Como saber se seu marido te maltrata psicologicamente?

Perguntado por: librahim . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Os cinco principais sinais do agressor de abuso psicológico são:

  • São mestres em negar a verdade. ...
  • Usam o que é querido pela vítima contra ela. ...
  • As ações não combinam com as palavras. ...
  • Falam algo positivo para confundir. ...
  • Tentam colocar a vítima contra as pessoas. ...
  • Criar justificativas para o comportamento do abusador.

A agressão verbal é o crime caracterizado por episódios eventuais, frequentes ou continuados de comportamento agressivo com palavras, ameaçando, ridicularizando, humilhando e manipulando a vítima.

Normalmente, em um relacionamento abusivo, o opressor leva o abusado a acreditar que esse tipo de relação é a melhor que ele pode conquistar. O alvo do abusador é fazer o abusado sentir-se fraca(o), de modo que ele/ela possa ter poder.

Como reagir à agressão verbal?

  1. Chumbo trocado, não! Ao ser verbalmente agredido, jamais reaja da mesma maneira, não revide ou “dê o troco” de forma igualmente agressiva. ...
  2. Conte até dez. E se precisar, conte até 100. ...
  3. Valorize ideias e opiniões. ...
  4. Evidencie a agressão verbal. ...
  5. Busque um lugar tranquilo e dê espaço.

Nas relações afetivas, o agressor, em alguns momentos do cotidiano do casal, trata a vítima com total desrespeito, cinismo, rebaixando-a com afirmações que denigrem seu jeito de ser.

Violência Psicológica
É considerada qualquer conduta que: cause dano emocional e diminuição da autoestima; prejudique e perturbe o pleno desenvolvimento da mulher; ou vise degradar ou controlar suas ações, comportamentos, crenças e decisões.

  1. Violência psicológica abrange manipulação, humilhação, constrangimentos, entre outras situações.
  2. Ligue 180: atende 24 horas por dia em qualquer dia da semana.
  3. Lei Maria da Penha completou 15 anos em agosto de 2021.

O assédio moral na família é caracterizado por um conjunto de condutas agressivas e repetitivas, de forma a violar a integridade psíquica e moral da vítima. Algumas vezes tais condutas são visualizadas na forma de brincadeiras, mas podem aparecer em agressões verbais brutas.

O texto legal a descreve como sendo condutas que causem danos emocionais em geral ou atitudes que tenham objetivo de limitar ou controlar suas ações e comportamentos, através de ameaças, constrangimentos, humilhações, chantagens e outras ações que lhes causem prejuízos à saúde psicológica.

Os sintomas psicológicos frequentemente encontrados em vítimas de violência doméstica são: insônia, pesadelos, falta de concentração, irritabilidade, falta de apetite, e até o aparecimento de sérios problemas mentais como a depressão, ansiedade, síndrome do pânico, estresse pós-traumático, além de comportamentos ...

Está muito associado com o abuso emocional, mas envolve discussões e agressões verbais. É comum o abuso iniciar-se de forma sutil, ou seja, através de brigas, discussões e agressões entre o casal, que podem ou não evoluir para um abuso físico ou sexual.

  • Violência física. A violência física é a utilização da força física sobre alguém. ...
  • Violência psicológica e moral. Já a violência psicológica e a moral utilizam-se de palavras ou atos ofensivos como forma de agressão. ...
  • Violência sexual. ...
  • Violência econômica. ...
  • Violência social. ...
  • Violência doméstica.

Primeiros sinais de um homem violento

  • Falta de empatia;
  • Baixa autoestima;
  • Restrição emocional e racionalização dos sentimentos;
  • Dependência / insegurança;
  • Ciúmes;
  • Comportamentos controladores e manipuladoras;
  • Pouca assertividade:
  • Poucas habilidades comunicativas.

Diga a ele que não te sentes valorizada, amada e que precisa de um pouco mais de afeto, apoio, cumplicidade e atenção. Ouça atentamente o que ele diz. Ele pode dizer que tens razão e que negligenciou o cuidado com o relacionamento. Ou ele pode innventar desculpas para não reconhecer que não te valoriza.

Sinais do Relacionamento Abusivo – Situações comuns
Você sofre humilhação e julgamento por conta do seu passado. Ou seja, seu parceiro não gosta nada de relacionamentos anteriores, profissão e até comportamento sexual. Deixa de ter liberdade. Não pode ter relação com amigos ou família.

O mais provável é que seu relacionamento esteja em crise, desgastado ou que tenha caído na rotina, por isso, ele está te tratando mal, com indiferença e com frieza. Essa pode ser a explicação sobre porque ele trata todo mundo bem, menos você.

Criticar as habilidades financeiras de um homem é a mesma coisa de chamá-lo de fracassado. Além disso, isso fará com que ele associe a sua imagem à da mulher menos sexy da vida dele: a mãe. Quando você passa a usar frases do tipo: "eu sei o que é bom pra você", é sinal de que está começando a tratá-lo como filho.

Nesta fase estão presentes as ofensas verbais, xingamentos, humilhações, gritos, crises de ciúme. Nesta fase está presente a violência psicológica, manipulação e controle, por isso ainda é difícil identificar o abuso, porque a vítima começa a ter seu psicológico abalado.

Pode ser também por conta de uma "disritmia cerebral", quadro antigo, questionado por alguns psiquiatras, mas que tem a ver com uma "instabilidade" nas ondas cerebrais que, por sua vez, causa um sentimento de ansiedade e desconforto psicológico intenso.

Essa lei prevê cinco tipos de violência doméstica e familiar: física, psicológica, moral, sexual e patrimonial.

O que é violência psicológica? A violência psicológica acontece de múltiplas formas. Enquanto algumas agressões podem passar despercebidas outras são mais evidentes, como xingamentos, humilhação e chantagem emocional. Este tipo de violência possui a intenção de fragilizar o estado emocional e psicológico da vítima.