Como saber se seu CPF está vinculado a alguma empresa?

Perguntado por: agaspar . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Por meio de uma consulta simples, que solicita o CPF e nome completo, o sistema verifica na base do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) se os dados do usuário estão vinculados a alguma empresa. O banco de dados do CNPJ possui mais de 50 milhões de registros, alcançando todos os estados do país.

Consulte a situação cadastral do CPF de uma pessoa no site da Receita Federal. Basta inserir os seguintes dados: Número do CPF e a Data de Nascimento e clicar na caixinha “Eu não sou um robô”. O sistema da Receita exibirá um comprovante da situação cadastral com os dados relativos ao CPF pesquisado.

O procedimento é fácil. Basta acessar o Portal de Empresas e Negócios do Governo Federal, selecionar o Redesim e ir até a opção “Consulta Pessoa Jurídica”, depois clicar em “pesquisa por nome empresarial ou título do estabelecimento”.

Através do Serasa, você consegue saber quantas e quais empresas consultaram seu CPF. Com isso, é possível ter em mãos um relatório completo contendo o nome (e outras informações) das instituições financeiras que avaliaram seus dados nos últimos 30 dias.

Para desvincular o seu nome de um CNPJ, ou você precisa sair de uma sociedade, ou, caso esteja sozinho, dar baixa na empresa, isto é, encerrar formalmente junto aos órgãos competentes as suas atividades. Dessa forma você estará comunicando a Receita Federal que deixa de existir como pessoa jurídica.

Basta clicar em "minhas empresas". Porém deverá entrar com a senha do Brasil.gov da pessoa a qual vc esta fazendo a pesquisa. Serve para descobrir quais empresas estão como sendo de sua responsabilidade contabil também.

O nome sujo não impede a abertura do CNPJ, mas o CPF irregular, sim. Confira o passo a passo para regularizar sua situação com a Receita Federal, a fim de abrir um CNPJ.

Assim como no Boa Vista, no Serasa também é possível consultar CPF grátis através do site Serasa Consumidor. Para realizar a consulta online do CPF, o consumidor precisará realizar um cadastro no site e validar suas informações por e-mail.

Como bloquear o seu CPF
Em seguida, entre com sua conta do Gov.BR; Na sua página de perfil, role para baixo até encontrar a opção “Proteção de CPF”; Confira se o número de seu CPF e nome completo estão corretos. Por fim, clique em “Bloquear CPF”.

O Banco Central (Bacen) possui uma ferramenta chamada Registrato, que permite que qualquer um realize essa consulta on-line. Para isso, basta apenas acessar o site e fazer um cadastro (ou logar com sua conta gov.br).

Como consultar os sócios pelo CNPJ? Fazer a consulta de sócios pelo CNPJ é simples. Basta que você acesse o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), criado pela própria Receita Federal. Ele reúne vários dados cadastrais de todas as pessoas jurídicas de interesse dos Estados e da União.

Você quer consultar os dados de uma empresa, como informações do quadro de sócios e administradores, além da situação cadastral perante a Receita Federal do Brasil? Basta acessar o portal da Redesim e fazer uma consulta a partir do número do CNPJ.

O princípio para localizar pessoas pelo CPF é o cruzamento de dados.
...
Confira os bancos de informação mais utilizados:

  1. redes sociais;
  2. cartórios de diferentes categorias;
  3. bureaus (birôs) de proteção ao crédito;
  4. juntas comerciais;
  5. cadastros públicos;
  6. fóruns e tribunais.

Descubra quem protestou seu nome
Para saber quem é o seu credor e qual o valor da sua dívida é preciso solicitar uma Certidão de Protesto para saber todos os dados de quem o protestou.

Sim, é possível que o empresário tenha dois ou mais negócios em seu nome.

Para se prevenir, é preciso fazer um Boletim de Ocorrência (BO) e cadastrar um alerta gratuito na Serasa. Com esse alerta, as empresas que consultarem a Serasa serão avisadas sobre a situação. Elas vão poder solicitar mais dados ou outros documentos que comprove a identidade de quem está portando o documento.