seja, o tempo previsto na lei para que o credor possa exigir judicialmente uma dívida.

Resposta: Consulte o andamento processual (consultar andamento do processo), ou ligue para o telefone de consulta processual (21) 2282 7700. Caso persistam dúvidas, entre em contato com o próprio juizado onde está o processo.

Consulte a situação cadastral do CPF de uma pessoa no site da Receita Federal. Basta inserir os seguintes dados: Número do CPF e a Data de Nascimento e clicar na caixinha “Eu não sou um robô”. O sistema da Receita exibirá um comprovante da situação cadastral com os dados relativos ao CPF pesquisado.

R$29,00

O valor da assinatura do Jusbrasil PRO é de R$29,00/mês. O pagamento é realizado exclusivamente através de cartão de crédito e a assinatura renovada mensalmente de forma automática no cartão cadastrado.