Como saber se preciso tomar B12?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.1 / 5 12 votos

Fadiga. Um dos primeiros sintomas de deficiência de vitamina B12 é o cansaço anormal. Tudo porque, quando o suprimento de B12 está baixo, você acaba não sendo capaz de produzir os glóbulos vermelhos necessários para fornecer oxigênio para todo o corpo.

Qual exame fazer para medir níveis vitamina B12
Para detectar a vitamina B12, é necessário realizar um exame de sangue.

O exame mais comum para identificar os níveis de vitamina B12 no organismo é o que mede a sua presença no sangue. Considera-se como valores normais a presença de 200 a 900 pg/ml dessa substância no organismo. Valores menores ou maiores indicam desordens fisiológicas.

A via parenteral é especialmente indicada em pacientes com dificuldades de absorção gastrointestinal, como nas seguintes situações: anemia perniciosa, história de cirurgia bariátrica, gastrectomia prévia, doença de Crohn, doença celíaca.

Os autores concluíram que, os maiores níveis plasmáticos de vitamina B12 (> 455,41 pg /mL) foram associados ao aumento no risco de morte por todas as causas (P = 0,005), considerando ainda, uma maior cautela ao uso clínico de suplementações de B12 para pacientes com deficiência da vitamina.

Não existe risco de intoxicação nos quadros de elevação da vitamina B12, pois o próprio organismo é capaz de eliminar o que for excessivo.

A deficiência de vitamina B12 se desenvolve em pessoas que não consomem nenhum produto de origem animal (veganos), a menos que tomem suplementos.

Para saber corretamente é necessário consultar um médico e realizar exames. Desse modo, ele poderá informar corretamente quais vitaminas estão faltando, o motivo dessa falta e como repô-las corretamente.

Os principais sinais e sintomas da falta de vitaminas

  1. Cansaço e fraqueza muscular. Um dos principais sinais desse problema é o cansaço e também a fraqueza muscular. ...
  2. Anemia. ...
  3. Problemas de visão. ...
  4. Depressão e ansiedade.

Para todos os pacientes, é indicado orientar sobre alimentos ricos em vitamina B12, tais como: ovos, carne, leite e produtos lácteos, salmão, bacalhau e alimentos fortificados (cereais, pães, leite vegetal). Alimentos fortificados são uma boa opção para dietas com restrição de alimentos de origem animal [7].

A falta de vitamina D também está comumente associada a distúrbios do sono, como insônia e apnéia, que causam dificuldade para conseguir adormecer e ter uma boa noite de descanso. Como consequência, a sensação de cansaço começa a ser cada vez mais constante. O que compromete sua qualidade de vida!

Mas, afinal, para que serve vitamina B12? Além de ajudar na manutenção e no desenvolvimento das funções do sistema nervoso central, ela auxilia no metabolismo dos carboidratos e proteínas, o que ajuda a manter uma boa disposição mental e física.

Para a manutenção dos níveis de vitamina B12 no organismo, a ingestão diária por pessoas adultas deve ser de, pelo menos, 2,4mcg por dia, caso o consumo seja por meio da alimentação. Para quem a consome através da suplementação, a quantidade ideal aumenta para 5mcg diários.

Não se deve tomar vitaminas sem a orientação de um profissional da saúde. Isso porque, se elas forem ingeridas em excesso, podem levar a reações alérgicas, além de causar toxicidade ao organismo.

Pacientes com mais de 50 anos podem não ser capazes de absorver adequadamente a vitamina B12 da dieta e devem consumir alimentos enriquecidos com vitamina B12. Veganos e vegetarianos estritos devem ser aconselhados a consumir cereais fortificados ou suplementos para prevenir a deficiência.

Qual é o valor de referência do exame de vitamina B12? O valor de referência para o exame de vitamina B12 é entre 210,0 pg/mL e 980,0 pg/mL nas coletas realizadas pela Beep Saúde.

Vitamina B12

Zinco: Usar a suplementação de zinco quando este está abaixo do ideal ajuda a melhorar a qualidade do sono. Em combinação com o astaxantina (um ceto-carotenoide) ocorre ainda, a melhora na latência do início do sono². Vitamina B12: Esta vitamina contribui para a secreção da melatonina³.

Assim, como consequência do excesso de vitamina do complexo B circulante, é possível notar o aparecimento de alguns sintomas, como formigamento dos pés e das mãos, coceira e vermelhidão da pele, aumento da pressão arterial, cansaço excessivo, tonturas e desequilíbrio e dificuldade para dormir, por exemplo.